TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

29/07/2009

FORMOSO REALIZA MAIS UMA FESTA DE JULHO OU DE NOSSA SENHORA D’ABADIA

Cicerone Ermitão


Realizou-se entre os dias 16 e 19 de julho mais um evento da tradicional festa que acontece em Formoso desde o início do século XIX apesar da Prefeitura insistir em dizer que essa festa só tem 46 anos. Nesse ano tivemos exposição agropecuária, vários shows com artistas locais e sobretudo de fora (pagos com verba milionária), etc. Há muito essa festa que era feita em homenagem à sana padroeira da cidade, Nossa Senhora d’Abadia descaracterizou-se deixando a cultura local de lado para reverenciar ritmos e modas trazidas de fora. O correto seria conciliar apresentações de fora com atividades realizadas pelas comunidades formosenses.

Um pouco antes dessa Festa, foi realizado o 2º ENCONTRO DE ARTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE DO GRANDE SERTÃO VEREDAS, que aconteceu dias 14,15 e 16 de julho. A iniciativa retoma uma que foi realizada em 2003 e não teve continuidade. Esse evento tem por finalidade valorizar as manifestações culturais das comunidades tradicionais que habitam a região do entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, cuja área abrange os municípios mineiros de Formoso, Arinos e Chapada Gaúcha, além de Cocos-BA. O evento também foi marcante porque realizou várias mesas-redondas discutindo temas palpitantes que envolveu debates sobre cultura e meio ambiente da região.

Quanto custou o show de AMADO BATISTA em Formoso?

Évelin Araújo


O cantor AMADO BATISTA se apresentou para o Povo de Formoso durante a Festa de Julho na noite de sábado, dia 18. Seu show arrebatou multidões de toda a região. Ônibus lotados vindos de Buritis, Arinos, Chapada Gaúcha, Damianópolis, Sítio d’Abadia, Alvorada do Norte e de outros municípios chegaram a Formoso para assistir um músico famoso cantar de graça.

De graça? Claro que não! O papo que circulou em Formoso é que a Prefeitura de Formoso pagou, 80,90, 100 mil reais. As más línguas dizem até que foram mais de 200 mil reais. Como a receita corrente líquida (arrecadação de impostos) do município varia, MENSALMENTE, entre 450 e 580 mil, isso significa que o Governo em Formoso desembolsou próximo da metade do dinheiro arrecadado em um mês para pagar menos de três horas de apresentação de AMADO BATISTA.
Para dissipar as dúvidas que pairam sobre esse milionário JABÁ, seria importante e ético que a Prefeitura de Formoso divulgasse em público quanto de fato gastou não só com AMADO BATISTA, mas com as demais atividades e artistas durante a Festa de Julho. Cadê os vereadores de Formoso para prestarem esclarecimentos a opinião pública?

Câmara de Formoso promove homenagens aos 20 anos de criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas

D. Frampaso II

Aconteceu dia 15 de julho passado, pela manhã, a Sessão Especial Comemorativa aos 20 ANOS DE CRIAÇÃO dessa unidade de conservação criada pelo então Presidente da República José Sarney em 1989. Realizada pelos vereadores formosenses, a sessão prestou homenagens aos Drs. Henrique Brandão Cavalcanti e César Victor do Espírito Santo, representantes da Fundação Pró-Natureza (Funatura, ong que administra esse parque), ao Cabo Salustriano Ribeiro Neto (Salu) por ter sido o primeiro a arborizar por conta própria as ruas de Formoso, e ao Dr. José Irineu Balbinotti, Presidente de uma cooperativa existente no Município, a COOPERTINGA.

Essas homenagens foram resultado de projetos apresentados pelos vereadores Antônio de Hermógenes, Neurival Ornelas e Isman Carneiro, que acataram sugestão apresentada pelo escritor XIKO MENDES, Presidente do Diretório Municipal do PSB em Formoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.