TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

07/05/2012

UNIFAM grava DVD com Escritor XIKO MENDES contra possíveis ameaças à integridade física do escritor.

ESCLARECENDO UM MAL-ENTENDIDO.

Como todos sabem, o lançamento do novo livro do Escritor XIKO MENDES, antes previsto para sexta, 27 de abril, foi prorrogado e aconteceu na sexta seguinte, 4 de maio. Pois bem, durante o lançamento algumas pessoas informaram ao escritor que o Dr. Zebinha Ornelas, ex-prefeito de Montalvânia-MG, esteve em Formoso no fim de abril para um evento festivo de caráter familiar. Como XIKO MENDES, coincidentemente com essa visita, adiou seu lançamento devido ao fato de a gráfica ter atrasado a entrega da obra, os fofoqueiros espalharam em Formoso o boato de que a prorrogação do lançamento do livro foi por medo do Dr. Zebinha Ornelas.

XIKO MENDES é funddor do jornal PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE, e foi seu diretor até recentemente. 

Como todos sabem, Dr. Zebinha Ornelas foi tema de reportagem na última edição do nosso jornal impresso no início de abril. Os fofoqueiros disseram ainda que Dr. Zebinha e seus filhos perseguirão XIKO MENDES por causa dessa reportagem.

Nós da ONG UNIFAM não acreditamos em fofocas, mas, por precaução, nossos amigos advogados orientaram que se gravasse um DVD com o escritor XIKO MENDES em que ele próprio apontasse os possíveis ou eventuais inimigos do jornal como possíveis suspeitos de qualquer atentado contra a integridade física ou moral do escritor.

Esse DVD já foi gravado e nele o Escritor XIKO MENDES menciona todos aqueles que, em Formoso e fora do município, podem ser listados como eventuais ou possíveis inimigos do jornal PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE. Reafirmamos que não há nenhum indício concreto de qualquer ameaça feita pelo Dr. Zebinha e seus familiares, mas, em havendo, já dispomos de meios audiovisuais para incriminar, penalmente, qualquer tentativa de coação moral ou física contra o Escritor XIKO MENDES, feita por quem quer que seja por causa do jornal PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE.

Temos certeza que o Dr. Zebinha ORNELAS jamais seria capaz de um ato dessa natureza por se tratar de um médico e por ser um homem civilizado. Portanto, outra vez reafirmamos que de nossa parte não está sendo afirmado aqui que Dr. Zebinha e seus familiares efetivamente fizeram ou farão qualquer AMEAÇA nesse sentido. Mas, de novo frisamos, que por precaução, vamos discutir aqui junto à Diretoria da UNIFAM se enviaremos cópias desse DVD para:

ABI - Associação Brasileira de Imprensa;
FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas;
Sindicato dos Jornalistas em Minas Gerais e no DF;
Assessoria de Imprensa do Ministério Público de MG;
OAB - Ordem dos Advogados do Brasil;
Procuradoria Geral da República;
Corte Interamericana de Justiça, órgão da OEA - Organização dos Estados Americanos, entidade responsável pelo cumprimento do Pacto de São José,  que defende a Liberdade de Imprensa nas Américas e pune quem atenta contra a livre expressão das opiniões.
Secretaria Nacional dos Direitos Humanos//Ministério da Justiça.

Informamos ainda que a citada reportagem foi fundamentada em documentos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e da Comarca de Montalvânia-MG. Acrescentamos que na internet basta clicar o nome JOSÉ FLORISVAL DE ORNELAS OU ZEBINHA que aparecerá (http://www.google.com.br/) várias páginas mencionando a referida liderança política nascida em Formoso-MG. Portanto, nosso jornal é apenas mais um entre outros meios de comunicação a divulgar o fato. Ainda acrescentamos que não ofendemos a honra do ex-prefeito. Mas, se assim for entendido, que o suposto ofendido requeira da ONG Unifam o justo DIREITO DE RESPOSTA na próxima edição do nosso jornal ou busque nos meios judiciais o ajuizamento de uma ação penal. Mas nós da ONG UNIFAM repudiamos quem quer que seja que queira usar de meios violentos para cercear a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, que é um direito constitucional e internacional previsto no Artigo 19 da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (da ONU) e no artigo 5º da CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA (de 1988).

DIRETORIA DA ONG UNIFAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.