TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

23/02/2013

FORMOSO-MG comemorará 50 anos com BAILE DA NOITE BAIANGONEIRA, realizado pela ONG UNIFAM.


Venha participar do 2º EuFam:

Encontro Unindo Fronteiras e Amigos do MARCO TRIJUNÇÃO com

Baile da Noite Baiangoneira.

Homenagem aos 50 ANOS DA EMANCIPAÇÃO DE FORMOSO – MG


A ONG UNIFAM vem convidar você, seus amigos e familiares para participarem desse EVENTO CÍVICO-FESTIVO, que será realizado para comemorar o Jubileu de Ouro do 50º Aniversário de Formoso. Durante o evento, haverá muitas APRESENTAÇÕES CULTURAIS (SHOW MUSICAL, recital de poesia, lançamento de três livros e outras atividades culturais), além de várias homenagens que serão prestadas àqueles que contribuíram com o desenvolvimento local nos últimos 50 anos de Formoso.

·        Data do Evento: 2(dois) de março de 2013 (sábado).

·        Local: Cozinha Pública Comunitária de Formoso-MG;

·        Horário: a partir das Sete Horas da Noite.


Programação do Evento:


1º Momento Cultural: Sessão Comemorativa ao Jubileu de Ouro dos 50 Anos de Criação do Município de Formoso. Várias Personalidades de Formoso e dos demais Municípios da Região do Marco Trijunção serão condecoradas com a “Medalha Guimarães Rosa – Símbolo da Consciência Baiangoneira”, e com a entrega de Diplomas (emoldurados) da Ordem do Mérito Comunitário da UNIFAM, em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social.


2º Momento Cultural: Coquetel e Noite de Autógrafos com o escritor Xiko Mendes, que lançará o livro “BAGOMINAS – Guia Cultural e Eco-turístico do Entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas”, e com o escritor João Rocha, que lançará os livros “Os Patriarcas” e “As Filhas de Eva”.


3º Momento Cultural: BAILE DA NOITE BAIANGONEIRA, um grande Show Musical com Sarau Poético-Literário e com animação da Banda Corpo Sarado, Aristiane da Banda Flor de Liss, DJ Pakito, entre outros (É de graça!).


Realização:

UNIFAMUnião Nacional de Integração e Fortalecimento de Ações para Municípios do Marco Trijunção.

Patrocínio:

Movimento Nativista PAIDEIA CATRUMANA por uma Consciência Baiangoneira e Funarte.

Apoio Cultural:

Secretaria Municipal de Assistência Social/Prefeitura de Formoso-MG, DJ Pakito, jornal Repórter Marco Trijunção e Rádio Comunitária Formoso FM.


Breve Currículo de
Felipe Tavares dos Santos, Patrono da Fundação de Formoso-MG

FELIPE TAVARES DOS SANTOS foi um dos primeiros moradores de Formoso segundo a tradição oral conservada pelas gerações que se sucederam ao longo dos séculos XIX e XX. Em 1972, o jornal belorizontino PORTA-VOZ DOS MUNICÍPIOS fez reportagem comemorativa aos 10 anos de aprovação da lei que determinou a Emancipação de Formoso. Nessa reportagem jornalística, que entrevistou as pessoas mais idosas de Formoso, Felipe Tavares aparece como um dos fundadores de Formoso por ter doado em parte de sua Fazenda Formoso, um quinhão de terra a Nossa Senhora da Abadia, Diocese de Olinda-PE, para nele constituir-se a cidade de Formoso. Na Divisão Fundiária feita nos anos 1940 ainda constava como espólio de Felipe Tavares, na Fazenda Formoso, mais de 100 mil hectares, que é a maior prova de sua existência histórica.
Dona Ludugéria Tavares de Souza, descendente de Felipe Tavares, viveu em Formoso no século XIX e início do século XX, casou-se com Honorato Pereira Pinto (família fundadora de Serra das Araras e de Pintópolis-MG). Dona Ludugéria Tavares deixou como descendente, entre outros, JOSÉ TAVARES PEREIRA (1900-1967). José Tavares casou-se com Dona Orotides Alves VilasBoas (Tide), neta de Abílio Caetano Vilas Boas, de Correntina, Oeste da Bahia. Com dona Tide, ele teve os filhos Valdeci, Geraldo, Davina, Sebastiana (Tiana), Antônio, Maria Deusa (Maria de Tide), Maria e Geni.
Outros descendentes de Felipe Tavares que ainda vivem em Formoso são os originários do Seu Salatiel.
Na história de Formoso, registramos ainda a contribuição dos escrivães Thiago Tavares dos Santos e Delfino Tavares de Oliveira, que foram dirigentes do nosso Cartório de Paz e Registro Civil do Distrito de Formoso, entre o fim do século XIX e início do século XX.
No Itaguari, zona rural de Cocos-BA viveu na primeira metade do Século XX ANINHA TAVARES, fazendeira descendente de Felipe Tavares, e que transformou sua fazenda em ponto de hospedagem. Na Fazenda Cachoeira, espólio do ex-prefeito Osvaldo Ornelas, há a Vereda Joaquim Tavares como outra lembrança pálida desse passado anônimo. Por essas e outras razões, confere-se a FELIPE TAVARES o título de PATRONO DA FUNDAÇÃO DE FORMOSO-MG.
(Texto do historiador XIKO MENDES divulgado na internet: www.unifambahiagoiasminas.blogspot.com).
Fonte: MENDES, Xiko. Formoso de Minas no final do Século XX – 130 Anos, Formoso-MG: Prefeitura Municipal, 2002, p. 1 – 645.

Breve Currículo de
Martinho Antônio de Ornellas, Patrono do Povoamento de Formoso-MG

MARTINHO ANTÔNIO DE ORNELLAS (1808 – 1876) era filho de Brás Antônio de Ornelas. O INVENTÁRIO dele foi feito em Paracatu, em 18 de julho de 1879, três anos após sua morte.
Martinho Antônio de Ornellas casou-se com Dona Claudina Pereira Rodrigues que era provável irmã de Clemente Pereira Rodrigues, marido de Dona Laureana da Silva Barreto, co-fundadora de Sítio da Abadia-GO.  Martinho e Claudina tiveram dois filhos: Ana Joaquina e Martinho Júnior (1839-1910).
Ana Rodrigues de Ornelas se casou com Joaquim Teixeira Mariz, nordestino de Icó-CE, e que é co-fundador de Sítio da Abadia-GO. MARTINHO ANTÔNIO DE ORNELLAS JÚNIOR (11/11/1839 – 9/7/1910) teve, sucessivamente, quatro esposas: Joana Gomes de Moura, Jacinta Gomes de Moura (irmã da anterior e, portanto, cunhada dele), Isídia Rodrigues de Almeida (prima dele, e filha do Casal Firmiano José de Almeida e Matilde Pereira Rodrigues, que era irmã de Clemente e Claudina), e a quarta esposa, que foi Jovelina, sobrinha de Dona Isídia.
 Martinho Antônio de Ornellas, PAI DE DOIS FILHOS, tornou-se o Patriarca-Povoador de Formoso-MG e Sítio da Abadia-GO tendo em vista que seus dois filhos, ANA JOAQUINA e MARTINHO JÚNIOR (este foi pai de cerca de quinze filhos), respectivamente, formaram numerosas famílias e descendentes nos dois municípios vizinhos. Eis, pois, as razões pela quais MARTINHO ANTÔNIO DE ORNELLAS (1808 – 1876) é o PATRONO DO POVOAMENTO DE FORMOSO-MG.

(Texto do historiador XIKO MENDES divulgado na internet: www.unifambahiagoiasminas.blogspot.com).
Fonte: MENDES, Xiko. Formoso de Minas no final do Século XX – 130 Anos, Formoso-MG: Prefeitura Municipal, 2002, p. 1 – 645.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.