TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

19/05/2016

ONG UNIFAM FOI TRANSFORMADA EM ALANEG DIA 18/4/15, MAS CONTINUA EXISTINDO O "MOVIMENTO CULTURAL UNIFAM"

Homenagem à Região da Trijunção
(Fronteira entre Bahia, Goiás e Minas Gerais: encontro entre Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do Brasil)

A Região da Trijunção é composta por oito municípios: Formoso, Arinos e Chapada Gaúcha (Minas Gerais); Sítio da Abadia, Damianópolis e Mambaí (Goiás); Jaborandi e Cocos (Bahia). População da Trijunção: 76,7 mil habitantes. Território: 34.882,8 Km2. E é em respeito ao fato de que a ALANEG é filha da extinta ONG UNIFAM, criada em 2005 por Xiko Mendes e Zé Miguel para desenvolver ações culturais em Formoso e na Região da Trijunção (mas com sede em Brasília), que nosso Estatuto Social presta reverência e reconhecimento público a essa Região ao incluir em nossa LISTA DE PATRONOS nove pessoas e personalidades vinculadas aos formosenses ou sitienses. São elas:

Cadeira 01, Patrono: SILVÉRIO MENDES TEIXEIRA, fazendeiro do século XIX que deu origem às Famílias Mendes e Carneiro em Formoso. Morava em sua Fazenda São Pedro. São descendentes de Silvério Mendes seis escritores: Xiko Mendes, Quinca Borges, Valdivino Mendes, João Rocha e Miguel Carneiro (naturais de Formoso) e Napoleão Valadares (Arinos). Silvério e Pedro Mendes Teixeira fixaram-se em Formoso enquanto Francisco e Laudelino Mendes Teixeira (Ioiô Mendes) se tornaram cofundadores do Povoado do Riachão (Mambaí-GO) segundo consta do livro do historiador goiano Dr. Aderbal José de Sousa, membro efetivo da ALANEG. A CADEIRA 01 é ocupada pelo escritor Xiko Mendes. A história de Silvério Mendes é documentada nos livros de João Rocha, Miguel Carneiro e Xiko Mendes.

·      CADEIRA 30, Patrono: MIGUEL CARNEIRO (8 de maio de 1916-12/6/2010), Trineto de Silvério Mendes e Bernardina Carneiro, foi Coletor Estadual em Goiás, vereador do Distrito de Formoso em São Romão-MG e de Sítio da Abadia (anos 1940-1950), é autor de livros sobre a história de Formoso e Sítio da Abadia. Uma de suas duas filhas, Professora Doutora Zeneide, é a atual ocupante dessa Cadeira na ALANEG.

Cadeira 35, Patrono: SAINT’CLAIR FERNANDES VALADARES (1871-1948), fazendeiro e recriador do município de São Romão, em 1923. Era sogro do formosense Benevides Borges Carneiro, pai do escritor Quinca Borges (trineto de Silvério Mendes). É bisavô do escritor arinense Napoleão Valadares (este também é tetraneto de Silvério).

Cadeira 44, Patrono: ZENIR JOÃO PASCOAL (1938-2013), fazendeiro, gaúcho de Tupanciretã, ex-vereador de Formoso. Sua trajetória foi marcada por reconhecido compromisso com a vida democrática e com ideais humanistas de integração regional de Formoso com o Brasil. Zenir era um dos principais patrocinadores da ONG UNIFAM, que mudou seu Estatuto e se tornou ALANEG – ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE GOIANO E RIDE-DF.

Cadeira 45, Patronesse: Dona ANA PEREIRA DE SOUSA (1905-1998), mineira de Januária, chegou em Formoso, em 1925. Marcou sua trajetória como a primeira educadora formosense. Foi fundadora da Escola Estadual Martinho Antônio Ornelas. Lecionou entre 16/4/25 e junho de 1952. Dona Ana é autora do livro autobiográfico “Lembrança do Passado” (1987). Dona Ana é uma das três maiores Personalidades Culturais de Formoso no século XX.

Cadeira 46, Patrono: FIRMIANO JOSÉ DE ALMEIDA, fazendeiro do século XIX que juntamente com Silvério Mendes foram os pioneiros da colonização do rio Carinhanha onde hoje é o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Morava em sua fazenda Gentio, que é parte do assentamento Gentio-São Francisco. Descendem de Firmiano os escritores Xiko Mendes, Quinca Borges, Miguel Carneiro, Xiko e Valdivino Mendes. Firmiano é bisavô de Vanderlino de Almeida Ornelas (3 de maio de 1916-1999), 1º prefeito de Formoso e é trisavô da Professora Edna Ornelas – Dininha (1946-1998). Dininha, Pioneira da Educação, é umas das três maiores Personalidades Culturais de Formoso no século XX.

Cadeira 48, Patrono: ABDIAS MAGALHÃES ORNELAS (1912-1994), bisneto de Martinho Antônio Ornelas (1808-1876), um dos principais fundadores de Formoso, e neto de Alexandre Francisco Magalhães, também ilustre pioneiro de Formoso no século XIX. Abdias era primo do escritor Miguel Carneiro e do bioquímico Dr. Emídio de Oliveira Magalhães, primeira pessoa com curso superior (formatura em 1930) nascida em Formoso. O livro “Contribuição ao Centenário de Seu Abdias” (Edição UNIFAM-ALANEG, 2011), autoria de Valdivino Mendes, é dedicado a glorificá-lo e imortalizá-lo porque Seu Abdias é, seguramente, a maior PERSONALIDADE CULTURAL de Formoso no século XX.

Cadeira 49, Patronesse: Dona ESTEVA RODRIGUES DE SOUZA (1929-2010), mineira-baiana nascida na fronteira da Trijunção, foi um exemplo de mulher, negra, geralista e dona de casa. Embora analfabeta, ela cultuava o conhecimento porque entendia ser a sabedoria um dom supremo de Deus concedido àqueles que buscam na Cultura, não o pedestal para exibir diplomas, mas para transformar a vida e o mundo. É exemplo de luta contra o analfabetismo, pois deu estudos para todos os seus dez filhos. Esteva é mãe de dois escritores de Formoso: Xiko Mendes, autor e coautor de 22 livros, e Valdivino Mendes, que é autor do livro sobre Abdias Magalhães Ornelas (obra já foi citada).

Cadeira 50, Patrono: LOURIVAL BRASIL FILHO (1916-2000), ex-deputado estadual que criou centenas de municípios mineiros, entre eles, Arinos, Formoso e Buritis. Seu Centenário de Nascimento ocorreu em janeiro de 2016. Também era jornalista e escritor. Mas não foi ainda homenageado em nenhum desses municípios por ele criado.
Em 2016 a ALANEG – antiga ONG UNIFAM – comemora ONZE ANOS em defesa da CULTURA CERRATENSE e BAIANGONEIRA.



ALANEG

Artigo 1º: A (...) UNIFAM, fundada em 9(nove) de outubro de 2005, com sede e foro em Brasília - DF e subsede e foro em Formoso-MG, inscrita no CNPJ nº: 07.824.091/0001-29, passa a denominar-se ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE GOIANO E DA RIDE-DF – ALANEG; e a partir deste Estatuto é RECONSTITUÍDA como Pessoa Jurídica de Direito Privado Sem Fins Lucrativos e de duração indeterminada, mantendo-se na mesma condição de Entidade com Finalidades Educativas e Culturais, agora com Sede e Foro em FORMOSA – GOIÁS, (...), e com Subsede e Foro em BRASÍLIA-DF, (...); é composta por INTELECTUAIS e Fazedores de Cultura (como Estratégia de Sustentabilidade) DOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE GOIANO (Vão do Paranã e Chapada dos Veadeiros), e da REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO – RIDE-DF (criada pela Lei Complementar nº 94 de 19/2/1998), ambos territórios integrantes do Planalto Central do Brasil, núcleo colonial que deu origem ao território da Capital Federal antes de sua inauguração em 1960.
·       Patrono Máximo da ALANEG: Historiador Francisco Adolpho de Varnhagem (Visconde de Porto Seguro).
·       Patrono Fundador da ONG UNIFAM que deu origem à ALANEG: Historiador Xiko Mendes.
·       Presidente de Honra da ALANEG: Escritora Vera Couto, Secretária Municipal de Cultura de Formosa - Goiás.
·     Presidente da ALANEG (Gestão 2015-2017): Escritora Ieda Vilas Boas.

Em 2016 a ALANEG – antiga ONG UNIFAM – comemora ONZE ANOS em defesa da CULTURA CERRATENSE e BAIANGONEIRA.

Fonte dos dados: Arquivo Histórico da ALANEG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.