TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

23/11/2010

Edição impressa Nº: 05 de 15/09 de 2010


“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos Maus, o homem chega a desanimar-se da Virtude, a rir-se da Honra e a ter vergonha de ser Honesto” (Ruy Barbosa – um raro exemplo de político ético no Brasil, mas concorreu duas vezes para Presidente e perdeu).


Lula deu 34 Milhões para Luizinho
Governo de Minas mandou para Formoso só 13 Milhões de reais


Você sabe que o Prefeito Luizinho S.I.L.V.A tem medo de publicar nesse jornal as Contas da Prefeitura. (Será por quê? Diz um ditado: “governo que odeia Transparência facilita a Corrupção”). Mas é direito do cidadão e dos 4.874 eleitores de Formoso saberem como as verbas, fruto de nossos impostos, são usadas pelo governo dele. E se você duvidar da manchete desse Jornal, pode acessar
http://www.transparencia.mg.gov.br/ e http://www.portaltransparencia.gov.br/, somar e conferir. Lá você encontrará o que publicamos nesta edição: desde janeiro de 2005 quando Luizinho tornou-se Prefeito de Formoso, ele já recebeu do Presidente Lula 34 milhões. Nesse mesmo período (2005 – 2010), os governadores Aécio Neves e Anastasia mandaram, juntos, para a Prefeitura de Formoso apenas a migalha de 13 milhões.

Em comício realizado pelo Prefeito Luizinho na Rua JK, dia 5/9/10, alguns puxa-sacos desinformados omitiram essa informação passando a idéia, falsa, de que o Governo de Minas tirou “Formoso da pedra lascada” – o que é mentira. O Governo de Minas investe muito pouco em Formoso. Essa é a hora de exigir que se invista mais. Como estamos próximos a decidir o nosso futuro nas eleições de 3 de outubro, publicamos nessa edição informações muito úteis para que o Povo Formosense NÃO VENDA O VOTO nem eleja bandido ou candidato sem compromisso com Formoso. Também trazemos nessa edição reportagens sobre a DÍVIDA DA COOPERTINGA e sobre a impugnação do deputado Silas Brasileiro, que é o candidato do Prefeito Luizinho, mas responde por crime de improbidade administrativa.

ATENÇÃO, Eleitor(a) Formosense!
Adquira Informações e faça DENÚNCIAS CONTRA COMPRA DE VOTOS, distribuição irregular de material de campanha eleitoral e outros Crimes Eleitorais. Use esses meios: ascom@tre-mg.gov.br; Disque-eleitor: (31) 3291 – 0004; Contato geral: (31) 3307 – 1100 e Fax: (31) 3307 – 1185. Contatos com o Cartório Eleitoral de Buritis: (38) 3662 – 2462 e fax (38) 3662 – 2462 ou por email
zona324@tre-mg.gov.br.

Informe Publicitário
DJ. Pakito é GENTE QUE FAZ!


O jovem D.J Pakito é goiano de Posse. Veio de Iaciara-GO para apostar no progresso de Formoso. Em 2008 instalou aqui um estúdio de publicidade para oferecer mais qualidade e rapidez em gravações de propagandas e mensagens contribuindo com as empresas que necessitam de campanhas publicitárias para vender produtos e serviços. DJ. Pakito é exemplo de união que produz sucesso. Como diz o ditado, ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher, ele – vivendo em união estável com D. Zilma de Oliveira – vem ganhando credibilidade no que faz. Começou fazendo shows e eventos para descontrair nosso povo. Carismático e humilde, ele vem conquistando amizades, lideranças, parceiros que acreditam em seu potencial.

Trabalhando com eficiência técnica e seriedade, DJ.Pakito fundou neste ano a CriART Agência de Publicidade e Marketing. Essa empresa vem prestando seus serviços em várias cidades do Brasil (Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal), prova de que sua reputação precede sua vinda à nossa cidade. Ele produz campanhas publicitárias para estabelecimentos comerciais, industriais e agrícolas, e também desenvolve marketing político para propaganda eleitoral de candidatos. A CriART é uma empresa inovadora que se utiliza de tecnologias digitais avançadas para melhor servir seus clientes sempre usando como lema: “internet encurta distâncias e dinamiza negócios”.

DJ. Pakito – proprietário da CriART – agradece você, cliente amigo, que é parte do sucesso dessa empresa. Obrigado, Formoso e toda região, pelo apoio dado a mais um imigrante que investe em nosso município! Essa é a mensagem deixada pela CriART: “nossa satisfação é o retorno do investimento feito por aqueles que acreditam em nosso trabalho. Venham fazer sucesso com a gente!”. Entrem em contato conosco: http://www.criartvisual.com.br/ e http://www.djpakito.com.br/ ou pelo telefone (38) 9981 – 5654.

Editorial
Prefeito de Formoso finge que apoia Dilma para continuar recebendo dinheiro do Governo Federal

Em reunião no sábado, 28 de agosto, no Clube da Cidade, com a presença de seus principais aliados políticos, o Prefeito Luizinho SILVA decidiu FINGIR que apóia em Formoso a ex-ministra de Lula, Dilma Rousseff, para a Presidência da República. Esse fingimento ficou comprovado dia 5/9 quando fez um comício na rua JK inaugurando um comitê que não fazia menção alguma ao Governo Lula nem a Dilma Rousseff. O PPS ao qual são filiados o Prefeito Luizinho e Itamar Franco, o DEM do vice-prefeito Dinarte Ornelas e de Gustavo Correa, e o PSDB de Aécio Neves SÃO CONTRA OS PROJETOS DO PRESIDENTE LULA no Congresso Nacional. Mas, mesmo assim, a Prefeitura de Formoso, desde 2005 quando Luizinho virou prefeito, já recebeu mais dinheiro do Governo Federal do que do Governo do Estado. Um dos grandes colaboradores para o envio dessas verbas ao Governo Luizinho é o nosso querido José Miguel Pereira dos Santos, um esforçado formosense que trabalha no escritório de liderança da Bancada de Deputados Federais do PT na Câmara dos Deputados. Em Formoso, ele apóia candidatos da aliança DEM/PSDB.

O atual prefeito de Formoso e seu staf aderem de forma oportunista ao esforço das Oposições locais em Formoso pela continuidade do governo Lula. Dilma é quase unanimidade entre os dirigentes partidários: PSB, PT, PMDB, PSC, todos são apoiadores da candidata Dilma. Mas o Diretório do Partido Democrata mostrou COERÊNCIA nesse pré-arranjo de forças que se movimentam pensando nas eleições municipais de 2012. Em vez de fingir um apoio falso, deu um belo exemplo de convicção ideológica e firmeza de princípios contra o falso consenso momentâneo. O DEM de Dinarte Ornelas preferiu manter seu apoio solitário ao candidato José Serra, do PSDB. Esse partido foi extinto em 31/10/09, em Formoso, assim como o diretório do PV, também extinto desde 15/4/10. É o que consta do banco de dados da Justiça Eleitoral (http://www.tse.gov.br/). Sem partidos em nosso município, Marina Silva e Serra contam com o apoio de simpatizantes isolados, além do DEM, que traz em seu “d.n.a” a herança mutante do PFL/PDS/ARENA/UDN desde 1945 ou desde Cabral.

O futuro de Minas e do Brasil agora está nas mãos dos 4.874 eleitores formosenses que votarão dia 3/10 em alguns dos 9 candidatos a governador, 12 candidatos ao Senado, 633 candidatos a deputado federal e mais 1.106 que disputam vagas para deputado estadual, além do voto para Presidente do Brasil.

Silas, candidato de Luizinho, foi impugnado pelo TRE-MG

O Deputado Federal Silas Brasileiro – o homem que ajuda liberar dinheiro do Governo Federal para a Prefeitura de Formoso – e concorre à reeleição pelo PMDB, foi impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (cfe. Pedido de Registro nº: 5131-38.2010.613.000; Protocolo nº: 427842010). Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa e com o Setor de Registro de Candidaturas do TRE-MG. Fomos informados que o deputado apoiado pelo Prefeito Luizinho SILVA foi enquadrado na Lei da FICHA LIMPA (lei complementar 135 de 4/6/10 combinada com a Lei Comp. 64 de 18/5/90). Sua candidatura foi indeferida (recusada). Ele foi enquadrado no artigo que trata dos crimes “contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público”.

Silas Brasileiro, 67 anos, foi condenado em Ação Civil Pública por crime de Improbidade Administrativa previsto na Lei Federal 8.429/92, que tipifica crimes de CORRUPÇÃO no Brasil. Derrotado no TRE-MG, o deputado recorreu. Entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral dia 16 de agosto. Até o fechamento dessa edição (9/9/10 às 9 horas), o TSE ainda não tinha prolatado decisão.

Silas é mineiro de Coromandel onde nasceu o Prefeito Luizinho. Político desde 1989 quando se tornou prefeito de Patrocínio-MG, Silas está no 4º mandato de deputado. Foi o mais votado em Formoso, em 2006. Era suplente e assumiu mandato na vaga de Juvenil Alves, deputado que foi cassado por corrupção em abril de 2009. Silas já foi Secretário de Agricultura do Estado e Secretário Executivo do Ministério da Agricultura. É o segundo candidato mais rico apoiado em Formoso, em 2010. Empresário rural, seu patrimônio declarado está avaliado em 6,5 milhões de reais. O Povo Formosense não pode votar em CANDIDATO FICHA SUJA. Para que você acompanhe a tramitação do processo de Silas Brasileiro, telefone para o Setor de Registro de Candidaturas do TRE-MG (31. 3307 – 1504), que lá eles orientam como obter dados da central de recursos do TSE. Quanto ao demais candidatos apoiados em Formoso, até o momento, não consta que sejam alvo da Ficha Limpa.


Dez Mortos numa PONTE
Advertem: Omissão de Prefeito$ provoca Acidente$!


Xiko Mendes

(Esse poema-protesto é uma homenagem à minha eterna amiga, Ivany Barbosa de Castro, vítima de acidente de trânsito na “Ponte da Maldição”, em algum lugar que ainda está na Pré-história viária do Brasil).

Essa é a Cidade onde pontes de madeira
Há várias décadas não são reformadas.
Entra e sai prefeito, mas a Roubalheira
Não deixa que sobre dinheiro pra nada.

É a Cidade onde são velhas as estradas
Feitas ainda no tempo da foice e enxadão.
São pistas estreitas, curvas e esburacadas.
Motorista se perde por falta de sinalização.

Nessa cidade de pistas não sinalizadas,
Omissão de prefeitos provoca acidentes.
A ausência de placas se torna uma cilada
Que empurra pra morte pessoas inocentes.

É a Cidade com um povo de boca calada.
Não reclama; não exige o que é de direito.
Político faz o que quer. Não acontece nada.
O povo não manda. Só obedece ao prefeito.

É uma Cidade de gente que se acovarda.
As pessoas não se juntam para ter união
E fazer dela o instrumento de vanguarda
A favor da Cidadania contra a corrupção.

Nessa Cidade há políticos de braços cruzados
Que só se preocupam com eles e os parentes,
Pois ambos no Governo já estão empregados.
E não se preocupam com mortos em acidentes.

LUTO OFICIAL por Dez Mortes em
Três Acidentes na “Ponte da Maldição”

Xiko Mendes

(Pedido de Desculpas aos familiares de Edson, Silvanei, Neusa, Alison, Cauane e Dhulhe, que morreram vítimas da omissão de responsabilidade de governantes, dia 10 de julho de 2010, numa cidade abandonada do interior do Brasil).

Eu, como um pobre (?) Prefeito Municipal,
Dirijo-me, já atrasado, aos caros cidadãos
Para comunicar que decretei Luto Oficial
Pela morte, em 3 acidentes, de 10 cristãos.

Mas só resolvi fazer isso devido à pressão
Desse povo que agora decidiu se mobilizar,
Interditou a estrada e a Ponte da Maldição
E exige dessa Prefeitura uma resposta pra já.

Eu peço desculpas em nome desse Povo,
Pois há mais de dez anos essa Prefeitura
Só vai enrolando Deus, os mortos e todos,
Sempre informando uma solução futura.

Mas sei que o povo quer solução é agora,
Quer ponte de concreto e estradas boas;
O povo quer mudar o rumo dessa história
Antes que morram mais dezenas de pessoas.

O povo está de luto. E a culpa é toda minha.
Mas se não houve nenhuma solução até ontem
É porque ninguém dessa cidade ainda não tinha
Se mobilizado por melhores estradas e pontes.

Sei que meu governo foi omisso e displicente.
Sei que deveria ter tomado antes PROVIDÊNCIA.
Mas peço DESCULPAS aos MORTOS e parentes,
Pois agora, enfim, vou despertar a Consciência(?!).

LULA deu 34 milhões para Formoso e 82 bilhões de reais para Minas. Mas o Governo de Aécio Neves deu apenas 13 milhões para Luizinho


De acordo com
http://www.portaltransparencia.gov.br/ e http://www.transparencia.mg.gov.br/, os governos de Aécio Neves e Anastasia, durante o período entre janeiro de 2005 e setembro de 2010 – tempo que corresponde à gestão do Prefeito Luizinho – repassaram verbas para a Prefeitura de Formoso que totalizaram apenas R$: 13,2 milhões. Nesse mesmo período, o Presidente Lula mandou para o Povo Formosense 34 milhões de reais.

Governar para o Povo não é só mostrar estatísticas comprovando que estabilizou as finanças públicas (isso é importante, sim!), mas é necessário comparar se o dinheiro que foi economizado com a contenção de despesas foi distribuído, igualmente, na forma de benefícios para o povo nos 853 municípios mineiros. Vamos, neste momento, comparar como o ex-governador Aécio Neves e o Presidente Lula beneficiaram Formoso a partir de 2005 quando o Prefeito Luizinho SILVA assumiu a Prefeitura do nosso município. Lembrem, antes, que Luizinho pertence ao PPS – que é contra LULA e mantém aliança com o PSDB de Aécio e José Serra.

No governo Lula – apesar de Aécio Neves, Anastasia e o Prefeito Luizinho formarem um trio de adversários contra o Presidente – Minas Gerais não foi discriminada. E recebeu somente nesse período (2005 a setembro de 2010) a volumosa quantia de 82,3 bilhões de reais. O município de Formoso é governado hoje pela coligação PPS/DEM, partidos que integram a Base Aliada do PSDB no governo do nosso Estado. Mesmo com essa vantagem, que poderia ser revertida em obras e outros benefícios para o Povo de Formoso, o que se vê na TABELA abaixo é que todos os repasses anuais de verbas do Governo de Minas para a Prefeitura de Formoso são infinitamente inferiores às verbas que o Governo Lula transferiu para o nosso Município. Confira e compare:

Valores em Reais transferidos pelos Governos Aécio Neves/Anastasia à Prefeitura de Formoso (2005-2010)
2005: 2.102.310,11.
2006: 2.392.981,52.
2007: 2.676.773,03.
2008: 2.716.529,15.
2009: 2.075.526,71.
2010: 1.321.201,11.
TOTAL até 2/9/10: 13.285.321,62.

Valores em Reais transferidos pelo Governo Lula à Prefeitura de Formoso (2005-2010)
2005: 3.655.883,52.
2006: 5.398.301,16.
2007: 5.210.917,16.
2008: 7.765.918,61.
2009: 8.216.138,09.
2010: 3.755.643,46.
TOTAL repassado até 2/9/10 = 34.002.802,75.

Valores em Reais transferidos pelo Presidente Lula ao Governo de Minas (2005-2010)
2005: 10.420.704.010,95.
2006: 12.453.345.241,03.
2007: 14.015.388.074,69.
2008: 17.326.449.736,19.
2009: 17.593.526.105,16.
2010: 10.559.032.107,89.
TOTAL repassado até 2/9/10: 82.368.443.275,91.

Como o Prefeito Luizinho governa Formoso há 68 meses, o dinheiro que AÉCIO e Anastasia mandaram pra nossa cidade nesse período corresponde ao repasse médio de 191 mil reais por mês. O Presidente Lula, em média, mandou em cada mês do Governo Luizinho, o valor de 500 mil reais. A maioria da liberação de recursos públicos para Formoso é resultado de transferências obrigatórias previstas na Constituição Federal. Mas há uma diferença: o Governo de Minas se limitou esse tempo todo a repassar só o valor que é obrigado por lei, mas insuficiente para Formoso progredir. O governo Lula, além de garantir essas transferências constitucionais, ainda enviou verbas complementares na forma de investimentos dentro do município de Formoso.

Como se vê, é urgente a necessidade de cobrar do próximo governador de Minas que NÃO MANDE MIGALHAS PARA FORMOSO como sempre fizeram, inclusive Aécio Neves e Anastasia: invista na construção de pontes, melhoramento das estradas, asfaltamento de ruas, criação de estação de tratamento de esgoto e reciclagem do lixo, infraestrutura para assentamentos inclusive com luz para os sofridos moradores da zona rural, criação de um mini-pólo digital para a juventude formosense, além de voltar sua atenção para a extrema desigualdade entre pobres e ricos em Formoso.

Mas qual é a contribuição que o Governo Aécio Neves/Anastásia deu para a solução dessas questões em Formoso em oito anos de mandato? Por que só agora, depois de oito anos no governo mineiro e em véspera de eleição, Aécio lembrou que Formoso não tinha (e não tem) ligação asfáltica? Para o bem da verdade, se formos comparar a diferença de repasse de verbas, entre 13 e 34 milhões, que a Prefeitura de Formoso recebeu, é evidente que tem alguém fazendo mais propaganda que ajudando o Povo Formosense.

Dívida da Coopertinga será paga até 2019

Por meio da Portaria Interministerial nº 439, que foi publicada no Diário Oficial da União, em 29/7/10, pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Agrário, a dívida da empresa junto com a dos associados da Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda (Coopertinga) foi outra vez renegociada com liquidação prevista para se encerrar em 2019. Segundo fontes fidedignas, “hoje o valor renegociado junto ao Tesouro Nacional gira em torno de Duzentos Milhões de Reais”. Esse valor é a soma total aproximada e resultante de uma injusta correção monetária CUMULATIVA DESDE 1992 e que, indexada à Selic até 2019, impõe ao agricultor devedor sacrifícios hercúleos e vexatórios. E dificultam novos empreendimentos da Coopertinga dentro e fora de Formoso – como é o sonho de muitos deles.

Em 1995, com apenas três meses após sua posse na Presidência, o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (de quem Aécio Neves é aliado), ordenou a EXECUÇÃO JUDICIAL DAS DÍVIDAS DOS FAZENDEIROS filiados à Coopertinga. O assunto foi manchete de capa na Imprensa Nacional (jornal Correio Braziliense, edição de domingo, 2/4/95, pág. 14). Em longa reportagem, depois reproduzida pelo arguto historiador Xiko Mendes em seu livro “Formoso de Minas no final do século XX: 130 Anos” (pág. 399-401), o repórter Ismar Cardona mostrou a angústia dos fazendeiros da cooperativa de Formoso.

Essas frases foram ditas para o Correio Braziliense, em 1995: “Os dois juizes de Formosa que estão autorizando as EXECUÇÕES JUDICIAIS contra os produtores são de uma crueldade extrema. O Judiciário tem se mostrado parcial com os produdores” – declarou-se, indignado, o então advogado da Coopertinga, Dr. Antônio Álvares da Silva. “Concordo que o acordo que fiz é impagável” – declarou Itamar Luiz Marchese ao parcelar sua dívida de 655 mil reais com o Banco do Brasil para ser quitada em dez anos (2004/5). João Müller tinha em 1995 uma dívida de quase um milhão de reais e disse para o Jornal que considerava impagável ante as condições apresentadas.

Em 2010, 15 anos depois, parece (?) chegar ao fim o TERRORISMO dos juros abusivos e das multas extorsivas que tanto sugam o bolso desses agricultores inadimplentes. Esse Jornal espera que os três próximos presidentes da República cumpram esse compromisso de não sacrificar ainda mais quem produz. E que a Coopertinga dessa vez quite seus débitos. Isso é importante para o futuro de Formoso. Sem dívidas, a Coopertinga poderá gerar mais empregos e diversificar seus investimentos – o que é bom para todos nós. Que em 2019, após 17 anos de sofrimento, a Coopertinga possa se sentir aliviada. E Formoso também!

Quem merece o voto do Povo de Formoso?


Mais uma vez os 4.874 eleitores de Formoso habilitados para votarem dia 3 de outubro, tem em suas mãos a firme decisão de escolher quem serão Presidente do Brasil, Governador, Senadores, deputados federais e estaduais. Esse é o momento mais importante da Democracia em que você, antes de votar, precisa fazer reflexões profundas e autocríticas sobre sua conduta como eleitor. Em primeiro lugar não venda seu voto em troca de nada, muito menos em troca de promessas. O boato de que eleitor de Formoso vende voto – essa fofoca circulou nas eleições de 2008 – só contribui para nos envergonhar.

É muito feio ouvirmos em outras cidades essa imagem negativa de que – como dizem – eleição em Formoso é balcão de negócios. Quem é mercador de voto não é cidadão, pois ao corromper a consciência (ou falta dela), o eleitor facilita a vitória fraudulenta de corruptos e outros bandidos de colarinho branco, sem compromisso com o desenvolvimento de Formoso. Não se deixe ludibriar em conversa fiada de prefeito, presidentes de partido ou de associação ou de quem quer que seja. Procure, você mesmo, conhecer quem são os candidatos apoiados ou não pelos políticos de Formoso, mas vote naqueles que são FICHA LIMPA, mesmo não sendo ele o candidato dos poderosos da Política em nossa cidade.

Acesse, eleitor, a lista de candidatos na internet (http://www.tre-mg.gov.br/ e clique no link eleições 2010). Não deixe que os políticos de Formoso escolham por você em quem se deve votar. Por isso que é importante conhecer um pouco a história política das últimas eleições mineiras e um pouco sobre QUEM MAIS AJUDOU FORMOSO a partir de 2005 quando Luizinho Silva tornou-se Prefeito. Quem são esses que agora se dizem profetas do futuro e até já se colocam como eleitos antes de iniciar a votação? Vamos conhecê-los?

O PSDB assumiu pela primeira vez o Governo de Minas em 1995 quando Lourival Ornelas era Prefeito de Formoso. Louri deixou como marcas estruturais de seu último mandato uma creche na Barroca e o prédio do atual “hospital municipal”, que foi financiado com dinheiro federal. Esse primeiro governo tucano pouco contribuiu com o progresso de Formoso. O então governador Eduardo Azeredo (PSDB) liderou uma gestão tão ruim para os municípios mineiros, que o Povo de Minas reprovou o seu mandato derrotando-o em seu projeto de reeleição em 1998. Itamar Franco, que indicou FHC para a Presidência, brigou com ele, foi eleito governador pela “Oposição” e decretou uma moratória (calote na dívida mineira), que destruiu o Governo de Minas.

Seríamos imbecis se não colocássemos como evidente a volta da estabilidade contábil e financeira do Governo de Minas como mérito de Aécio Neves nesses oito anos que ele nos governou. Mas não é prudente a um político moderno – como ele aparenta ser – querer empurrar goela abaixo, colocando em seu lugar no governo mineiro, um desconhecido, candidato tirado do “bolso de colete” – como faziam os coronéis de antigamente. Mais que uma indicação de Aécio, o eleitor formosense precisa conhecer quem é de fato Anastasia. Não faça sua opção de voto antes disso. Não deixe que Aécio, Lula ou Luizinho escolha seus candidatos. Decide você mesmo! Chega de caciquismo!

LULA e Aécio não são deuses! O eleitor é quem decide

Itamar Franco, que agora é candidato a Senador pelo partido do Prefeito Luizinho, governou Minas até o fim de 2002 quando indicou Aécio Neves (aliado de FHC), que saiu vitorioso como novo governador. Itamar terminou seu Governo entregando para Aécio, no início de 2003, uma monumental dívida pública estadual de cinco bilhões de reais, além de um rombo orçamentário de mais de dois bilhões! Quem diz isso é a revista VEJA (edição de 1º/9/10, p. 65). Como foi indicado pelo padrinho Itamar, Aécio não tomou uma atitude sequer contra a irresponsabilidade fiscal de Itamar. Tornou-se cúmplice dele impondo silêncio sobre a dívida milionária.

Mas agora quer pagar o “favor de sua indicação em 2002” pedindo os mineiros para elegerem Itamar Senador. Anastasia é um burocrata que pensa Minas sem sair dos gabinetes e sem se sujar nas estradas com buraco e poeira no interior do Estado. Mas foi ele quem de fato governou Minas desde 2003. Aécio só “fez” política sendo marqueteiro de si mesmo como bom gestor. Mas agora, saindo da sombra de Aécio, Anastasia vai dá conta do recado? Sem experiência política para lidar com divergências na Assembléia Legislativa, ele saberá negociar os interesses de Minas acima de qualquer coisa?

Se Aécio era governador desde 2003, por que só nos últimos meses de seus 8 anos de mandato, decidiu incluir como promessa de campanha um asfalto que, sabe-se lá a quantos anos, ainda vai demorar para chegar em Formoso? Além do asfalto, qual é a outra grande obra de Aécio que daqui a trinta anos será lembrada como projeto dele em Formoso? Aécio construiu novas escolas para diminuir o sofrimento dos coitados dos alunos que andam em ônibus escolares quebrados? Aécio trouxe um campus avançado da UFMG ou da UEMG para os jovens de Formoso? Aécio colocou rede de esgoto e instalou aterro sanitário em pelo menos metade dos 853 municípios do Estado? Aécio liberou verba para Luizinho construir as dezenas de pontes velhas e assassinas na zona rural de Formoso? Por que Aécio não criou duas novas rodovias estaduais entre Formoso e Chapada Gaúcha, e no itinerário Serra Bonita-Goiaminas-Coopertinga-divisa Formoso/Santa Maria? Se tivesse feito isso, a manutenção dessas estradas seria do DER-MG e não da Prefeitura do nosso Município. O dinheiro que nossa prefeitura gasta com essas estradas, sobraria para outras coisas.

Aécio colocou eletrificação rural na maioria dos 853 municípios? Aécio contribuiu pra colocar infraestrutura nas centenas de assentamentos agrários em Minas? Qual é a grande revolução de Aécio? Pelo que se sabe, foi tirar Minas do buraco em que se enfiou com Itamar Franco, padrinho de Aécio em 2002. Isso é mérito de Aécio. Minas ainda não tem um Novo JK! Esse, sim, governou Minas e revolucionou o setor de Energia e Transportes! E Lula não é Vargas nem JK! Chega de endeusamento! Vote consciente! Eles não podem decidir por você! Pense primeiro nas crianças que serão adultas em Formoso nos anos 2050, 2060...

Você concorda com esse voto de cabresto, que também é um a escandalosa troca de favores políticos entre Aécio/Itamar/Anastasia ou entre Lula/Dilma/Hélio Costa? Nessa troca de favores, o que é melhor para Formoso? Você deve votar em Dilma só por que ela é candidata de Lula ou por que o Brasil melhorou, social e economicamente, desde que o PSDB de Aécio Neves deixou a Presidência com FHC? Por que o povo tem que reeleger Gustavo Correa Deputado Estadual? Só por que ele é candidato de Luizinho? O que Gustavo fez pela juventude em Formoso quando foi Secretário de Esporte e Juventude em nosso Estado, recentemente? Nada! Mas muito tem a ser feito: esporte tira os jovens do caminho das drogas. Mas os jovens de Formoso não têm nenhum tipo de lazer apesar do Governo Lula ter implantado em Formoso o Programa 2º Tempo? O que Luizinho faz com essa verba?

Paulo Abi-Ackel, do PSDB de Aécio foi eleito o 3º deputado federal mais votado em nossa cidade, em 2006: o que ele fez por você? E Silas Brasileiro, que ajudou o Prefeito Luizinho a ter em mãos R$: 34 milhões liberados pelo Governo Lula e quer se reeleger deputado federal: antes ele precisa se EXPLICAR PARA OS ELEITORES DE FORMOSO por que a Justiça Eleitoral impugnou (indeferiu) sua candidatura desde a data de registro, em 5/7, até 28/8/10. Silas – o candidato de Luizinho – é FICHA LIMPA ou passaram a borracha para limpar a ficha antiga? Esse jornal tentou ouvi-lo. Entramos em contato com o Sr. Alexandre, seu assessor de imprensa, mas ele se omitiu de falar conosco. Será por quê? Tem alguma página em branco ou rabiscada nessa ficha? E Antônio Andrade, que é filho da nossa região Noroeste, e foi o 2º deputado federal mais votado em Formoso: o que fez pelo nosso município ou pela região? Por que esses candidatos a Deputados Federal e Estadual não fazem um debate com os eleitores de Formoso para confrontar essas e outras questões? Esse jornal sugere e quer participar desse debate!

São essas e outras tantas perguntas que você, eleitor(a), deve fazer antes de votar dia 3 de outubro. Escolha candidatos que forem melhor para Formoso e para você, principalmente. Não escolha candidato a presidente, senador, governador, deputado... só para satisfazer interesses político-eleitoreiros de quem acha que MANDA EM FORMOSO e na vontade do Povo Mineiro. Não lhe daremos respostas às perguntas que aqui fizemos. Mas pense nelas antes de votar. Ninguém manda no seu voto! E quem vende voto vende o futuro dos próprios filhos e netos! E sacrifica o futuro de Formoso.

Entrevista: Zito Vieira
Candidato a Senador em Minas fala aos Formosenses

Esse jornal entrou em contato via internet com a assessoria de imprensa da maioria dos doze candidatos ao Senado por Minas, mas apenas um nos deu retorno. É Zito Vieira, cientista político, ex-líder do Movimento Estudantil universitário e vice-presidente do Diretório Estadual do PCdoB-MG, partido do qual é militante histórico há 25 anos. Nesta eleição, Zito disputa uma das duas vagas ao Senado ao lado de Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, ambos na chapa do candidato a governador, Hélio Costa. Veja abaixo entrevista que o Sr. Zito, Candidato a Senador, concedeu ao escritor Xiko Mendes, editor do nosso Portal da TRANSPARÊNCIA Formosense.

JORNAL: Como se posicionou o PCdoB na largada das eleições de 2010 em Minas?
Zito Vieira – O PCdoB passou os últimos meses lutando pelo palanque único e julgamos uma vitória quando temos essa unidade em nome do Hélio Costa. Essa foi nossa prioridade. A candidatura foi supervitaminada pela entrada do nosso querido companheiro Patrus Ananias, que representa muito bem os valores e compromissos da esquerda brasileira. Esta chapa é a chapa do Lula. É a chapa do Brasil que deu certo. Nosso time ainda tem o reforço de outra grande figura, o ex-prefeito Fernando Pimentel, que é o candidato indicado pelo PT para ocupar uma das vagas ao Senado. Nossa candidatura ao Senado será a candidatura do povo. Temos uma missão de fazer do Senado um lugar mais ligado a realidade dos brasileiros. Serei o candidato do projeto de Lula. JORNAL: O que representa para o PCdoB a candidatura dos ministros Hélio Costa e Patrus Ananias para o governo de Minas?
Zito Vieira – Grande vitória das frentes progressistas e populares. É preciso entender que fizemos uma aliança com dois gigantes, figuras de peso da política mineira. São dois ministros vitoriosos do governo Lula contra o representante do projeto mais nefasto que o Brasil já viveu: o período Tucano.
JORNAL: De que maneira isso colabora para o projeto nacional?
Zito Vieira – Dilma terá em Minas um palanque forte, composto por pessoas sérias e respeitadas pelo povo. O PCdoB entende que esse também é o momento de nos preocuparmos com nossas candidaturas a deputados estaduais e federais. Dilma precisa de deputados federais e senadores, Helio Costa vai precisar de maioria na Assembléia. O projeto nacional está ameaçado se não tivermos maioria nas casas legislativas. O PCdoB pensa isso. Temos que somar forças, consolidar as trincheiras das pessoas que querem fazer deste estado um instrumento a serviço do povo e não uma máquina de estatísticas e propagandas.

JORNAL: Qual é sua mensagem para os eleitores de Formoso?
Zito Vieira: Eu quero cumprimentar cada eleitor de Formoso como se fosse o meu vizinho, e quero que você entenda os motivos pelos quais não prometo visitar essa cidade, que fica na região que seduziu Guimarães Rosa. Nossa campanha não tem financiamento de empresas lobistas. Está sendo feita com a ajuda de pessoas como vocês, que acreditam numa grande mudança em Minas. Formoso precisa de um senador atuante e não de quem se elege na sombra de alguém e depois cruza os braços no Senado. Se for eleito senador, podem ter certeza, Formoso não será esquecido em meu mandato. Por isso eu peço: vote 650 para Senador! E vote também em Fernando Pimentel nº 133 para que juntos possamos, no Senado, ajudar Hélio Costa e Dilma Rousseff.

Coopertinga fecha acordo com Governo Lula e faz reivindicações aos candidatos

A Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda – COOPERTINGA, é uma das 780 cooperativas existentes em Minas Gerais que, juntas, geram 27 mil empregos e contribuiu no ano passado com 16 bilhões de reais para o PIB do Estado. O Projeto Piratinga foi instalado em Formoso a partir de abril de 1988. E a empresa foi constituída dia 10/1 de 1990 há vinte anos. Tem 76 MÉDIOS produtores inscritos em seu quadro de sócios, que cultivam 23 mil hectares e respondem por mais da metade da arrecadação tributária do município. Ao contrário da falsa imagem projetada em Formoso, eles não são milionários e enfrentam problemas muito parecidos com os vivenciados pelos pequenos produtores. Esse projeto é parte integrante do Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer), que veio substituir o PoloCentro, criado pela Ditadura Militar nos anos 1970. O Prodecer foi executado mediante parcerias entre as empresas Campo/Jadeco/Brasagro.

A Coopertinga integra a Etapa II do Prodecer e tem sido modelo de produtividade ao longo dos anos. Desde seu início tem demonstrado sua eficiência na ocupação do solo do cerrado com tecnologias que amenizam a aridez do alumínio tão comum nessa região. Já em fevereiro de 1993, a revista Globo Rural (Edição 88, p. 90) trazia em reportagem de destaque o alto índice de produtividade da Coopertinga. Porém, como veremos mais adiante, o acordo firmado para a fixação do Projeto Piratinga previa a existência de condições financeiras especiais para os colonos pioneiros. E isso não aconteceu.

O pagamento da dívida teria início em 1992, mas o descumprimento desse acordo levou a Coopertinga a entrar com ação na Justiça questionando o uso abusivo da Taxa Referencial (TR) como indexador na cobrança dos empréstimos. O Banco do Brasil, como agente financiador, reagiu instaurando processos de execução judicial conforme noticiou o Correio Braziliense em abril de 1995. O valor foi renegociado com parcelas baixas de 1995 até 2003. Em 2001 a dívida foi transferida do Banco do Brasil para o Tesouro Nacional. Em 2004 as parcelas subiram meteoricamente. Foi nesse contexto que a Diretoria da Coopertinga iniciou sua estratégia de articulação política para encontrar uma saída. No segundo governo do Presidente Lula foram aprovadas duas leis que facilitaram a renegociação da divida. Em julho passado, a Imprensa Oficial publicou portaria que confirmou esse acordo com previsão de quitação dos débitos até 2019.

Sempre sintonizado com as notícias que trazem impacto à comunicação e ao desenvolvimento de Formoso e sempre inspirado na filosofia de “ouvir os dois lados do mesmo fato”, o jornal Portal da TRANSPARÊNCIA Formosense procurou, dia 24/8, ouvir a diretoria da Coopertinga para que ela apresentasse sua versão. Publicamos a seguir entrevista concedida pelo Dr. Irineu José Balbinot, que é o atual Presidente dessa empresa. Ele é engenheiro agrônomo com bacharelado concluído em 1978 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É catarinense de Concórdia e, antes de morar em Formoso, viveu experiências agrícolas no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PADF), em Planaltina – DF, entre 1980 e 1988. Esta é a quinta vez que integra a diretoria da Coopertinga. Seu mandato encerrará em março de 2012.

JORNAL: Gostaria de saber do Senhor em que condições foi renegociada a dívida da Coopertinga, que é parte integrante do Prodecer II?
Dr. Balbinot: A renegociação do Prodecer II tem uma longa história. Em todo esse tempo empenhamos para que se buscasse uma solução em que nosso produtor conseguisse honrar suas parcelas fazendo seus pagamentos todo ano. Depois de muito trabalho, conseguimos aprovar duas leis {no Congresso Nacional}, que nos deram a possibilidade de quitar essas dívidas em dez anos com os encargos financeiros da Selic. Acreditamos que levando em consideração a capacidade de cada cooperado, teremos condições até 2019 de pagarmos toda a dívida.

JORNAL: Quanto é o valor da dívida da Coopertinga?
Dr. Balbinot: A dívida não é só da Coopertinga. Grande parte é dos associados. Foram os primeiros financiamentos contratados no início do Projeto. Estes saldos devedores tiveram um aumento extraordinário devido ao desarranjo econômico da época, proporcionando juros e correção monetária fora de controle, impedindo qualquer possibilidade de pagamento. Se não bastasse isso, as multas não previstas em contrato e o não comprimento do Acordo Brasil/Japão foram determinantes para o endividamento. Os planos econômicos do tipo Collor, Bresser, Verão, etc, também foram muito danosos. O montante renegociado está sendo calculado. No momento ainda não temos os valores definitivos.
JORNAL: O Senhor considera que essa renegociação – com o Governo do Presidente Lula – foi em condições ideais? Qual é a expectativa dos associados em relação a essa negociação? O que houve de vantajoso nas duas leis que foram aprovadas?
Dr. Balbinot: Dizem que depois da tempestade vem a calmaria. Durante esses anos todos passamos por momento difíceis. Chegamos a imaginar que o endividamento do Projeto Piratinga não tinha mais solução. Mas sempre existe esperança mesmo nos momentos difíceis. Nós começamos a resolver o problema com a Lei 11.775, em setembro de 2008 – uma lei ampla que não incluía só o Prodecer, mas que veio para buscar soluções para o endividamento do campo. Mas pelo grau de dificuldade dos nossos associados, essa lei ainda não era suficiente para que tivéssemos condições para pagar as parcelas com tranqüilidade.
O trabalho continuou e nós encontramos amparo no Governo Lula por meio do nosso Deputado Silas Brasileiro – que era Secretário Executivo do Ministério da Agricultura. E justificamos que precisaríamos de algo a mais, para resolvermos nossa situação, que é muito difícil. E conseguimos isso com a Lei 12.058/09, lei essa que nos dá a possibilidade de pagarmos nossas dívidas levando em consideração a capacidade de pagamento {de cada associado}. E isso foi decisivo e importante porque realmente tenho a certeza de dizer que, se a economia continuar no ritmo que está, nós vamos dar conta de até 2019 termos nossas dívidas quitadas junto ao Tesouro Nacional.

JORNAL: É possível comparar a negociação de 1995 com essa de hoje? E em que ponto avançou? Em 1995 o Correio Braziliense noticiou para o Brasil inteiro, informação sobre a pressão causada por processos de execução judicial do Banco do Brasil. Faça um histórico disso para nós.
Dr. Balbinot: Em 1995 o nosso negociador (do BB) levou em conta os números, a parte financeira. Queria receber, mas NÃO queria saber porque a gente tinha chegado nessa situação. Não procurava verificar o histórico da situação naquela época. Aí tivemos muitas dificuldades. Depois de muitos relatórios explanados, a gente conseguiu encontrar nesse Governo pessoas que começaram a nos ouvir e aí foi decisivo. Nós tivemos a oportunidade de mostrar os gargalos e as dificuldades que nos levaram a isso.
Foi neste Governo que tivemos essa possibilidade. E volto a enfatizar: a pessoa do Silas Brasileiro – que sempre esteve junto – e o pessoal dos ministérios da Fazenda e da Agricultura, notadamente os Srs. Nelson Machado, Gilson Bittencourt e Gerardo Fontelles. Eles souberam nos entender e lutaram demais para a solução desse problema.

JORNAL: Na sua opinião, qual é a expectativa do investidor em Formoso, do empresário rural não só da Coopertinga, mas de todo o município... o que eles estão esperando do próximo governo independente de quem seja eleito?
Dr. Balbinot: A gente, como produtor rural, tem trabalhado com grandes dificuldades. O Setor Primário, que é o nosso, precisa sempre que os governantes estejam atentos. É um setor onde existem grupos financeiros multinacionais que impõem preços para insumos. E na hora de vendermos nosso produto, ainda temos que pedir quanto que pagam por ele. (...). Quando não se tem renda não tem como pagar contas. Nós precisamos de políticas {públicas} com essa atenção para que os problemas sejam evitados.
Precisamos de políticas que criem estabilidade no setor rural e olhem para o agricultor. Hoje a atenção é dada para o pequeno produtor e para os grandes. Ninguém fala do médio. O médio produtor – e nós da Coopertinga e os demais em Formoso somos médios produtores – está sendo engolido. Tem que ter políticas que preservem também o médio produtor. E se não houver preocupação dos governantes nesse sentido, esse meio da pirâmide tende a desaparecer. Essa é minha grande preocupação. E nós, em Formoso, região de fronteira agrícola que já foi bem pior e que tem inúmeras necessidades – precisamos que nos olhem e ajude com infraestrutrura.
Precisamos de estradas, energia elétrica em todas as propriedades do nosso município... Isso é fundamental para criarmos condições para nos desenvolver. É isso que esperamos dos próximos governantes, não só Formoso, mas toda a região Noroeste de Minas. Região que tem muitas potencialidades, mas onde as coisas demoram muito tempo para acontecer. Há vinte dois anos estamos aqui no Projeto Piratinga, e ainda estamos aguardando asfalto chegar. E a energia elétrica começou a chegar apenas há dois anos. Queremos maior agilidade. E se isso acontecer, nós vamos deixar de inchar as grandes cidades brasileiras. Vamos segurar o homem no campo. Mas ele não vai se segurar no campo só com conversas, mas com ações firmes, que tragam progresso.

JORNAL: Em suas conversas com agricultores, há uma expectativa de continuidade do Governo Federal e do Estadual, ou a Oposição ganha as eleições?
Dr. Balbinot: Nós do Projeto Piratinga não podemos nos esquecer que é neste Governo que estamos resolvendo nosso problema. E, diga-se de passagem, que não foi criado por nós. Nós encontramos neste Governo a sensibilidade de a gente colocar as coisas sobre a mesa. Esse Governo nos deu a chance de relatarmos os fatos. E temos a felicidade de essas pessoas nos entenderem e discutir com a gente o que colocamos.
Eu tenho certeza que o agricultor do Projeto Piratinga vai avaliar muito bem isso nesse momento. Nós não podemos nos esquecer daqueles que realmente estão com a gente. Nós tivemos nesses últimos anos a possibilidade de podermos trabalhar com a CONAB {Companhia Nacional de Abastecimento, do Governo Federal}, coisa que não acontecia. E neste Governo, começou a acontecer. É claro que nenhum governo vai resolver todos os nossos problemas, mas nós já tivemos uma melhora muito grande.
Também o Governo do Estado tem ajudado com a chegada do asfalto e a eletrificação em parceria com o Governo Federal. Isso vai dá novos rumos para o desenvolvimento de Formoso. Esse é o sentimento de nossos produtores. E eu tenho certeza que nessas eleições eles vão se posicionar e dar respaldo aos {políticos} que realmente estão empenhados com a nossa atividade.
Eu tenho a esperança que eles poderão fazer muito mais. Precisamos que Formoso se desenvolva e melhore a situação de nosso povo, que precisa ter mais renda. E isso vai acontecer. Mas precisamos de governantes que olhem para a camada mais necessitada do povo, necessidade principalmente de desenvolvimento. É isso que esperamos dos próximos governantes.

Região do ABC&F:
Formoso tem poucas pessoas riquíssimas e a maioria do Povo vive na Pobreza

ABC&F é a sigla formada pela primeira letra que denomina quatro municípios vizinhos: Arinos, Buritis, Chapada Gaúcha e Formoso, segundo conceito formulado pelo historiador Xiko Mendes. A Região do ABC&F tem um território total de 17.448 Km2. Diferente do ABC paulista com cidades ricas e industrializadas, essa nossa região tem um pólo (Buritis) que ainda está em formação e as demais sobrevivem de modo sofrível. Essas quatro cidades somam uma população de 58,8 mil habitantes. Isso dá uma densidade demográfica baixíssima: menos de um morador por quilômetro quadrado. Enquanto Formoso é o menos povoado dos quatro (2 hab./Km2), Buritis se aproxima de 5 hab./Km2 polarizando o crescimento populacional na região.

A Região do ABC&F totaliza uma receita anual que tem variado entre 55 e 70 milhões nos últimos anos. Mas os quatro prefeitos – todos reeleitos – andam gastando muito além do que arrecadam. Em 2008, ano de (re)eleição, as cidades encerraram o mandato com um gigantesco déficit fiscal de R$: 11,3 milhões!!! Fazendo uma análise comparativa entre tamanho de receitas e despesas nos quatro municípios tendo 2008 como ano-referência, Arinos, com a segunda melhor arrecadação, é o que paga o menor salário para vereador. Formoso está entre quem paga os salários mais elevados apesar de ter a menor arrecadação do ABC&F. O salário da vereança na região consumiu pouco mais de 10% das despesas orçamentárias em 2008.

Além de deficitários, os quatro municípios também têm outro problema: a concentração de renda nas mãos de poucos (a elite dos fazendeiros) transforma o ABC&F num bolsão de miséria dentro do Vale do Urucuia. Formoso é o lugar onde poucos têm muito e a maioria quase nada. O nosso município é campeão em riqueza concentrada por deter o maior PIB percapta do ABC&F (10,5 mil reais), que é maior que o de Minas (R$: 8.767,00). Apesar disso, o mais desigual é Chapada Gaúcha quando são comparados os índices de Gini que medem o grau de miséria com base no cruzamento de indicadores sociais e econômicos. Os dados mostram que Formoso tem riquezas, mas ela não é distribuída de forma justa ou igualitária.

O município de Formoso tem sua economia fundada no desenvolvimento rural, não obstante o êxodo que incha o perímetro urbano. Segundo o IBGE, Formoso tem mais de 50 lavouras permanentes e quase 400 lavouras temporárias. Soja, milho, feijão e laranja são os produtos mais cultivados. Cerca de 200 propriedades ainda têm vegetação de cerrado preservada, porém, o município tem 4.668 hectares de espaço impróprio para atividade econômica, e 2.878 hectares de áreas com solo degradado, o que revela o nosso descuido com o meio ambiente. A pecuária é inexpressiva com um rebanho bovino de 35,9 mil reses – o que corresponde a menos de uma cabeça de gado por Km2 em nosso território. Cerca de 37 propriedades rurais produzem leite ordenhando cerca de mil vacas num total aproximado de 800 mil litros de leite/ano. Em menor quantidade, a economia local também se destaca pela criação de aves, suínos, eqüinos e ovinos.

Formoso tinha 76 empresas instaladas em 2007. No ano anterior, nosso município tinha 256 propriedades rurais legalizadas (donos com escritura), das quais 237 pertenciam a homens (84.377 hectares), e apenas 19 propriedades ou 2.751 hectares pertenciam a pessoas do sexo feminino. Isso é uma prova clara de que ainda somos uma sociedade patriarcal que discrimina a mulher e delimita seu espaço na cozinha. Essa economia rural emprega mais de mil pessoas. E o machismo também está presente no rendimento médio mensal do Povo Formosense: enquanto a renda masculina é de R$: 583,39; a do sexo feminino é de apenas R$: 199,86.

O salário é outro indicador da concentração de renda dentro do nosso município. Somente 2,3% da população ganham acima de cinco salários mínimos, ou seja, mais de 2.500 reais. Entre as pessoas acima de dez anos, 25% não tem nenhum rendimento. Formoso tem cerca de 1.700 famílias e mais de 50% delas dependem do Bolsa-Família do Governo Lula para sobreviver. Entre as pessoas que têm alguma forma de rendimento (2.300 aproximadamente), a maioria é masculina.

Como em 2010 será realizado um novo censo populacional no Brasil, é importante que Formoso reflita autocriticamente sobre esses dados que o IBGE nos revela com base no último recenseamento feito em 2001, porém, aqui confrontados com pesquisas mais recentes. Embora nove anos nos separe, a realidade em Formoso, como se vê, não mudou. A taxa de analfabetismo em Formoso é de 17% do total da população – o que é quase o dobro da do país: 10%, e corresponde a mais de 1.100 pessoas no município. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino por meio de provas aplicadas a cada dois anos, está bem distante da meta 6 planejada para 2020 pelo MEC. Em 2007 nosso Ideb foi 3,3. E em 2009 Formoso teve um Ideb equivalente a 3,7 – índice que é baixíssimo, pois indica a impossibilidade de alcançar a meta do Governo Federal. Em 2008, Formoso tinha menos de 150 professores regentes para quase dois mil alunos, sempre de acordo com as fontes oficiais.

Pesquisa recente da FIRJAN antes publicada aqui em nosso jornal mostrou que Formoso, dos 853 municípios mineiros, está entre os 50 menos desenvolvidos em saúde, educação, geração de emprego e renda. Menos de 1% dos formosenses tem curso superior (15 anos de escolaridade). Para o IBGE, quase 50% do Povo de Formoso não concluiu a 8ª série/9º ano. O próprio Prefeito Luizinho Silva declarou à Justiça Eleitoral – ao registrar sua candidatura em 2008 – que apenas “lê e escreve”, ou seja, não concluiu nenhuma modalidade de ensino.

Nesse momento em que os caciques políticos de Formoso estão correndo atrás de voto para eleger seus candidatos, é bom que cada eleitor formosense apaixonado por esse lugar juntem forças e faça reflexões profundas sobre a forma de se fazer política em nossa cidade nos últimos quinze anos. Verifiquem o que de fato foi prioridade na administração dos nossos últimos prefeitos. E comparem com esses elevados índices de concentração de renda e desigualdade quando confrontamos o nível de desenvolvimento de Formoso com o dos outros três municípios da mesma região. Arinos e Buritis se emanciparam junto com Formoso em 1963. Chapada Gaúcha nem existia. Foi fundada em 1976. E só se emancipou em 1996.

O que há de errado com a Política e o Povo em Formoso? Por que somos o patinho feio do ABC&F? O que os três Governos do PSDB em Minas (Azeredo, Aécio e Anastasia) e o governo de Itamar Franco fizeram por Formoso, que não reduziu essa injusta desigualdade? Fique atento, eleitor! Exija de todos os candidatos o compromisso deles com a sustentabilidade social, econômica, político-institucional, cultural e ético-ecológica de Formoso. Sem isso, você, eleitor, continuará sendo apenas massa de manobra dos “coronéis” da política em Formoso.

Estudo Comparativo sobre as cidades da Região do ABC&F


Município:
Arinos
Buritis
Chapada Gaúcha
Formoso

Extensão Territ.:
5.323 Km2
5.219 Km2
3.215 Km2
3.691 Km2
TOTAL DA EXTENSÃO DO ABC&F: 17.448 Km2.

População em 2009(Estimativa do IBGE):
18.153 Hab.
22.465 Hab.
11.368 Hab.
6.857 Hab.
TOTAL: 58.843 Hab.

Densidade Demográfica:
3,4 hab./Km2
4,3 hab./Km2
3,5 hab./Km2
1,8 Km2
TOTAL DA REGIÃO: 0,29 Hab./Km2.


Receitas(Ano 2008):
18.042.305,38.
28.733.208,01.
12.191.543,20.
10.050.040,86.
TOTAL: 69.017.097,44.

Despesas (Ano 2008):
19.659.865,89.
35.350.637,05.
13.369.717,37.
11.951.472,76.
TOTAL: 80.330.693,07.

Gastos com salário de Vereador (Ano 2008):
171.730,69.
258.566,40.
205.200,00.
182.406,28.
TOTAL (salário de vereador no ABC&F): 817.903,37.

PIB Per capta de cada município(Ano 2007):
6.005,00.
10.062,00.
4.345,00.
10.575,00.
TOTAL: 30.987,00.

Índice de Gini(Ano 2003):
0,40.
0,38.
0,45.
0,37.
Fonte:
http://www.ibge.gov.br/, http://www.firjan.org.br/, http://www.fnde.gov.br/, www.tce.mg.gov.br.
IDH DE FORMOSO: 0,695.

FuXIKO na Tribuna
GARIBALDI: “O Revolucionário” e “O Pirata”

O mundo orgulha-se do revolucionário franco-italiano G. Garibaldi (1807-1882), herói irredentista e farroupilha, que desrespeitou a lei em dois continentes fazendo revoluções em benefício do povo, inclusive no Brasil. Mas esse não é o caso de pessoas homônimas que, por arrogância, esperteza e prepotência, desrespeitam a Lei (AUTORAL) atribuindo a si mesmo TEXTOS escritos por outras pessoas. O pior DESONESTO não é só o que rouba bens materiais, mas aquele que desonra a própria consciência para FINGIR QUE É o que nunca foi. Quem menciona na fala ou escrita um texto – que é de autoria de outro – tem a obrigação de citar o autor ou pelo menos a obra de onde fora extraído. Quando essa omissão é feita de propósito (e esse é o caso), o pirata-plagiador tenta mostrar para sua plateia-ouvinte que, utilizando texto alheio, pode se passar como falso intelectual, mesmo sabendo que está fazendo uso de meios sub-reptícios.

Foi isso o que aconteceu com o Mestre de Cerimonial que apresentou a Solenidade Comemorativa aos 46 anos de criação da Câmara de Formoso, dia 6/8/10. Esse Cerimonialista cabotino leu na abertura desse evento as páginas 279-280 do livro “Formoso de Minas no final do século XX: 130 Anos”, AUTORIA de Xiko Mendes, atribuindo tacitamente a si mesmo, com a maior CARA-DE-PAU, o texto que ele sabia pertencer ao aqui citado historiador de nossa cidade. Não se dando por satisfeito, o Apresentador-Pirata ainda ordenou a execução de um tal HINO MUNICIPAL de Formoso.

O indigitado cerimonialista desairoso sabe(?) que nosso município não tem hino oficial porque parte dos vereadores querendo vingar-se de Xiko Mendes, não aprova lei local oficializando a única letra e música disponíveis, de co-autoria do editor desse jornal em parceria com a dupla Meiry & Mathus. Querer se mostrar inteligente ou se passar por intelectual usando textos de autoria alheia como se fossem do próprio cerimonialista é a prova HILARIANTE e pedantesca da picaretagem institucionalizada contra a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Nesse caso, GARIBALDI, “O Revolucionário europeu”, está absolvido pela História. Mas a cópia dele – “O PIRATA SUB-ROGADOR” – está enquadrado no Artigo 184 do nosso Código Penal por crime de Plágio com Sub-Repção.

Como em Formoso todo mundo já se acostumou em “fingir que nada ocorre de errado”, fingir que saúde e educação funcionam, fingir que candidato não compra voto..., por que não ter um Apresentador de cerimônia que FINGE SER SEU UM TEXTO que ele sabe que COPIOU de um livro de Xiko Mendes? Chega de PIRATARIA NA POLÍTICA DE FORMOSO! Precisamos de homens públicos originais pelo menos na hora de discursar sem mentir, omitir ou copiar textos de outros atribuindo a si mesmo a falsa autoria. Qualquer pessoa tem direito de detestar Xiko Mendes (esse cerimonialista é um deles – e isso é democrático), ainda assim, tem direito de usar a obra desse escritor. Mas é intolerável querer usar as ideias dele sem citá-lo. Isso é crime de Apropriação Indébita de direitos autorais. Assim sendo, preferimos o GARIBALDI verdadeiro. O mundo não pertence aos papagaios de pirata.




Promovendo o Desenvolvimento Local:
Parcerias em benefício do Vale do Urucuia

Ex-prefeito de Arinos e vereador em segundo mandato, José Idelbrando Ferreira de Souza, cujos antepassados nasceram em Formoso, é o idealizador de um projeto que está revolucionando nossa região. Em parceria com personalidades que pensam a Bacia do Urucuia, ele executa diversas ações sustentáveis nos municípios da região como Formoso. O Deputado Estadual Almir Paraca (PT-MG), descendente de urucuiano e ex-prefeito de Paracatu, é um desses parceiros. Ele atua como articulador da liberação de dinheiro do Governo Federal para o financiamento das iniciativas em proveito da nossa região. Estamos falando da Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do VALE DO RIO URUCUIA, uma Entidade civil com fins não-econômicos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse público, e com sede em Arinos – MG.
Foi fundada em 21/12/2000. Tem como missão promover o desenvolvimento humano e sustentável do território Urucuia/Grande Sertão, que inclui as dez cidades mineiras da Bacia do Rio Urucuia, inclusive Formoso. Ela atua por meio de uma gestão participativa com estímulo ao protagonismo local, diversificação da base sócio-produtiva e economia solidária, e com foco na redução da pobreza e das desigualdades em nossa região. Atualmente, a entidade tem como presidente a Srª Irene Gomes Guedes. Giliarde Gonçalves dos Santos é o Coordenador de projetos para o município de Formoso. Em nosso município, já executados, em fase de execução ou já previstos para 2010, podemos mencionar: apicultura, barraginhas, ponto de cultura, laboratórios de inclusão digital, entre outros. Existem duas dificuldades para concretizar esses projetos em Formoso: a maioria das associações não tem documentação regular para firmar parcerias institucionais e a Prefeitura de Formoso não tem interesse em ser parceira dessas iniciativas.
Entre os principais objetivos da VALE DO RIO URUCUIA estão: desenvolver a cooperação intermunicipal; promover, elaborar, executar e monitorar planos, programas, projetos e atividades conjuntas, destinadas a melhorar as condições econômica, social, ambiental, política, institucional, cultural, informação e tecnologia e de infra-estrutura da região - dimensões ou bases do desenvolvimento sustentável e, especialmente, as condições de saneamento e uso das águas das Bacias dos Rios Urucuia e Carinhanha, bem como prestar serviços a quaisquer iniciativas de cunho social, educacional, cultural, esportivo, turístico e ambiental, em toda a região, incluindo Formoso.
Trata-se de uma instituição que busca complementar o poder municipal e estimular arranjos adequados à prática da cooperação intergovernamental, na execução das políticas públicas sustentáveis e resolução de problemas comuns, a partir de uma perspectiva regional de desenvolvimento humano, social e sustentável. Entre os principais objetivos ela almeja viabilizar a gestão pública de ação intermunicipal em que a solução de problemas comuns só pode se dar por meio de políticas e ações conjuntas com a sociedade civil (povo).
Visando atingir seus objetivos a VALE DO RIO URUCUIA articula parcerias estratégicas, dentre elas, com o Ministério da Integração Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário – SDT/MDA, Ministério da Cultura – SAI/MINC, Fundação Banco do Brasil, SEBRAE, Ministério da Agricultura, Prefeituras Municipais, Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Urucuia e Carinhanha, Território da Cidadania Noroeste de Minas, entre outros.
AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS
Ao longo de 9 (nove) anos de trabalhos, articulações, sensibilização, mobilização, formulação, experimentação, desconstrução e construção, a Vale do Rio Urucuia, realizou com seus diversos parceiros,os seguintes sub-projetos, ações e redes:
ü Implantação da tecnologia social “DLIS” Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, em 8 dos 11 municípios integrantes da referida microrregião, articulados através de fóruns de desenvolvimento local e microrregional e redes interdependentes de arranjos institucionais com abordagem territorial;
ü Articulação de redes de economia solidária (grupos de produtores, comercialização e consumidores);
ü Incentivo à organização e fortalecimento de novas institucionalidades articuladas em redes como estratégia de garantia da sustentabilidade (continuidade) dos bons projetos e processos de desenvolvimento local e regional, independentemente das alternâncias dos governos locais, estadual ou federal (Agências de Desenvolvimento Local, Centrais de Associações de Agricultores Familiares, Clubes da Melhor Idade, Consórcio de Prefeitos, articulação do CONSAD Urucuia Grande Sertão, Cooperativas de Agricultores Familiares, Rede de Mulheres Empreendedoras, Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão, etc);
ü Incentivo à organização de Arranjos Produtivos Locais - apelos, como estratégia de diversificação das atividades produtivas de alta densidade econômica com integração agriculturaXpecuáriaxindústriaXserviços, organização e fortalecimento de redes de colaboração solidária entre os produtores e consumidores e criação de um sistema produtivo microrregional que seja competitivo e interdependente em relação a outros sistemas extra-territorial;
ü Apoio à organização e fortalecimento de rede de micro e pequenos negócios;
ü Realização de Seminários sobre educação para a sustentabilidade;
ü Desenvolvimento de capacitação na área de organização social e associativismo;
ü Elaboração do pré-inventário turístico do Circuito Urucuia Grande Sertão em parceria com o SEBRAE;
ü Implantação e fortalecimento de projeto de apicultura em 10 municípios do Vale do Urucuia com 72 apiários instalados (Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Formoso, Pintópolis, Riachinho, São Romão, Uruana de Minas e Urucuia);
ü Construção de uma unidade de beneficiamento de mel com todos os equipamentos em Arinos e uma unidade administrativa para instalação do Sistema de Inspeção Federal;
ü Implantação de 07 (sete) unidades produtivas de fruticultura irrigada beneficiando 08 comunidades diretamente (Arinos, Riachinho, Uruana de Minas, Urucuia);
ü Construção de uma unidade de processamento de frutas tropicais e frutos do cerrado em Arinos;
ü Implantação de 200 hectares de variedades de mandioca para aproveitamento integral na alimentação humana e animal;
ü Implantação de 06 fábricas de ração à base de mandioca nos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Pintópolis, Riachinho, Uruana de Minas e Urucuia;
ü Implantação do Programa Produzir em Buritis resultando em diversos produtos à base de mandioca (farinha periquita, ração periquita, sabão, vinagre, beijus, biscoitos, tortas, bolos, pizzas, etc);
ü Implantação de projeto de mandiocultura em Buritis com a implantação de uma fábrica de polvilho;
ü Participação dos produtores em intercâmbios para diversos congressos nacionais de mandiocultura, entre eles, Paranavaí no Paraná, visita à Embrapa Cerrados e Embrapa fruticultura em Cruz das Almas;
ü Implantação e fortalecimento de projetos de artesanato com capacitação para elaboração de novos produtos, tais como: bordados, caixinhas de madeira, arranjos, flores e cestas com cipó e sementes, produtos em argila, gestão, associativismo, cooperativismo, formação de preços e comercialização de produtos;
ü Criação de 03 associações locais, 01 associação regional e fortalecimento institucional de 05 (cinco) associações locais de artesanato;
ü Realização de mutirões, mostras e feiras de artesanato do Vale do Urucuia;
ü Incentivo e parceria para participação das fiandeiras no I e II Congresso Mineiro de biodiversidade, entre outros eventos;
ü Implantação do centro tecnológico de desenvolvimento do Urucuia Grande Sertão com estufas, unidades demonstrativas de fruticultura e diversas tecnologias sociais (agora doado para o Instituto Federal Campus Arinos);
ü Implantação de 2900 unidades de conservação de água (barraginhas) em 9 municípios;
ü Implantação de 4 (quatro) estações digital (Arinos, Sagarana, Santa Fé e São Romão) com apoio à capacitação, informação e inclusão digital;
ü Apoio ao turismo com a construção e implantação de Portal de desenvolvimento do Vale do Urucuia;
ü Apoio a novas tecnologias com a construção e instalação da central de comercialização e informações tecnológicas do Vale do Urucuia;
ü Implantação de unidades de produção de peixe em cativeiro (arranjo produtivo de piscicultura do vale do Urucuia) em seis municípios em parceria com o ministério da Integração Nacional;
ü Construção de uma unidade de processamento de peixe em Arinos;
ü Articulação de projetos de fortalecimento institucional das Comunidades Quilombolas de São Félix em Chapada e Ribanceiras em São Romão, sendo eles: construção de fábrica de farinha de mandioca; aquisição de equipamentos para a fábrica de farinha; capacitação em artesanato, turismo, agoextrativismo, agrofloresta, ração á base de mandioca, penteado afro; elaboração de diagnósticos, entre outros, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Agrário, SEPPIR, SEBRAE, Prefeitura de Chapada Gaúcha, etc.
ü Resgate da cultura quilombola com a gravação de um CD;
ü Implantação de projeto de produção agroflorestal café com floresta;
ü Incentivo à produção de biodiesel com a Implantação de 04 unidades de produção de pinhão manso e girassol em Arinos, Buritis, chapada Gaúcha e Bonfinópolis de Minas;
ü Implantação de projeto Escola Sagarana com a instalação de uma oficina permanente de marcenaria, um grupo de teatro, oficinas de esporte e lazer, oficinas de educação ambiental, oficinas de empreendedorismo, agenda 21 e economia solidária; capacitação de educadores e monitores em metodologias de desenvolvimento regional; elaboração do referencial estratégico da Comunidade de Sagarana, elaboração de projeto político pedagógico da Escola Vasco Bernardes;
ü Participação na realização do III, IV, V, VI, VII, VIII e IX encontros dos Povos do Grande Sertão Veredas;
ü Realização do 1º, 2º e 3º encontro de parceiros do Vale do Urucuia em Sagarana;
ü Articulação para instalação do Instituto Federal Campus Arinos com a doação de terreno, prédios, equipamentos, rede elétrica e materiais.

Projetos em execução em 2010

ü Projeto Bases de Mulheres do Vale do Urucuia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário no valor de R$ 200.379,40;

ü Projeto Ponto de Cultura no município de Arinos no valor de R$ 180.000,00;

ü Projeto de Revitalização cultural da Bacia do São Francisco em parceria com o Ministério da Cultura no valor de R$ 378.360,00;

ü Implantação de 12910 barraginhas no Vale do Urucuia nos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Formoso, Pintópolis, Riachinho e Urucuia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arinos, Codevasf e Consórcio no valor de R$ 3.081.191,05

ü Projeto de assessoria técnica para produção orgânica e criação de sistemas participativos de garantia de produtos da agricultura familiar no Território Noroeste de Minas em 07 municípios (Arinos, Bonfinpopolis de Minas, Chapada Gaúcha, Formoso, Pintópolis, Riachinho e Urucuia) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário no valor de R$ 103.100,00;

ü Projeto Assessoria técnica para continuidade do projeto miniagroindústria em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário no valor de R$ 103.100,00.
Obs.: Este projeto é somente para os municípios de Bonfinópolis de Minas, Chapada Gaúcha e Pintópolis.

Projetos implantados em Formoso

ü Reuniões/oficinas de capacitações em turismo, agroextrativismo, artesanato, entre outros;
ü Implantação de apiários com doação de melgueiras, insumos, jvcalecos, equipamentos de processamento, tais como: centrifugas, mesas desoperculadoras e decantadores;
ü Implantação de 256 barraginhas em parceria com a Fundação Banco do Brasil;
ü Projeto de revitalização cultural com o mapeamento da cultura de Formoso, realização de encontro local, organização dos grupos culturais, apoio para criação da Secretaria de Cultura de Formoso;
ü Implantação de telecentro de inclusão digital com 05 (cinco) computadores completos no PA Três Capões;
ü Capacitação de agricultores para certificação de produtos da agricultura familiar;
ü Implantação de 05 PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, Instituto de Terras, Consad Urucuia Grande Sertão e Agência Vale do Rio Urucuia.
Valor estimado dos projetos já implantados em Formoso: R$ 158.000,00

Projetos a serem implantados pelo Consórcio Público de Prefeitos da Região com articulação da Vale do Rio Urucuia:
ü Implantação de 1332 barraginhas em parceria com a Codevasf e Prefeitura Municipal de Arinos no valor de R$ 317.904,00;
ü Implantação de 1 ponto de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura no valor de 180.000,00;
ü Implantação de programa de leitura com a contratação de 06 agentes de leitura em parceria com o Ministério da Cultura no valor aproximado de R$ 40.000,00;
ü Implantação de 05 PAIS em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário pelo Território da Cidadania Noroeste de Minas no valor de 29.429,00;

Dona ESTEVA aos 80 Anos

Xiko Mendes


Ela é meu ser mais importante do Mundo:
Sábia, bondosa e acima de tudo humana.
Tem por todos um amor eterno, profundo!
E age 24 horas como verdadeira “mãezona”.
Vive sempre querendo que o melhor
Aconteça na vida de todos os parentes.
Reage, brava, em defesa de todos nós,
Orgulhando-se de teus descendentes,
Dedicando-se a não deixá-los só.
Reza, reza e pede ao Deus potente,
Invocando-O como o nosso protetor,
Guardião do futuro de nossa gente.
Uma mulher guerreira, ousada!
Ela nunca se deixou vencer!
Sozinha foi criada;
Destino: Sonhar, Lutar, Viver!
Essa tem sido a sua grande missão:
Se colocar a serviço da família!
Olhar o próximo como um irmão!
Utilizar o tempo para dignificar a vida!
Ziguizaguear entre os caminhos do coração
Amando a mim, a vocês e ao seu esposo: JOÃO!!

Nota do Editor: Ao contrário do que foi anunciado na edição anterior, deixaremos para publicar futuramente o texto integral do poema “Despedida Triunfal a uma Mãe Heroína”. O autor achou conveniente homenagear nesta edição a poesia em acróstico, que foi lida no sábado, cinco de setembro de 2009, por ocasião do 80º Aniversário de Dona Esteva Rodrigues de Souza. No dia 15/9 do ano passado (cerca de 1:30 da manhã) – dez dias após sua festa natalícia – Dona Esteva sofrera um infarto, foi internada no Hospital Prontonorte, mas recuperou-se, vivendo mais dez meses até vir a falecer na terça-feira, 6 de julho de 2010 (3:30 da madrugada), vítima de derrame cerebral.

Confissões de Zilu Carsivallos

Xiko Mendes


Confesso que sou mesmo ladrão
E nessa Prefeitura adoro mentir.
Eu nunca falo pra você um Não
Porque é meu jeito para te iludir.

Aprendi “politicar” enrolando,
Passando todo mundo para trás.
É assim que eu vou governando
Como prefeito malandro demais.

Minha estratégia em cada eleição
É ganhar comprando os votos.
Engano os adversários e o povão
E eles juntos eu sempre derroto.

Eu sou um homem de decisão
E sempre tomo a melhor atitude:
Roubo o dinheiro da Educação
E desvio verba que é da Saúde.

Eu sou na cidade o mais esperto
Que qualquer político da região.
Sou eleito sem nenhum projeto,
Só manipulando o pobre cidadão.

Dizem que eu sou meio matuto.
Começo obras e nunca termino.
Só digo que eu sou um corrupto
Que engana sábios e os grã-finos.

E há vários mandatos eu disputo
Usando muito suborno e sinecura.
Comigo não tem interesse público.
O que quero é roubar a Prefeitura.



Não vote antes de conhecer o seu candidato

Uma das condições éticas importantes para verificar quem é o seu candidato é analisar quanto ele vai gastar para ganhar a eleição, como serão feitos esses gastos, quem são seus financiadores de campanha, quem são seusm apoiadores em Formoso e como esse candidato vai se relacionar, depois de eleito, com aqueles que são corresponsáveis pelo patrocínio da vitória dele. Veja abaixo informações úteis para você sobre os principais candidatos apoiados por lideranças formosenses. E pedimos: NÃO VENDA SEU VOTO PARA NENHUM DESSES CANDIDATOS! Tome cuidado com candidato que prevê gastar muito dinheiro na campanha, pois, depois de eleitos, eles roubam dinheiro público para compensar o que gastou para ganhar a eleição.

Nome do Candidato
Aécio Neves
Alcides Ribeiro
Almir Paraca
Anastasia
Antônio Andrade
Fernando Pimentel
Gustavo Correa
Hélio Costa
Itamar Franco
Júlio Delgado
Paulo Guedes
Silas Brasileiro
Weliton Prado
Zito Vieira

Cargo disputado
Senador
Deputado Estadual
Deputado Estadual
Governador
Deputado Federal.
Senador
Deputado Estadual
Governador
Senador
Deputado Federal
Deputado Estadual
Deputado Federal
Deputado Federal
Senador

Declaração de Renda
617 mil reais.
8,1 milhões.
500 mil reais.
270 mil reais.
3,1 milhões.
1,6 milhões.
903 mil reais.
1,3 milhões.
1,7 milhões.
629 mil reais.
572 mil reais.
6,5 milhões.
461 mil reais.
29 mil reais.
TOTAL: 26,2 milhões.

Previsão de Gastos na Campanha
12 milhões.
2,5 milhões.
2 milhões.
35 milhões.
2,5 milhões.
10 milhões.
3 milhões.
36 milhões.
12 milhões.
4 milhões.
2 milhões.
2,5 milhões.
3 milhões.
5 milhões.
TOTAL: 130,5 milhões.

Principais apoiadores em Formoso:
Luizinho Silva e Orlando Silva
Orlando Silva
Xiko Mendes e Antônio de Hermógenes
Luizinho Silva, Dinarte Ornelas e I.J. Balbinot
Orlando Silva
Xiko Mendes e Zé Miguel
Luizinho, família Ornelas e Zé Miguel
Orlando Silva e Raimunda Muniz
Luizinho Silva
Xiko Mendes e Antônio de Hermógenes
Raimunda Muniz
Luizinho Silva, família Ornelas, Coopertinga e Zé Miguel
Raimunda Muniz
Xiko Mendes, Raimunda Muniz


Câmara comemora 46 sem homenagear seu criador

Esse poema é uma homenagem que foi preparada para ser lida por seu autor durante a Solenidade dos 46 anos de criação da Câmara de Formoso, dia 6/8/10. Por coincidência, Seu Osvaldo morreu dia 6 de agosto de 1990; e foi quem criou e instalou nossa Câmara Municipal, quem primeiro a presidiu e quem deu posse ao 1º prefeito e vereadores, mas NEM SEQUER FOI LEMBRADO por quaisquer dos oradores chamados “a dedo” pelo “Apresentador desse evento político-amnésico” que, combinado com o Presidente da Câmara Municipal, declarou encerrada a Sessão sem que desse oportunidade de a platéia se manifestar como é democrático e sempre é o costume, pois o Legislativo é a “casa do povo”.
Esse Jornal reprova a vergonhosa “censura velada” e intencionalmente pensada pelos organizadores do evento feito no dia em que Seu Osvaldo completou 20 anos de sua morte. Que vergonha! Nesse evento também foram distribuídos dois poemas de Xiko Mendes em homenagem ao Seu Terto (nós preparamos também uma rica biografia dele como 1º Prefeito de Alvorada do Norte-GO, fato nem sequer lembrado) e ao Sr. Marindingo, pessoas homenageadas na solenidade em que “esqueceram” (também intencionalmente??) do HOMENAGEADO PRINCIPAL: o Criador da Câmara de Formoso, que é pai do atual Vice-Prefeito, Dinarte, do Vereador Ion Ornelas e da Secretária Municipal de Educação, Vera Ornelas. É nisso que dá usar a História e a Cultura de Formoso para TIRAR PROVEITO POLÍTICO.
Advertência: a Câmara de Formoso aprovou recentemente quase cem títulos de Cidadão Honorário para fazendeiros da Coopertinga. Nada contra o mérito de quaisquer deles, mas alertamos que BAJULAÇÃO sem critério ético ou técnico beira o ridículo, sobretudo porque essas “honrarias”(?) implicam em CUSTOS (dizem que é próximo de 4 mil reais) PAGOS COM DINHEIRO PÚBLICO. Será que Ion Ornelas tinha razão quando disse que na Câmara existe um bando de puxa-sacos?

Página Literária: Liberdade de Expressão ou Ficção Catilinária
“Qualquer semelhança com a realidade é mera coIncidência”
Carta de J.F.Kaskavéu (para Dona Florisbela Lorena)

Sei que nossa correspondência tem obtido muito sucesso entre pessoas que sabem das coisas e teme dizê-las. Não fiquem com medo. Peço aos moradores de Barão de Lucasil que me contem tudo o que sabe sobre os políticos corruptos e ineptos dessa cidade esquecida no interior da República de Lisarb. Seu nome não será citado aqui nem em lugar algum, só o que você disser. Sou guardiã de segredos. E hoje venho te contar um deles: consegui com Fortunata Laranjeira – parente bastarda de ZILU Carsivallos – uma entrevista dada por ele numa sessão de terapia da M.A.F.I.A que ele criou e tem como diretores Dr. Quintiliano Louzada Hernández, Arilson Rosa, Giuseppe Garanhão, Norberto Górdio e Adelmirón Venda-nova, o Gigante.
Para quem não sabe, FORTUNATA vive longe daqui, em Delcoronam – e como diz o próprio sobrenome – ela é a pessoa que gerencia os negócios espúrios e secretos do Prefeito de Barão de Lucasil, que vem acumulando fortunas mediante enriquecimento ilícito desde quando ele fundou a M.A.F.I.A com apoio dos cinco “laranjas” ora citados. A M.A.F.I.A é uma “organização não-governamental”, que depende do governo, para existir. Veja abaixo um trecho do “testemunho” dado por Zilu como parte da “terapia” dele para deixar de mentir. Ainda não sabemos se ele deixará esse doloroso vício que muito prejudica a população que vota nele e é “narcotizada” por sua lábia populista.
Fortunata Laranjeira: É verdade que o Senhor Prefeito é portador de uma doença estranha?
Zilu: Sim. Mas só tive consciência disso na véspera do natal quando um médico, em Capim Branco, diagnosticou que sou sofro de Mitomania Hipocondríaca. É uma forma de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) que nos transforma em doentes mesmo com saúde: a gente mente dia e noite sem ter consciência de nada. Eu mesmo não sei dizer NÃO. Aqui na Prefeitura digo SIM pra todo mundo só pra enrolar os bestas. Se pede uma ambulância, um carro para viajar ou um trator pra assentamento eu digo que pode ir à Garagem que está tudo liberado. Mas antes telefono pro meu Diretor de Transportes, que é outro embromador, e peço-lhe que invente uma grande mentira. O coitado vai embora, mas de tão besta que é, ainda acredita. Agora sei que não faço isso por querer e assumo publicamente que sou o maior mitoMANÍACO DE BARÃO DE LUCASIL.
F. Laranjeira: Também é verdade que o Senhor criou e é Presidente de uma associação que ajuda quem sofre de MITOMANIA?
Zilu: Criei a ONG M.A.F.I.A – Mentirosos Arrependidos em Fase de Integração por Autoanálise. Aqui na M.A.F.I.A faço sessões de terapia com psicanalistas onde o manual de instruções diz que para curar do meu VÍCIO em MENTIR é preciso falar a verdade sempre. Mas tá sendo difícil porque a vida toda eu menti. Por exemplo, só consegui virar prefeito porque o tempo todo EU MINTO e o Povo acredita. Isso é mágico não é? Mas é compulsão. Como tanta gente é enganada por uma única pessoa!! É por isso que “Minha Luta”, livro escrito por Hitler, foi o único que terminei de ler. Mas vamos ao que interessa. A nossa M.A.F.I.A é um centro de recuperação da Verdade dissimulada. Tenho duas sessões por mês. Por isso que viajo muito e minto dizendo pro povo que é pra buscar verbas.
Belo Oriente é onde fica a sede de minha M.A.F.I.A. Viajo pra me curar desse mal e pra depositar na conta de minha M.A.F.I.A o dinheiro surrupiado dos cofres públicos. Afinal – minha querida Fortunata – quem bem sabe disso é você, que é minha “Rainha dos Laranjas”, a pessoa que uso pra comprar minhas fazendas com dinheiro público lá em Serra da Gruta Sagrada, município onde tenho plantio de MARMELADAS com financiamento federal. Quando terminar meu mandato, vou morar lá na Serra e retomar minha vida política como Vereador. Assim, discretamente, como quem não quer nada. Foi assim que enganei esses BESTAS aqui em Barão de Lucasil. Estou proibido de mentir. Não sei se consigo.
F. Laranjeira: Vamos fazer o teste. O senhor está sabendo como anda a Creche Pública Municipal Éden Pueril?
Zilu: Não vou mentir dessa vez. Essa creche é a única da cidade. Lá tem 75 crianças, mas é um espaço que não cuido faz tempo. Até três cobras venenosas já matamos no quintal da creche por causa do matagal que tinha lá. Como é um prédio que foi construído há 60 anos, o telhado tem goteiras em todas as salas. Quando chove é criança molhada correndo pra todo lado. Lá também tem centenas de morcegos. Em plena luz do dia, as crecheiras já cansaram de ver morcegos cagando nos pratos de comida das crianças e transmitindo doenças perigosas.
Agora existe um Programa inventado pelo presidente Lalu. E a gente recebe dinheiro pra comprar alimentos dos agricultores assentados. Esses produtos são pra melhorar a merenda da creche e das escolas. Antes eu só comprava feijão com farinha pro lanche das crianças. Agora os agricultores entregam alimentos pra Prefeitura, mas não tô nem aí. Com os produtos bons, vêm também alimentos imprestáveis como banana verde ou madura demais, laranja azeda ou podre, que as merendeiras jogam fora. Compro produto vencido mais barato, mas tiro nota de produto bom para poder ficar com a diferença, que é doada pra minha M.A.F.I.A. E depois divido o valor com os demais diretores da nossa associação.
F.Laranjeira: O jornalista Menchikovski Stevinsky Kapuawa, dono do jornal “Vozes Verrinárias”, o acusa de CORRUPTO. É verdade?
Zilu: Isso é uma grande injustiça! Afinal, sou o maior Tocador de Obras Inacabadas ou mal feitas que Barão de Lucasil já viu. É verdade que não termino nenhuma. Só começo. Sabe por quê? Prefeito que inicia e conclui logo suas obras, leva desvantagem. O atraso tem dois objetivos: termino a obra sempre perto de eleições para convencer eleitores a votarem em mim ou em meus candidatos como agora em 2010; e quanto mais se atrasa mais dinheiro é liberado para a obra. E a “comissão” é de no mínimo 50% – valor que deposito nas contas secretas da minha M.A.F.I.A. Essa ONG precisa de dinheiro para seus projetos “terapêuticos”. E a Prefeitura aqui é sua principal doadora. Muita gente me acusa de ter destruído as nascentes do Bairro Grotão. E nenhuma obra fiz lá. Mas foi graças a essa devastação ambiental que consegui amealhar milhões pra minha M.A.F.I.A.
Recebi 700 mil pra fazer uma escola no assentamento Safrange e depositei tudo nas contas da nossa M.A.F.I.A. Dizem que meu Quinteto de assessores na M.A.F.I.A andam comprando casas, carros novos, animais e fazendas com dinheiro da Prefeitura porque com o salário deles não seria possível. Mas esse patrimônio não é deles. É da nossa M.A.F.I.A. E tudo isso é para financiar as “terapias” contra Mitomania – o que é justo, pois estamos cuidando de “doentes” que também sofrem de outro mal: a Creptomania.
Dizem que há mais de dois anos não termino as obras do Orfanato e do Centro de Medicina Geriátrica em Barão de Lucasil. O preço inicial delas era de 680 mil, mas consegui quintuplicar esse valor, aumentando assim a mesada que é redistribuída pro meu Quinteto Corrupto, que dirige minha M.A.F.I.A, tudo combinado com o dono da construtora, que é um ex-prefeito de cidade vizinha de quem sou sócio. Dizem também que não compro ônibus novos pra carregar alunos, mas a Prefeitura não tem recursos para substitui-los nem eu quero. Mantendo dezenas de ônibus velhos, todo dia FINJO que várias peças foram quebradas. Aí vou a uma autopeça em Capim Branco. Eles emitem notas frias de centenas de peças novas, que não são compradas. E o dinheiro sai dos cofres públicos e é depositado nas contas da M.A.F.I.A. Se comprar novos ônibus escolares eu levo prejuízo. Não sou ladrão. Eu, minha mulher e meus assessores não temos rabo preso com ninguém. A única fidelidade que exijo deles é que não contem os segredos de minha vida pública. Sou um homem justo: metade do dinheiro da Prefeitura é gasto com o povo em Barão de Lucasil. A outra metade também tem Fins “SOCIAIS”: é doada pra nossa associação de Mitomaníacos Arrependidos em Fase de Integração por Autoanálise. Quero aqui fazer um apelo ao nosso povo: doe você também um dinheirinho pra nossa “entidade”! Ajudem os Mitomaníacos e Cleptomaníacos de nossa cidade! Assim, a gente terá um bilionário caixa (dois) pra comprar a próxima eleição daqui dois anos porque nossa M.A.F.I.A é uma ONG chapa-branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.