TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

02/12/2011

XIKO MENDES tem vários livros sobre FORMOSO-MG

Você conhece a REGIÃO que serviu de cenário para o romance
GRANDE SERTÃO: VEREDAS ? Então...

Leia o livro “Formoso de Minas no final do Século XX – 130 Anos!” do escritor Xiko Mendes!

Nesse livro, que o Autor gastou 17 anos de pesquisa por conta própria, e tem 645 páginas com 342 fotos históricas e paisagísticas dentre elas imagens deslumbrantes do PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS (que fica dentro de Formoso-MG), você encontrará não só a História e a Cultura bicentenárias do POVO FORMOSENSE, (além de dezenas de documentos históricos citados ou reproduzidos em fac-símiles), mas também dados interessantes sobre o Norte de Minas e o URUCUIA – que tanto seduziu Guimarães Rosa em sua viagem de 1952. A obra de Xiko Mendes tem enfoque contextualizado e, por causa disso, virou tema da TESE DE DOUTORADO “Margens Escritas” (2003), no Departamento de Antropologia da UnB, pela Drª Andrea Borghi, Profª da Universidade Estadual do Amazonas, em Manaus.

Publicada em 2002, a obra teve REPERCUSSÃO NA IMPRENSA NACIONAL merecendo reportagens elogiosas dos jornais “Estado de Minas” (BH, 2/7/02) e do “Correio Braziliense” (Bsb, 9/8/02). Xiko Mendes conta a HISTÓRIA DE FORMOSO e de sua Região desde 1736. Relata fatos emocionantes como a visita a Formoso, em 1778, do Governador D. Luiz da Cunha Menezes, que foi personagem do livro “Cartas Chilenas” do poeta inconfidente Thomas Antônio Gonzaga; comenta sobre a Passagem da Coluna Prestes pelo Vale do Urucuia e em Formoso, em 1925; discorre, em dezenas de biografias, sobre a vida de personagens fabulosos como Antônio Dó – o “Lampião do Urucuia” e seu bando ou sobre o Coronel Joaquim Gomes Ornelas, formosense que chegou a ser indicado Vice-Governador de Goiás. Como se vê, o livro não é só de interesse do leitor local, mas de qualquer brasileiro intelectualmente interessado em CONHECER O SERTÃO DO BRASIL e seu trágico itinerário rumo à modernidade.

Formoso – território que foi visitado em 1818 pelos cientistas alemães SPIX e MARTIUS, e em 1840, pelo cientista inglês George Gardner, ambos dedicando-lhe páginas memoráveis – é também descrito pelos escritores mineiros Olímpio Gonzaga (1910), Guimarães Rosa (1956) e agora por um filho da terra, Xiko Mendes. O livro FORMOSO DE MINAS NO FINAL DO SÉCULO XX – 130 ANOS! é leitura obrigatória para você, que quer conhecer melhor o município de FORMOSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.