TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

31/03/2013

ASSUERO CARNEIRO DE ALMEIDA, EX-VEREADOR DE FORMOSO-MG, MORRE AOS 91 ANOS.


BOA NOITE AMIGOS DE FORMOSO E ARINOS,

A ONG UNIFAM, a Revista BA.GO.Minas e o jornalRepórter Marco Trijunção, enviam à família e amigos suas condolências (pêsames) e informa ao Povo dos Municípios da REGIÃO DO MARCO TRIJUNÇÃO, fronteira entre Bahia, Goiás e Minas, que faleceu ontem e foi sepultado na tarde de hoje, em Arinos, Noroeste de Minas, o fazendeiro e ex-vereador ASSUERO CARNEIRO DE ALMEIDA (6/12/ 1921 - 30/3/2013). 

Assuero, 91 anos, descendia de famílias que estão presentes na História de Formoso há dois séculos. Ele era filho de José Carneiro da Rocha, neto de Adelina Borges Carneiro, bisneto de Antônia Maria Carneiro Mendes e trineto de Silvério Mendes Teixeira e D. Bernardina Maria da Purificação Carneiro da Rocha e Silva. Era irmão do escritor João Rocha, que mora em Cuiabá-MT, e do ex-deputado matogrossense já falecido, Djalma Rocha, e pai do ex-vice-prefeito de Formoso, Edgar Carneiro, e do ex-vereador, também de Formoso, Izoldino Carneiro. 

Seu Assuero foi pioneiro do desenvolvimento em Formoso e Arinos, contribuindo, decisivamente, para a emancipação política dessas cidades que em 2013 comemoram 50 anos como municípios. Vaqueiro, peão de boiadeiro, boiadeiro, depois fazendeiro e comerciante em Arinos, Seu Assuero casou-se com Maria Teixeira de Araújo gerando onze filhos, e depois com Alice Carneiro Valadares, filha de Francisco Fernandes Valadares (primeiro prefeito arinense) e neta do Major Saint Clair F. Valadares, recriador do município de São Romão, há 90 anos, em 1923.


Seu Assuero Carneiro foi vereador de Formoso por duas vezes (1964-1967 e 1971/1972). A sua morte deixa um grande vazio na História do Vale do Urucuia, pois gravou na memória da região sinais indeléveis no desenvolvimento do nosso povo. Seu Assuero, atendendo nosso convite, esteve em Formoso-MG, no sábado, 2 de março de 2013, durante um evento de nossa ONG, prestigiando os 50 anos de criação do Município de Formoso. 

Infelizmente, num país sem memória como o Brasil onde as picuinhas políticas e a avareza prevalecem sobre a grandeza cívica dessa grande Pátria, seu Assuero não teve, em vida, nenhuma homenagem feita de forma oficial pelo Município de Formoso. Esperamos que a Câmara Municipal de Formoso, aproveitando esses 50 anos da emancipação de Formoso, ainda faça nesse ano uma homenagem para Seu Assuero, que foi integrante da primeira legislatura formosense. Em 5 de agosto de 2014, a CÂMARA MUNICIPAL DE FORMOSO vai (?) "comemorar" 50 anos de instalação. Quem sabe alguém lembre de homenagear quem realmente mereça. Eu, humildemente, tenho contribuído, mesmo sem apoio, para que a memória dos pioneiros dessas cidades da REGIÃO DO MARCO TRIJUNÇÃO não despareça. Fica aí o nosso recado (desabafo) patriótico para que as autoridades com mandato delegado pelo nosso povo não se esqueçam que povo sem memória é bom para os políticos demagogos, mas é ruim para a Posteridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.