TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

16/03/2013

UNIFAM (Carta Aberta aos Nossos Parceiros)


U n i f a m
UNIÃO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO E FORTALECIMENTO DE AÇÕES PARA MUNICÍPIOS DO MARCO TRIJUNÇÃO.
Entidade fundada dia 9/10 de 2005.
Sede: Formoso – MG, Subsede: Brasília – DF.

Formoso-MG, Março de 2013.

Carta Circular Aberta às Comunidades e Autoridades que representam a REGIÃO DO MARCO TRIJUNÇÃO (região interestadual formada por Municípios da Fronteira entre os Estados da Bahia, Goiás e Minas).

Temos a honra de comunicar-lhes nesse momento os nossos objetivos e nossos propósitos em defesa do desenvolvimento local e regional integrado sustentável. Somos a ONG UNIFAM, entidade sem fins lucrativos que funciona de forma ativa e regular desde 2005, inicialmente, com o objetivo de contribuir com ações para o desenvolvimento de Formoso-MG, cidade localizada na trijunção das fronteiras de Minas com Bahia e Goiás. Mas o nosso Estatuto foi recentemente reformado, ampliando as finalidades e o campo de atuação de nossa entidade.
De acordo com o artigo 1º do nosso Estatuto, “a UNIFAM é uma AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERCOMUNITÁRIOS, VOLUNTARIADO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO MARCO TRIJUNÇÃO, constituída para intermediar e construir Parcerias de Integração SUSTENTÁVEL como instrumento de COOPERAÇÃO Comunitária, Local e Regional, com a finalidade de divulgar e executar Ações, Ideias, Projetos e Programas de Desenvolvimento e Planejamento ESTRATÉGICOS do Progresso material e intelectual no território que abrange os Municípios da Região do MARCO TRIJUNÇÃO, bem como conscientizar e articular a Sociedade Civil Local e as suas Lideranças no Processo de Formulação, Execução e Acompanhamento de DIRETRIZES ESTRUTURANTES (Políticas Públicas e Empreendimentos Particulares), ambos destinados à implantação e consolidação de um Modelo Estratégico de Desenvolvimento Local Integrado Sustentável (MEDLIS), QUE INTEGRE A FRONTEIRA ENTRE OS ESTADOS DA BAHIA (região Nordeste), GOIÁS (região Centro-oeste) E MINAS GERAIS (região Sudeste), formando uma nova territorialização por meio de uma futura REDE DE CIDADES SUSTENTÁVEIS, baseada nos princípios do Manifesto de Criação do Movimento Nativista PAIDEIA CATRUMANA por uma CONSCIÊNCIA BAIANGONEIRA, inscritos no presente Estatuto, e em outros documentos oficiais que vir a ser aprovados por essa Entidade”.
Um dos nossos projetos é o jornal REPÓRTER MARCO TRIJUNÇÃO, um veículo de imprensa que circula regularmente desde janeiro de 2010, mas que abordava apenas o município de Formoso-MG. Agora o nosso jornal terá circulação nos municípios do Nordeste Goiano, Oeste da Bahia, Noroeste de Minas e RIDE-DF. Também o nosso jornal não mais circulará em formato tabloide, mas, sim, em padrão germânico (jornal grande). A finalidade desse jornal será sempre promover a integração dos municípios da REGIÃO DO MARCO TRIJUNÇÃO situados na fronteira entre Bahia, Goiás e Minas.
Outro de nossos objetivos será lutar pela criação da RIDE TRIJUNÇÃO – REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO ENTORNO DO MARCO TRIJUNÇÃO ENTRE BAHIA, GOIÁS E MINAS, prioritariamente, a ser composta pelos municípios goianos de Sítio da Abadia, Damianópolis e Mambaí, pelos municípios mineiros de Formoso, Arinos e Chapada Gaúcha, e pelos municípios baianos de Cocos e Jaborandi. Nesse momento já entramos em contato com a maioria dos prefeitos deixando-lhes ciente desse assunto. E para isso, já elaboramos projeto de lei complementar que será encaminhado ao Congresso Nacional propondo a institucionalização da RIDE TRIJUNÇÃO. Com esse propósito, já acertamos com a Prefeita de Formoso-MG, Maria Domingas Marchese (Profª Nena), a realização, antes de julho de 2013, em Formoso-MG, do 1º Encontro de Parceiros da Região do Marco Trijunção, com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças locais de cada um desses oito municípios. As pessoas serão oficialmente convidadas pela Prefeita de Formoso. Junto com o projeto da RIDE TRIJUNÇÃO, a ONG UNIFAM também está propondo-lhes a criação da AMEM – ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO ENTORNO DO MARCO TRIJUNÇÃO ENTRE BAHIA, GOIÁS E MINAS, igualmente, com o mesmo propósito de integrar esses oito municípios acima citados.
Esses e outros dos nossos objetivos só serão concretizados em prol do desenvolvimento regional na fronteira entre BAHIA, GOIÁS E MINAS se tivermos apoio dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, população e lideranças comunitárias dos municípios da REGIÃO DO MARCO TRIJUNÇÃO.
Nesse momento, vimos, humildemente, pedir-lhes o apoio para que esses sonhos se tornem reais em benefício de SÍTIO DA ABADIA, DAMIANÓPOLIS, MAMBAÍ, FORMOSO, ARINOS, CHAPADA GAÚCHA, JABORANDI, COCOS e outras cidades vizinhas na REGIÃO DO MARCO TRIJUNÇÃO.
Os nossos contatos institucionais serão feitos pelo Sr. Wanderson Cavalcante da Silva (Pakito), que é o Diretor de Relações Institucionais da ONG UNIFAM.
Contamos com a colaboração de todos(as) e estamos à disposição para prestar mais informações e firmarmos PARCERIAS INSTITUCIONAIS COM AS PREFEITURAS, CÂMARAS DE VEREADORES, ENTIDADES E EMPRESAS DE NOSSA REGIÃO.

Abraços!

ESCRITOR XIKO MENDES (Diretor Executivo da UNIFAM).
(Movimento Nativista Paideia Catrumana por uma Consciência BAIANGONEIRA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.