TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

28/04/2013

XIKO MENDES (POESIA).


Carta a um Parceiro (In)Confidente

                                                                                  
Xiko Mendes


Como andam as coisas nessa cidade? 
Para mim, parece tudo meio esquisito, 
Enigmático, indecifrável. 
Estou muito desanimado com essa cidade. 
Uma névoa de apreensão e perplexidade
Paira sobre o céu
E escondido na minha penumbra, 
Não consigo enxergar gotas de otimismo 
Nos horizontes da terra onde o Sol 
Iluminou o marco zero da minha existência.
Uma luz distante e fugidia afunila o fim do túnel, 
Espanta a primavera, 
Dá um susto na minha paciência e 
Torna-me um pessimista, 
Pois acreditei muito que alguns sonhos pudessem realizar, 
Mas tudo cada vez mais contribui para estreitar os caminhos, 
Encher de pedras os atalhos e dificultar uma saída. 
A gente sonha sozinho, 
Mas não realiza sonhos sozinhos. 
Acreditei que dessa vez pudesse
Realizar sonhos por uma cidade melhor porque
Achava contar com algumas parcerias importantes, 
Mas essas parcerias não acontecem e 
São sempre adiadas mês a mês, e
Ao contrário de minhas expectativas, 
Apenas me seduzem com belas palavras protelatórias, 
Sem nexo no contexto da vida. 
COMPROMISSO pelo sonho e RESPEITO à realidade. 
É isso que falta ao mundo de nossa existência. 
O povo...? Esse, como sempre, 
É prisioneiro da ilusão que desaparece 
E retorna a cada eleição.
Já disse Mestre Guimarães Rosa que 
"Viver é muito perigoso". 
Mais que perigoso, 
Viver é desiludir-se constantemente 
Na ânsia de se acreditar que amanhã 
Será melhor que hoje quando na verdade 
A ilusão sempre mora na encruzilhada e 
Arma ciladas contra quem sonha.
Essa é uma mensagem cifrada para dizer,
Criptograficamente, 
O que estou sentindo nesse momento.
E esse é um recado de
Um Cidadão Apaixonado por essa Cidade, 
Mas que se cansou de sonhar, 
Pois sempre que parece tocar a mão no Infinito, 
Aparece alguém para tirar-lhe a mão e
Recolocá-la na dimensão do Impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.