TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

27/12/2012

HISTÓRIA DE FORMOSO: 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.


PANTEÃO DAS ORIGENS DE FORMOSO – MG.

Efemérides da História de Formoso-MG
(Homenagem aos 50 Anos da nossa Emancipação Política, 1963 – 2013).

1736: O Rei D. João V oficializa a Estrada Real Caminhos da Bahia e instala o Registro Fiscal de Santa Maria do Paranã, na serra que faz fronteira atual entre Formoso-MG e Flores de Goiás. Daí em diante, surgem as primeiras fazendas em Formoso como pontos de pouso de aventureiros do sertão que andavam pela Estrada Real, também conhecida como Picada da Bahia, Estrada dos Currais do São Francisco ou Estrada Geral do Sertão, com itinerário de 2.630 Km, que ligava Salvador-BA, então capital do Brasil, às minas de ouro de Goiás e Mato Grosso. Essa estrada só deixou de ser usada depois que se fez a Rod. BR-020, a partir de 1959. Antes, o Brasil passava por Formoso.

4/10/1778: Data oficial do início de Formoso. O recém-nomeado governador de Goiás, D. Luiz da Cunha Menezes, hospeda-se na fazenda Sítio do Formoso, e registra-a em seu diário de viagem pela Estrada Real Caminhos da Bahia. Felipe Tavares dos Santos, Martinho Antônio Ornelas, Firmiano José de Almeida, ou os antepassados deles, entre outros, são os patriarcas instituidores das primeiras famílias a iniciarem a colonização e povoamento de Formoso. E a maioria era de origem baiana ou pernambucana. Até meados do século XIX, Formoso ainda ficou sob influência institucional de Pernambuco e Bahia.

15/10/1800: Auto de Vereação em que se tratou da Demarcação do Termo da Vila de Paracatu, lavrado pelo Ouvidor Dr. José Gregório de Moraes Navarro, oficializou o atual território formosense como parte da zona rural paracatuense, incorporando-nos à Província de Minas Gerais.

Anos 1820 ou 1830: Período provável no qual se deu o início do núcleo urbano para o surgimento da futura cidade de Formoso. Os documentos não atestam a existência de zona urbana em Formoso antes da Independência do Brasil. Para iniciar o arraial, Felipe Tavares dos Santos doou parte de sua Fazenda Formoso à Nossa Senhora d’Abadia, construindo ali uma igreja com capela subordinada à Paróquia de Nossa Senhora da Penha (no atual Buritis-MG), instituída em 20/11/1805 por D. Joaquim da Cunha Azevedo, da Diocese de Olinda-PE.

5/10/1870: A Lei Provincial 1.713, sancionada nessa data pelo Vice-presidente da Província de MG, Agostinho José Ferreira Bretas, CRIA O DISTRITO DE FORMOSO, no Município de Paracatu-MG.

7/9/1923: Lei Estadual 843, aprovada nessa data, desanexa o Distrito de Formoso, de Paracatu, e o incorpora ao de São Romão-MG.

1º de Março de 1963: Data da Instalação do Município de Formoso cuja Emancipação fora aprovada pela Lei Estadual 2.764 de 30/12/62, mediante projeto de lei de autoria do Deputado Lourival Brasil Filho (1916-2000). Osvaldo S. Ornelas, trineto de Martinho Antônio Ornelas (1808-1876), é nomeado Intendente Municipal.

5/8/1964: É empossado nessa data o primeiro prefeito de Formoso, Vanderlino de Almeida Ornelas, trineto dos casais Martinho Antônio Ornelas//Claudina Pereira Rodrigues (linha paterna) e Firmiano José de Almeida//Matilde Pereira Rodrigues (linha materna). Nesse dia houve a Instalação da Câmara Municipal de Formoso-MG, símbolo da consolidação institucional do novo município, tendo o Vereador Osvaldo Ornelas como seu primeiro presidente.

Autor: XIKO MENDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.