TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

11/11/2011

HOMENAGEM PÓSTUMA AO MEU SOBRINHO MATIAS DIAS MENDES

Como se fossem as Últimas Palavras de MATIAS

(Homenagem prestada à Matias Dias Mendes, 1989-2011, pelo seu tio).

Xiko Mendes

Não venham dar-me adeus!
Não é isso que quero de vocês!
Sei que morri jovem, trabalhando,
Fazendo aquilo que é digno de ser homem.
Aprendi com papai e mamãe uma coisa:
Que a vida ousa seus passos até o limite máximo
De nossa própria incompletude existencial.
Só a morte complementa-nos, justifica quem fomos.
Nada é superior à decisão imponderável de morrer
Quando todos queremos que permaneçamos vivos,
Irmanando-nos uns com os outros em comunhão
De sentimentos e vivências agradáveis e indizíveis.
Não morro para deixá-los tristes, sucumbidos
À dor latejante de querer-me entre vocês.
Morro, sim, mas com a certeza de estar,
Em silêncio eterno, imortalizado na saudade de cada um de vocês.
Não pensem que morri, pois continuarei vivo entre vocês,
Fazendo-lhes lembrar de mim, não pelo que errei ou pelo que
Disseram-me de forma equivocada.
Lembrem-se de mim apenas pelos belos momentos
Em que juntos estivemos
Trilhando, unidos, na mesma estrada,
Compartilhando sonhos,
Dividindo juntos os mesmos lugares na mesa ao jantar,
Contemplando a infinita beleza do Universo,
O mistério da Vida e da Natureza.
Nada acontece por acaso na imensidão abissal
Que separa nossa Existência do infinito e injusto
Desejo egoísta de querer que a gente fique aqui vivo para sempre.
Sei que é preciso ceder meu lugar aqui para outros
Que possam, assim como fiz, continuar
Minha obra heróica de sonhar,
Ser feliz,
Ser amigo,
Confraternizar-se,
Solidarizar-se sempre.
Viver de bem com todos para eternizar-se em vossos corações:
Essa deve ser a tarefa de todos nós!
Esse deve ser o consolo que ofereço a vós,
Homens e mulheres inconsoláveis,
Que clamam por minha presença achando que estou ausente.
Não existe ausência eterna quando há entre nós
O compromisso eterno com a vida e a saudade dos que se foram.
Não disse adeus a nenhum de vocês.
Continuarei aqui, com a alma vívida e eloquente,
Dizendo-lhes:
Não chorem!
Não lamentem!
Não digam que o mundo acabou!
Que vossas vidas não tenham mais sentido!

Todos vivem para um dia morrer.
E morrer para estar vivo na mente das próximas gerações.
Aqui despeço-me, temporariamente,
Dando-lhes o meu silêncio à morte do corpo
Como resposta aos seus sofrimentos de dor
Certo de que viverei sempre entre vós,
Em seus sonhos, lembranças e saudades.
Lembrem-se apenas dos momentos bons que vivemos.
Nada mais!
Isso basta!
Continuem a ser felizes!
Mantenham-se retos e irmanados!
Pensem em mim simplesmente
Como alguém que fez uma viagem
E nessa passagem transitando pela existência
Despediu-se!
Mas não morri para aqueles que me amam.
Vivam em paz!
Viverei em eternidade!
Um dia nos reencontraremos!

Um comentário:

  1. Matias , te conheci um dia , timido, educado, o menino feliz , sei que voce esta bem ao lado de Deus, olhando por nós, desejo que em sua nova jornada seja feliz e que traga paz para seus familiares, principalmente sua mae que lhe trouxe a vida aqui na terra, mas Deus nosso criador sempre precisa de ajuda e leva as vezes cedo para nos , os anjos.Abraços Rose

    ResponderExcluir

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.