TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

19/11/2011

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE, EDIÇÃO DE NOVEMBRO DE 2011

Oi amigos de Formoso,


Você lerá abaixo a 12ª edição impressa de nosso jornal referente aos meses de outubro e novembro. Espero que gostem!


Abraços!


XIKO MENDES

EDITOR



Multidão entristecida dá Adeus à Secretária Municipal de Educação

Foi sepultada às 19:30 de quinta-feira, 27/10/11, no Cemitério Nossa Senhora d’Abadia, a Educadora Vera Maria Guedes de Ornelas. Vera faleceu no início da tarde do dia anterior, em Belo Horizonte-MG, onde se encontrava em tratamento médico desde a penúltima semana de setembro. O velório aconteceu na casa-espólio de seu pai, Osvaldo Ornelas. Houve duas horas de missa de corpo presente no Salão Paroquial, que fica no cruzamento das ruas Pedro Aleixo e Castelo Branco. O féretro foi acompanhado de grande multidão, com mais de duzentas pessoas, e era visível em cada semblante um infinito mar de tristeza envolto na penumbra dos segredos de nossa existência.


Como oportunamente disse-nos John Done, poeta e teólogo anglicano (1572-1631), que também morreu aos 50 anos: “A morte de cada homem diminui-me porque eu faço parte da Humanidade; eis porque nunca pergunto por quem dobram os sinos: é por mim”. Veja também em outras páginas desse jornal as HOMENAGENS prestadas à educadora Verinha, como seus amigos a chamavam. Formoso dá adeus a uma educadora que acreditou na vida até o último instante de sua existência como podemos ler abaixo nessa mensagem que ela enviou ao escritor Xiko Mendes, comunicando-lhe o recebimento de poemas e mensagens que ele escreveu e postou

para ela, pela Internet:

Xiko! Recebi suas mensagens. Acabei de ler aqui no hotel onde estou. Fico muito feliz em saber do carinho que você tem por mim e realmente acredito que vou sair desta. Afinal eu ainda tenho muito a fazer neste mundo. Acredito sinceramente que Deus me quer aqui ainda por algum tempo. Estou confiante nas orações de todos os amigos e parentes e te peço que não pare de rezar por mim. Estou tranqüila. Tenho a força de Deus. GRANDE ABRAÇO". (Resposta postada por Vera Ornelas, em www.facebook.com, dia 2/10/11).

Luto por um(a) educador(a)

Xiko Mendes


Hoje o dia amanheceu mais triste,
Pois o dia em que morre um(a) educador(a),
Morre com ele(a) um pedaço da Humanidade.
Quem educa redime a alma, liberta o mundo.
Quem educa conversa com anjos subversivos e
Dialoga com a Natureza selvagem, indomável.
Quem educa vai aos céus antes da morte
E celebra com Deus a redenção do Homem.
Quem educa transforma vidas,
Constrói sonhos de centenas de pessoas,
Ergue castelos no imaginário utópico,
Edifica paredes e escadas que nos levam longe.
Quem educa, acima de tudo, é um semi-deus,
Mensageiro do amor, do conhecimento
E, sobretudo, guia supremo da virtude.
Quando morre um(a) educador(a),
Morre quem escreve na alma,
Lapida o homem e o mundo,
Fazendo revolução em silêncio.
Hoje morreu um(a) educador(a).
Não era a pessoa mais importante do lugar,
Mas ficará eternamente nos corações de
Cada estudante, de cada pai de família,
De cada ser que se transformou em suas aulas.
Hoje morreu quem mais contribui para
A Humanidade melhorar e estar em constante evolução:
Morreu um(a) educador(a)!!!
Mas não morrerão nunca os sonhos, o compromisso
E a vocação sacerdotal desse(a) educador(a)
Em querer sempre e eternamente um mundo melhor,
Um ser humano cada vez mais humano,
Mais ético, mais sensível e, especialmente,
Mais digno de ser gente.

P.S: Essa é uma Homenagem à educadora VERA ORNELAS, especialmente feita para ela e postada em nosso blog na manhã de 27/10/11.

Editorial
Justiça! Isso basta!(?)!(?)!


“Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. [...]”.
(O texto acima foi transcrito da Bíblia, Evangelho de Mateus, 23: 1-12. APUD: Folha Semanal da Arquidiocese de Brasília, Ano XLVI – Bsb, 30/10/11 – Nº 55, divulgado na missa de 30/10/2011 na Igreja do Condomínio Solar de Brasília. Esse texto foi nos enviado pelo advogado formosense, Dr. Joéton G. Ornelas, e aqui reflete o pensamento da ONG UNIFAM sobre a última edição deste jornal).


Ombudsman publica Errata

A Editoria desse Jornal por meio de sua Seção de Ombudsman assume, oficialmente, como ERRO, a informação publicada na edição anterior em que noticiamos sobre os vereadores que votaram contra autorização de empréstimo, pela Prefeitura de Formoso, no valor de até dois milhões de reais para ser quitado até em 2029. A Lista Correta dos vereadores contrários a esse empréstimo é essa: Neurival Pereira Andrade (PR), Rosemar Ferreira dos Reis (PMDB) e Emídio Fernandes Farias (PPS). Registramos aqui nossas desculpas ao Vereador Emídio.

Condolências e Agradecimentos Póstumos

A Direção da ONG UNIFAM dirige-se aos familiares da Professora Vera Maria Guedes de Ornelas (1961-2011), nesse momento de profunda dor, não só para compartilhar solidariedade, mas também para oficializar seu agradecimento como Reconhecimento Público pelas duas parcerias institucionais firmadas entre essa ENTIDADE e a Secretaria Municipal de Educação durante a gestão dessa professora como gestora-chefa do Ensino Municipal. Essas parcerias resultaram na publicação de dois livros: “Eco-história Local: Formoso em Sala de Aula” (2007) e “Formoso conta a história de seus imigrantes” (2010), ambos publicados pelo escritor Xiko Mendes. Nesse segundo livro houve participação ativa das escolas estaduais e municipais com envolvimento de seus professores, diretores e alunos, graças à essa boa parceria institucional e apartidária.


No primeiro livro houve contribuição financeira da Prefeitura de Formoso e, no segundo, apenas parceria sem inclusão de recursos públicos. A obra Formoso em Sala de Aula é utilizada como livro didático nas escolas do município, desde 2008, mesmo sem aprovação de lei pelo prefeito e vereadores de Formoso, o que demonstra o alto espírito público da Professora Vera que sempre colocava a Educação acima das picuinhas partidárias. Para Vera, Educar era algo muito superior aos que apenas sabem conjugar o verbo “partidarizar”.
Brasília-DF/Formoso-MG, 26/10/11.
Diretoria da ONG UNIFAM


Em Memória da Profª Julieta

Xiko Mendes

(Homenagem à Profª Julieta G. de Ornelas, entregue, pessoalmente, para Vera Ornelas, dia 16/12/10, na véspera de encerramento do projeto Formoso conta a História de seus Imigrantes).

Não pense vocês que essa é uma tarefa fácil:
Prestar a mais bela e merecida Homenagem
Para a Mensageira da Última Flor do Lácio,
Defensora permanente da Boa Linguagem.

Para ela cada palavra tinha magia e beleza;
E a frase exigia a melhor entonação estética.
Para ela somente um bom texto era a certeza
De que o nosso idioma é uma dádiva poética.

Em toda a sua vida educou várias gerações
Ensinando-as a usar bem o nosso Português.
Não admitia erros crassos e fazia correções
Certa de que diminuiria a nossa estupidez.

Aprendi com ela que a Língua Portuguesa
Precisa de respeito às suas regras clássicas.
E ela em toda a minha vida foi, com certeza,
A maior e melhor professora de Gramática!!

E ela ensinou-me as dez Classes Gramaticais:
Verbo, pronome, artigo, preposição e adjetivos.
Também o uso das conjunções e dos numerais,
Além de interjeição, advérbio e substantivos.

Em sua terra foi a Musa Guardiã da Palavra;
Foi a protetora do bom uso de nossa Língua.
E a ela todos recorriam se alguém duvidava
De frases ditas em prosa ou na forma de rima.

Que o seu Nobre Exemplo possa ser seguido.
Hoje falar ou escrever bem não é prioridade.
Que então ela seja, como Educadora, um símbolo
Do nosso amor à Língua e ao Culto da Verdade.

Comunidade dos Goianos quer Balsa e Passarela Novas para Moradores do Vale do Rio São Domingos

O Escritor Xiko Mendes, editor desse jornal, esteve em visita à Comunidade dos Goianos, recentemente. E lá pode constatar o quanto aqueles moradores estão abandonados pela Câmara Municipal e pelo governo do Prefeito Luizinho Silva. Parte da população aproveitou para reclamar e nos dizer que a maioria dos políticos de Formoso só visita os Goianos para pedir votos. Passada a eleição, eles desaparecem.


A comunidade dos Goianos fixou-se no Vão do rio São Domingos no fim dos anos 1950 quando seus antepassados venderam suas propriedades no Vão do Paranã, Nordeste de Goiás, para se radicarem nesse pedaço lindo do Vão do Urucuia. A área habitada pelos Goianos em Formoso é cercada de deslumbrantes paisagens naturais e históricas onde se destacam a imensidão da serra que acompanha o rio São Domingos, o muro construído pelos escravos há séculos, o rio caudaloso, além de um povo simples, hospitaleiro e maravilhoso.

Os GOIANOS formosenses vivem como se fossem numa ilha: cercados ao norte pela Serra e ao sul pelo rio. É uma comunidade abandonada pelas autoridades eleitas por Formoso. A balsa, que fica no Porto do São Domingos, está enferrujada, velha, e há tempos foi reformada pela Prefeitura que usou, entre outros materiais, até durepox. Um absurdo! A Passarela, que fica ao lado da balsa, também só resta dela em bom estado os cabos de aço, pois a madeira está completamente podre, colocando a vida dos transeuntes em risco porque há anos a Prefeitura de Formoso não se preocupa de reformá-la. A comunidade dos Goianos não pode continuar isolada de Formoso como está há décadas! Governo e Oposição precisam irmanarem-se contra esse isolamento.

Durante a visita, presenciamos um fato digno dos maiores escândalos de corrupção nesse país: a população contou-nos que está muito feliz com o Governo Federal e a Presidente Dilma Rousseff, pois o Programa Luz para Todos instalou, recentemente, a rede de energia dentro da Comunidade dos Goianos, mas eles estão indignados. A Prefeitura de Formoso instalou mais de cem postes de cimento há mais de dez anos, porém, não serviram para nada. A rede de energia recém-instalada enterrou outras dezenas de postes, todos de madeira, em vez de usar aqueles que já existiam. O Prefeito Luizinho Silva precisa se explicar o mais urgente possível o que pretende fazer com tanto dinheiro público desperdiçado ao manter mais de cem postes de cimento sem utilização. Chega de irregularidades em Formoso! Será que essa é mais uma? Com a palavra, o Prefeito e os vereadores de Formoso. Aguardamos suas respostas para publicá-las nesse jornal.

Vem aí OS MELHORES DO ANO – 2011/2012!

Numa parceria institucional entre a ONG UNIFAM e CRIART (Agência de Publicidade e Marketing), com apoio desse jornal e da Rádio FORMOSO FM, está prevista para acontecer em Formoso, pela primeira vez, a promoção do evento OS MELHORES DO ANO – 2011/2012. As entidades parceiras aplicarão centenas de questionários em nossa cidade com o objetivo de se saber do Povo de Formoso quais são os PROFISSIONAIS, PERSONALIDADES E EMPRESAS DE DESTAQUE dentro do nosso Município.

Os homenageados e seus familiares serão convidados a participarem de uma Noite com Coquetel e Homenagens em que cada DESTAQUE receberá dos Organizadores do Evento: 1) – Certificado de Honra ao Mérito e em moldura; 2) – Cinco a dez cartazes grandes e coloridos com direito a calendário 2012 e com foto da pessoa ou da empresa; 3) – Divulgação da pessoa ou da empresa na Rádio Formoso FM quinze dias antes e quinze dias depois do evento; 4) – Coquetel com direito a dois convites impressos; 5) – Cobertura jornalística com direito a foto colorida. Você não pode deixar de responder e participar!

Profª Vera morre em BH e revela quanto a Prefeitura de Formoso precisa investir mais em Saúde PREVENTIVA e em Campanhas de Conscientização ao invés de só mandar doentes para Brasília
Ambulância não é Hospital. E Medicina Curativa é solução imediatista para quem NÃO quer combater os problemas estruturais do Desenvolvimento de Formoso. Chega de Ações Paliativas! Câncer mata! DST-AIDS também matam! Acorda, Prefeito! Prevenção já!!!

No início da tarde de 26 de outubro de 211 morria em Belo Horizonte a Professora Vera Maria Guedes de Ornelas, 50 anos, filha do casal Osvaldo Silva Ornelas e Carmelita Pereira Guedes. No dia seguinte, numa melancólica quinta-feira, 27/10, o tempo entardecia sob o manto de um profundo sentimento de ausência, mistério e busca infinda por respostas que justificassem o imprevisto ditado pela metafísica de nossa indecifrável e curta existência. O Sol despedia-se naquele fim de tarde também de um jeito diferente dos dias anteriores quando a expectativa de melhora adiava em todos o ato de pensar no que estava por vir. Mas o pior veio: mais uma pessoa em Formoso era acometida e abatida por uma doença que cada vez mais exige da Prefeitura de Formoso que se faça investimentos na prevenção e não apenas na cura. Mas nem tudo está envolto na penumbra dos demagogos. Como bem escreve a Escritora e Profª Mariani, nesse Jornal, “Nós iremos te lembrar, Vera Maria, por todas as nossas vidas; Por toda a Eternidade!!”.


Vera Ornelas é (era) irmã do atual Vice-Prefeito Dinarte (DEM), e do vereador Íon Ives (PMDB). Ela nasceu em 03 de agosto de 1961, era Professora graduada em História pela UEMG/ISEPI, era Servidora Pública do Estado de Minas lotada na Escola Estadual Nossa Senhora d’Abadia e desde janeiro de 2005 exercia o cargo de Secretária Municipal de Educação, na gestão do Prefeito Luizinho Silva. Verinha deixou o viúvo o Sr. Juvenil e mais dois filhos para eternizar-se nos corações deles, da sua família e de quem mais ama a humanidade.

Em sua página no Facebook onde tinha mais de 80 amigos cadastrados, Vera Ornelas se apresentava para o mundo como “o ser humano mais (des)complicado” e brincava, na mesma rede social, dizendo-se que ela era bilíngüe, isto é, falava Português e “Geralês”, em referência à nossa cidade como território dos Gerais.

A morte de Vera Ornelas mostra o descaso com a saúde pública nesse país. Mostra também quanto é pouco o investimento nesse setor. Nos últimos três anos, o Brasil, somando os investimentos federais, estaduais e municipais, investiu, anualmente, cerca de 150 bilhões de reais, o que corresponde a menos de 5% do PIB nacional. O Prefeito Luizinho, em seis anos de mandato (sem incluir 2011), gastou apenas 11,3 milhões em saúde, mas as receitas anuais somadas entre 2005 e 2010 chegaram a quase 60 milhões de reais! Acorda, Luizinho! Invista em Saúde e em Educação!

Será que é preciso morrer a Secretária Municipal de Educação de seu governo, Prefeito Luizinho (??), para Sua Excelência perceber que precisamos de: 1 – Transformar nossa Unidade Mista de Saúde em hospital credenciado pelos SUS/MS; 2 – Ampliar o Programa Saúde da Família incluindo verbas municipais e não apenas de origem federal; 3 – Inaugurar imediatamente o Posto de Saúde da Barroca, construído com verbas do Governo Lula; 4 – Implantar um projeto de Saúde Itinerante na zona rural; 5 – Realizar nas unidades de saúde existentes e na Rádio Comunitária Formoso FM uma intensa CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS.

Logo após o sepultamento de Vera Ornelas, essas seriam as medidas que um governo sério tomaria ante tamanha tragédia. Mas em vez disso, a sociedade formosense toda percebe que não há na Prefeitura de Formoso sequer preocupação em construir um novo cemitério, pois o que existe está superlotado obrigando o coveiro a arrancar ossadas humanas como se vivêssemos no tempo do Nazismo para, no mesmo lugar, enterrar novos cadáveres. Que a morte de Vera Ornelas não fique apenas nos lamentos da perda. Mas que de hoje em diante cada cidadão e cidadã de Formoso pressione vereadores e prefeitos dessa cidade a cuidar da saúde como prioridade, não transferindo a responsabilidade, que é de todos nós e da Prefeitura de Formoso, para os hospitais de Brasília. Chega de Demogogia! Mãos à obra!

Convalescença

Xiko Mendes
(2/10/11)


Veja! Veja quanto Deus é bem maior!
Ele proverá tudo de que você precisa.
Responda que já está muito melhor!
Aqui todos queremos que a sua vida
Ouse dar-lhe mais que sua Existência.
Refaça seus passos com fé e virtude.
Nada será mais forte que sua consciência
Em transformar sua autoestima em saúde.
Lá de cima Deus quer você autoconfiante.
Aqui nós queremos você cada vez mais feliz.
Só assim convalescer-se-á, rápido e triunfante.

P.S.: Esse Poema-acróstico foi enviado para o e-mail de Vera Ornelas, na manhã do dia 2/10/11 e postado no dia seguinte na rede social www.facebook.com. A resposta dela está na 1ª página desse jornal.

“BOA NOITE, VERA! ESTOU DAQUI TORCENDO POR VOCÊ! Confie em Deus que Ele proverá tudo de que precisamos. Boa sorte! XIKO MENDES”. (Postado em www.facebook.com, por Xiko Mendes, no domingo, 2/10/11, mas sem resposta de Vera Ornelas).

Homenagear a Educação e os Educadores é reverenciar o Futuro!


Vera Maria Vencedora!


Mariani Amaral
(Escritora e Professora Municipal na Vila Goiaminas).

É Formoso se entristecendo pela perca dolorosa
De nossa Secretária Municipal de Educação!
Vera Maria! Lutadora!
Como todas as outras Marias, foi em vida uma vencedora!
Mas na luta solitária e penosa pela vida,
A doença saiu vitoriosa privando-a de nossa convivência!
Porém, certamente, permanecerá nos corações de seus familiares,
De seus ex-alunos, hoje já formados, de seus colegas
E de todos que a cercavam.
Pois Vera foi e sempre será exemplo para todos!
Mãe amorosa! Mestra Valorosa! Colega atenciosa! Chefa respeitosa!
Sabia agir com competência e cautela sem, entretanto,
Ferir ou humilhar com atitudes ou palavras quem quer que fosse!
Oh! Chefa sábia! Como gostaríamos de poder ter participado mais!
Ter te apoiado mais! Ter te visitado mais!
Mas preferistes a dor silenciosa!
Preferiste o convívio com a família!
Trabalhou até quando suas pernas fraquejaram!
Não se abateu! E aí, todos pensaram: “Isso é passageiro!
E em breve estaremos com ela de volta”.
Vera Maria! Não poderíamos imaginar que seria o fim!
Mas a morte não é o fim! É o começo! O recomeço!
É uma nova vida despida do invólucro carnal!
É mais vida! E mais pura envolvida em coro de anjos!
Pois Vera era assim: Alma boa!
E os bons encontram o caminho guiado pela luz do Salvador!
E Vera Maria seguirá em um caminho de flores cercada de anjos
E alguém a tomará pelas mãos, dizendo-nos:
“É Ela! É a outra Maria! É a mãe de todas as Marias!
É a mãe de todos nós!”.
Por isso não choremos nem lamentemos tua partida!
Isso é só o recomeço para uma nova vida.
E se existir algo além de vida e morte,
Nós iremos te lembrar, Vera Maria, por todas as nossas vidas;
Por toda a Eternidade !!!!

P.S.: Este texto foi postado pela autora em www.facebook.com, em 26/10/11, às 23:46, mesmo dia da morte de Vera Ornelas.

Um Professor não dá Adeus: dá a Última Aula

Xiko Mendes

(Homenagem aos Professores que morrem sonhando com um Brasil melhor, sem analfabetismo e sem corruptos).

Fiz nesse Mundo todas as coisas possíveis.
Realizei a maioria dos sonhos meus e de outros.
Assim, posso dizer aos que são Infelizes:
Não serei, jamais, um descontente morto!!!
Confesso a vocês que ela – a Liberdade,
Inspirou e moldou sempre a minha Existência;
Seduziu-me aos Desencontros com a Verdade;
Colocou-me em confronto com a incoerência.
Orgulho-me de ter sido na Vida
Mais que qualquer outra coisa:
Educador!! Uma pessoa que na Despedida
Nada pede, além disso: que seja (re) lembrado,
Diariamente, como alguém que na Partida,
Escreveu: “Não quero um Adeus cheio de Dor!”;
Somente que digam: “Vai embora um EducaDor!!!”.

PMDB comemora 30 anos, mas Democracia virou Plutocracia

A luta por democratização das relações políticas entre o povo e nossos governantes remonta às eleições municipais de 1970 quando, por iniciativa de Jaudival Justino e do ex-vereador Benedito da Silva Ornelas, os ventos da Democracia, sufocada pela Ditadura Militar, sopraram nas chapadas do Município. Naquele ano Jaú, como todos o conhecemos, dividiu a família Ornelas e ajudou os dissidentes a fundar a sublegenda do partido governista, a ARENA. Foram lançados dois candidatos a Prefeito em Formoso pela primeira vez: A chapa Zé Botelho/Vande Ornelas, homologada na Convenção de 21/8/70, ganhou a eleição. Mas nascia ali a semente da Oposição: a Chapa da ARENA II tendo o vereador Osvaldino Ornelas como candidato a Prefeito e Tonico de Dona Nicinha Ornelas como vice perdeu o Poder Executivo, mas elegeu Jaú como o vereador mais votado do município. Ornelas e Carneiro, numa aliança centenária, continuaram mandando em Formoso.

Isolada politicamente, a ARENA II morreu. Os dissidentes ou se reaglutinaram ao grupo vencedor ou mudou de Formoso. Foi o caso de Jaú. Somente em 1981 é que seria fundado, pela primeira vez em nossa história, um partido de Oposição ao governo municipal: o PMDB! Ser oposição numa cidade pequena como Formoso, com menos de 1400 habitantes na zona urbana, era muito difícil. O cidadão formosense tinha vergonha e medo de dizer qual era sua opção na hora de votar. Vestir camiseta de candidato oposicionista nem pensar. Isso poderia causar-lhe transtornos como: não arrumar palha de buriti para tapar a casa de pau-a-pique; não arrumar carona em beira de estrada; receber um sermão na hora de procurar o posto de saúde para pedir um remedinho... Por essas e outras razões, tornava-se quase impossível a Oposição ter sucesso em Formoso. As pessoas em Formoso sentiam-se amedrontadas em se opor ao Prefeito do nosso município. O símbolo desse medo é bem representado na figura de dois policiais que viveram em Formoso nos anos 1980/1990: Cabo Salustriano Ribeiro Neto e Cleanto Antônio de Morais. Esse medo começou a diminuir a partir de 1989. E não acabou, infelizmente!

Foi contra esse cenário de autoritarismo político-policial próprio da Ditadura Militar (que viria a ser derrotada em 1985) que Jaudival Justino voltou pra Formoso. Com ajuda de Joaquim Cochila, Ozanam, Zé de Herculano, Mário Mendes (irmão do escritor Xiko Mendes), Osvaldino Ornelas, Mundim de Dona Neuza, Benedito Aragão, família de Valmir Ornelas, entre outros, como Orlando José da Silva, Jaú fez renascer a Oposição em FORMOSO. A fundação do PMDB em Formoso há trinta anos representa o momento culminante da luta heróica do nosso povo por liberdade de expressão e de manifestação de sua opinião.

Nas eleições municipais de 15/11 de 1988 era eleito em Formoso, pela primeira vez, um candidato a Prefeito pela Oposição: Orlando José da Silva. Ele permaneceu no governo por três mandatos. No período de influência orlandista na Política Municipal (1988-2004), nós tivemos como principais lideranças de Oposição na Câmara Municipal os vereadores José Batista e Jaudiney Justino (1989-1992), Benedito Aragão (1993-1996) e Joéton Ornelas (1997-2000). A luta aguerrida desses vereadores que transformaram o Poder Legislativo na trincheira da Democracia simboliza o compromisso com o respeito e a Independência entre os Poderes Executivo e Legislativo bem diferente de hoje quando há uma promiscuidade institucional com sobreposição da autoridade de um poder sobre o outro.

A construção da Democracia depende do exercício da cidadania, depende da coragem de alguns que se arriscam em defesa da manutenção da liberdade. No governo Luizinho Silva, por exemplo, exercitar a Democracia é um ato de coragem, pois muitos e muitos se sucumbiram ao silêncio ou à conveniência, amedrontados pela PLUTOCRACIA (que é o poder político ditado pelos Barões da Soja). Mas nenhum regime político é melhor que a Democracia. Nem a Plutocracia nem a Cleptocracia, nem qualquer outro que se sustente com base em dinheiro, demagogia ou opressão.

Juventude quer investimentos em Lazer e Esportes, mas Prefeitura não investe no Setor

Um grupo de jovens de Formoso, tendo entre os organizadores a estudante Glayana Carneiro (prima do Escritor Xiko Mendes), tomaram a corajosa iniciativa de se reunir dentro do Gabinete do Prefeito Municipal, com a presença de dois vereadores, visando apresentar reivindicações para o Esporte e Lazer em nosso município, setor que se encontra completamente abandonado pela Prefeitura de Formoso há sete anos. A reunião aconteceu dia 20 de outubro p.p e, como de outras tantas vezes e com quaisquer pessoas, o Prefeito listou várias promessas aos estudantes.

Nós desse jornal tomamos nota do que foi prometido e, não sendo cumprido dentro do prazo estipulado pelo Prefeito, já nos colocamos, desde já, à disposição dos jovens formosenses para, juntos, fortalecermos suas reivindicações. Para isso, solicita-se do Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Formoso que interceda junto ao seu prefeito a favor de nossa aguerrida juventude.

O Prefeito Luizinho assinou com o Ministério dos Esportes, em 2007, um convênio que previa instalar vários pólos do programa SEGUNDO TEMPO. O dinheiro entrou na conta da Prefeitura. No fim de 2010 o Governo Federal suspendeu o repasse de verbas. E nós estamos levantando informações sobre supostas irregularidades. Fiquem de olho, Jovens de Formoso!

Formoso virou a Terra do NEM-NEM

O grupo político que hoje governa Formoso já disse que Formoso era a Terra da “Latinha”. Sete anos depois, esse grupo conseguiu transformar Formoso na Terra do Nem. Veja abaixo 23 MOTIVOS para comprovar isso:
1. Aqui NEM tem Cemitério!
2. Aqui NEM sequer tem campo de futebol!
3. Aqui NEM sequer tem um campo de avião!
4. Aqui NEM tem Vereador que fiscaliza prefeito!
5. Aqui NEM TEM ESTRADAS vicinais, pois as que existiam mais parecem hoje caminho de onça devido às crateras.
6. Aqui NEM tem prefeito sério!
7. Aqui NEM tem apoio ao Esporte e Lazer, mas tem gente ocupando cargo de Secretário e sendo “bem pago”.
8. Aqui NEM tem Faculdade, pois a única (UNIPAC) que existiu foi embora por falta de apoio da Prefeitura em manter o convênio.
9. Aqui NEM tem Polícia Civil e nem delegacia, pois o único Agente dessa Polícia que morou em Formoso foi embora há quinze anos, e, por isso não há investigação; e a droga rola solta.
10. Aqui NEM tem hospital, pois o prédio que foi construído com esse fim acabou condenado e até hoje é um posto de saúde “melhorado” (para não dizer piorado).
11. Aqui NEM tem Garagem de Maquinário da Prefeitura, pois a que existe é clandestina e foi improvisada, pois invadiu área pública há vinte anos.
12. Aqui NEM tem Medicina Preventiva que funcione satisfatoriamente, pois o Prefeito prefere a Medicina Curativa que é mais cara; e quem adoece é “jogado” na ambulância para sofrer em hospitais públicos de Brasília em vez de investir em saúde dentro do próprio município.
13. Aqui NEM tem chaveiro.
14. Aqui NEM tem apoio aos Portadores de Deficiência, pois não há rampa de acesso para essas pessoas nas calçadas da Prefeitura.
15. Aqui NEM tem Casa do Idoso, apesar de a Prefeitura ter assinado convênio de cem mil reais com o Governo Federal para construi-la.
16. Aqui NEM tem uma Feira (digna de ser) Permanente, apesar de o Prefeito ter recebido do Governo Federal o valor de 175.500 reais, mas o dinheiro... sumiu há dois anos!
17. Aqui NEM tem transporte público escolar que presta, pois só existem ônibus velhos e enferrujados, mas o Prefeito já aprovou já Câmara Municipal dois empréstimos para comprar novos ônibus, e eles nunca apareceram.
18. Aqui NEM tem Deputado Federal que ajuda o Prefeito a trazer verba pro Município, pois o que tinha (Sr. Silas Brasileiro) foi o mais votado em Formoso, mas não se reelegeu porque a Justiça enquadrou-a na Lei da Ficha Limpa por desviar mais de 190 milhões da Prefeitura de Patrocínio-MG.
19. Aqui NEM tem Política de Incentivo ao Turismo, pois, apesar de o Parque Nacional Grande Sertão Veredas ficar a maior parte em Formoso, é Chapada Gaúcha-MG que se tornou divulgado, internacionalmente, graças a ele e ao apoio que dá aos turistas.
20. Aqui NEM tem PONTES, pois as que existem estão quase todas PODRES; e a Prefeitura não faz investimento em infraestrutura.
21. Aqui NEM tem OPOSIÇÃO independente, pois se tivesse não haveria tanta irregularidade e impunidade.
22. Aqui NEM tem FÓRUM, pois a Justiça localiza-se há mais de 100 KM de distância, com estrada esburacada; e Formoso não recebe visitas regulares de quem é pago(a) para punir quem erra.
23. Aqui NEM tem Câmara de Vereadores. Ou tem? Ou tinha?


Há 275 anos Formoso se tornava o Centro do Mundo ligando Bolívia à Europa pelo Oeste Brasileiro
Mas hoje vivemos isolados, sem estrada, sem aslfato...


Em 1736 Formoso não existia. Mas seu território assim como todo o vale do Urucuia se tornou o centro do Brasil. E tudo começou um pouco antes. Em 1694 Antônio Rodrigues Arzão era o primeiro a achar ouro em grande monta, no Sertão de Cataguases, hoje Minas Gerais. Logo, gente de Portugal e de outras bandas do Brasil correram para essa mineração. Os paulistas diziam ter chegado primeiro, pois foi quem descobriu o minério. Mas os baianos contestaram. Já estavam ali antes criando gado. A disputa terminou com a Guerra dos Emboadas (1707-1709). Os paulistas derrotados atravessaram o rio Paranaíba. Encontraram ouro em Goiás (1725). E depois em Mato Grosso.

Foi o ouro que levou bandeirantes, contrabandistas, mineradores e pecuaristas a improvisarem caminhos que se juntavam ou bifurcavam sob a denominação de estrada geral do sertão ou Picada da Bahia. Para controlar o roubo de minério no Centro-oeste, D. João V, rei português, oficializou esse caminhos criando neles, em abril de 1736, a Estrada Real que o povo continuou em chamar de picada, ligando o litoral da Bahia à Vila Bela da Santíssima Trindade que na época era a capital matogrossense. Essa estrada cruzava a Chapada Diamantina, bifurcava-se em Rio de Contas (BA), seguia até Carinhanha (BA), bifurcava-se de novo, seguia esse rio acima, margeava seu afluente, o Itaguari, até chegar na atual cidade de Formoso-MG. Daqui entrava em Goiás, cruzando a Serra Geral (vale do rio Paranã), passava por Flores, Formosa, Planaltina, Luziânia, Goiás Velho... até entrar na Bolívia.

Quase 100% do ouro de Goiás e Mato Grosso foi transportado para a Europa passando no território de Formoso. Nosso município era como Uberlândia-MG, hoje: o centro pulsante do país. O Brasil passava em Formoso. E assim foi até a inauguração de Brasília em 1960. A Estrada Real Picada da Bahia foi desativada pelo Governo do Império, mas continuou usada pelos nordestinos em direção a São Paulo ou ao Centro-Oeste. A família Ornelas, que é de origem baiana, assim como tantas outras como Moreira, Piabas... chegaram até Formoso utilizando esse caminhos.

Com Brasília, veio também a construção da BR-020 – essa que hoje usamos para sairmos de Formoso rumo a Formosa-GO. Essa BR passaria por Formoso e Sítio d’Abadia-GO. Mas graças aos interesses políticos dos Caiados, que mandavam em Goiás e eram filiados à UDN (partido adversário de JK), o itinerário da rodovia foi alterado para agradar os poderosos do estado vizinho. Sítio, que até então era a mais influente cidade da região, com juiz, promotor, boas escolas... e era ponto de pouso e decolagem das linhas de transporte aéreo entre o sul-sudeste e o norte-nordeste do Brasil, isolou-se, entrou em decadência e é o que conhecemos hoje.

Além da Picada da Bahia, Formoso beneficiava-se também da Estrada que ligava Januária-MG ao Sítio d’Abadia, integrando-se com o norte de Goiás e o sul do atual Tocantins. Toda essa vasta região se utilizava de tropeiros, cavaleiros e do carro de boi para comprar no porto fluvial januarense as mercadorias industrializadas. Formoso estava no meio desses caminhos. Hoje, mais de dois séculos depois e Brasília tão próxima, Formoso carece de reabrir suas comunicações com Januária, a antiga “capital” dos sertões do Urucuia e do Paranã.

Na Festa de Julho de 2010 e 2011 a Prefeitura de Formoso em parceria com a ONG Funatura e outras pessoas como Xiko Mendes realizaram debates visando recriar, oficialmente, essa rodovia sob a denominação de Estrada-Parque Guimarães Rosa. Seu marco zero começará na Serra de Santa Maria, nas vertentes divisoras entre Formoso e Flores, passando por nossa cidade, seguindo pela estrada até Chapada Gaúcha, prosseguindo por Januária e outras cidades mineiras até o ponto final, em Manga-MG. Para esse sonho acontecer e viabilizar novos investimentos em Formoso, inclusive durante a Copa do Mundo de 2014, é necessário que as picuinhas partidárias, que atrasam Formoso, sejam ignoradas.

Por isso esse Jornal implora o Governo, a Oposição e o Povo Formosense para aproveitarem as eleições municipais de 2012 e colocar na agende de debates dos candidatos a Prefeito e vereadores a discussão pela criação dessa estrada, que depende de projeto de lei do Governo de Minas. Nós apoiamos esse debate. Queremos que Formoso volte a ser o centro do Brasil. Como bem disse Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”, “O URUCUIA não é o meio do Mundo?”. Era e precisa voltar a ser.

Paróquia quer Nova Igreja Matriz

Será realizada, dia 26/11/11, na Chácara Rodrigues, na Rodovia BR-060 KM 22, a FESTA-AÇÃO em prol da construção da Nova Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia. O evento terá início a partir das 10 horas da manhã e terá animação musical da banda Ênio Lima & Gustavo Neto. Será um belo ENCONTRO DE FORMOSENSES AUSENTES e Amigos de Formoso, juntos, por uma causa nobre.

Você precisa dar sua contribuição! Segundo a Professora Regina Borges, uma das Organizadoras, o evento é aberto a todos os cidadãos, independente de convicção política, religiosa, ideológica ou filosófica. Serão bem vindas as doações: DINHEIRO, PRODUTOS PARA CONFECÇÃO DO CARDÁPIO E PRENDAS PARA BINGO E LEILÕES. Dicas para se chegar no local do evento: no sentido Brasília-Goiânia, a Chácara Rodrigues fica à esquerda (você verá faixas na rodovia indicando o local). Esse evento conta com o apoio da ONG UNIFAM e desse jornal. Participem!!!

Festa Evangélica agita Formoso por três dias

Entre 29 e 31 de outubro p.p foi realizada mais uma grande festa lúdico-musical e litúrgica em HOMENAGEM AO DIA DO EVANGÉLICO em Formoso. O evento aconteceu à beira do Lago Formoso e contou com numerosa participação das igrejas protestantes de nosso município. Vários cantores do estilo Gospel marcaram presença agitando a platéia com lindas apresentações culturais.

Os evangélicos são a segunda maior crença dentro de Formoso e no Brasil. Em nosso país, os evangélicos, segundo o Censo de 2010, correspondem a 20% da população brasileira. São quase 40 milhões de evangélicos!!! Esse jornal e seu editor, Xiko Mendes, parabeniza-os pelas lindas apresentações! O Dia do Evangélico em Formoso foi instituído pelo ex-prefeito Orlando José da Silva como resultado de um projeto proposto em co-autoria pelos ex-vereadores Benedito R. Aragão e Valdir A. Ornelas.


Eu não quero te conhecer

Xiko Mendes
(Homenagem póstuma à Dona Esteva Rodrigues de Souza e Vera Maria Guedes de Ornelas).


É a Morte a única certeza imponderável;
É a única verdade metafísica e absoluta;
A única decisão que vem como inevitável.
E contra ela fracassamos em nossa luta.

É a Morte monstruosa e de rosto invisível.
Sem nossa autorização, entra na residência.
Sem consentimento, ela é uma força incrível,
Que neutraliza a Vida sem que peça licença.

É a Morte uma companheira inseparável
Da vida de todos nós contra nossa vontade.
É a Morte dotada de surpresa desagradável
Pois ela é tristeza atrapalhando a felicidade.

É a Morte um espectro de feição esquisita;
Não entra pela janela, somente pelas portas.
Ela é contra essa incompreensão metafísica
Que nos deixam indefesos e sem respostas.

É a Morte contrária à existência do meu ser.
E é sobre a Morte que agora Eu confesso:
Se pudesse eu jamais quereria te conhecer
Nem aqui nem em outro lugar do Universo.

Mas a Morte é parte do ritual de passagem,
Pois a Morte é indissociável do ciclo da vida.
Assim sendo, ela é a nossa “Grande Viagem”,
Sem volta, que traz Saudade sem despedida.

Aos Meus Filhos...: 12 Lições de Amor!

Xiko Mendes


Aos meus filhos peço muita Humildade,
Pois esse nosso Mundo é cruel e insano;
E que nunca deixem de fazer a Caridade
Porque, antes de tudo, somos humanos.

Aos meus filhos exijo que a Honestidade
Sempre oriente a conduta deles na vida;
E que nunca deixem de falar a Verdade
Como maior princípio de nossa Família.

Aos meus filhos peço que a Liberdade
Não seja guiada por instinto intolerável.
E que use dela para buscar a Felicidade;
E não abuse para torná-la incontrolável.

Aos meus filhos eu quero a Saudade
Como prova de nossa eterna aliança.
E não esqueçam que é a Sinceridade
Uma garantia para a boa vizinhança.

Aos meus filhos eu desejo a Igualdade
Como virtude para viver com malícia,
Pois nesse mundo existe muita maldade
Que exige de todos nós luta por Justiça.

Aos meus filhos eu recomendo Silêncio
Quando é conveniente à Tranqüilidade,
Mas peço que sempre tenham Bom Senso
No combate às hipocrisias e atrocidades.

Aos meus filhos digo que nunca é tarde
Pedir desculpas e termos Arrependimento.
Nosso perdão é melhor que o ato covarde
De não censurarmos o próprio Sentimento.

Aos meus filhos peço que tenham Sonhos
E que não desistam deles com facilidade.
Diga pra si mesmos: eu não me envergonho
De sonhar e lutar para torná-los Realidade.

Aos meus filhos eu imploro que tenha Fé,
Que os levem a crer que é na Simplicidade
Que encontramos no homem e na mulher
O Equilíbrio sem fanatismo nem Falsidade.

Aos meus filhos eu peço muita Clemência
Pelos erros de um pai que peca por Bondade;
Mas saibam que assim faço é por Insistência
De querê-los donos de boas personalidades.

Aos meus filhos quero que as Lembranças
Interrompam sempre as temporalidades
Para celebrarmos, com Amor e Esperança,
O bom futuro de vocês em todas as idades.

Aos meus filhos faço um Apelo derradeiro:
Chorem quando sentirem de mim Saudade,
Mas nunca fique a vida toda em Desespero.
Na minha ausência busquem a Felicidade!

Primeiro Natal sem Mamãe

Xiko Mendes
(29/11/2010)


Desde sua partida os meus dias são tristes.
Não consigo mais ser feliz completamente.
Não consigo preencher o vazio que existe,
Que é cheio dessa saudade tão persistente.

Não é possível esquecer os seus sorrisos
Que encantavam os visitantes e parentes.
E com sua ausência eu sei que é preciso
Seguir a vida com essa dor que se sente.

Como era bom dialogar com a senhora!
Como eram alegres as nossas viagens!
Lembro-me de ouvir de ti tanta história
Que voltava com recordações agradáveis.

E em nossas festas todos queriam ouvi-la!
E nas conversas ela era a mais participante.
Minha mãe era sorridente e sempre insistia
Em dar adeus à tristeza para seguir adiante.

Com um espírito religioso, vivo e atuante,
Em todas as noites deixava acesa uma vela.
E essa sua fé católica com energia militante
Fazia aumentar a sensação de felicidade dela.

Relembro-me dessa religiosidade no Natal.
Quanto ela ficava feliz com nossa presença!
Lembro-me também quanto era tão especial
O nascimento de Jesus Cristo na sua crença.

Mas esse é nosso primeiro natal sem você.
E assim serão os outros ao longo dessa vida.
E nessa confraternização não vou esquecer
De pedir a Deus para deixá-la bem protegida.

Que Deus mantenha sua alma tão caridosa
Bem perto dEle para toda a nossa eternidade.
E que neste Natal coloquemos todas as rosas
Para perfumarem essa nossa eterna saudade.

Que as manhãs se tornem muito mais belas!
Que os pássaros soltem cantos mais maviosos.
Que Deus feche todas as solitárias sentinelas
Para lembrarmos só de seus sorrisos gostosos.

Que nesses natais sem você celebremos a vida
Reunindo a família com todos os seus amigos.
E que a gente possa suavizar essa dor incontida
Tendo a Mamãe “vivendo” com Deus no Paraíso.

Treze partidos concorrerão nas Eleições de 2012

O prazo para filiação e habilitação de partidos para disputar o pleito de 2012 encerrou dia sete de outubro passado conforme prevê a lei 9.096/95 e o Código Eleitoral vigente. Em Formoso, as lideranças políticas conseguiram estruturar direções de treze dos 29 partidos existentes no Brasil. Porém, a grande expectativa era quanto aos partidos recém-criados: PPL e PSD. Mas ninguém, em Formoso, manifestou interesse na fundação deles.

De acordo com os interesses político-pessoais em jogo na sucessão do Prefeito Luizinho, os partidos políticos em Formoso podem em tese ser, assim classificados:
• Partidos que integram a base governista do Prefeito Luizinho: PPS, PR, PTB, PV, DEM, PSDB, PDT.
• Partidos oposicionistas: PMDB, PCdoB, PSL.
• Partidos que ainda não se definiram politicamente: PSC, PSB, PT.

O Prefeito Luizinho conseguiu manter na base de sustentação de seu governo quatro partidos (PPS, PR, PTB, PV), fortalecendo, assim, a pré-candidatura a Prefeito do empresário rural, Irineu José Balbinot. O Vice-prefeito Dinarte Ornelas corre por fora mantendo sob sua influência o DEM, o PSDB e o PDT. A Oposição, em Formoso, limita-se apenas a três partidos: dois são controlados diretamente pelo ex-prefeito Orlando José da Silva e a ex-vereadora Nena Marchese, e o PCdoB que provavelmente tenderá à aliança com PMDB e PSL dependendo de quem for candidato. A Oposição pode engrossar suas fileiras caso outros partidos adiram à convicção de que não há alternativa viável no campo governista.

Caso o ex-prefeito Orlando Silva, como tem dito, não seja mesmo candidato a Prefeito e caso Dinarte Ornelas não rompa com o Prefeito Luizinho para ser candidato independente, tudo caminhará para termos em Formoso apenas dois candidatos à Prefeitura de nossa cidade: um candidato pela coligação governista e outro pela coligação oposicionista. Se o prefeito Luizinho mantiver a unidade política de seu governo construindo o consenso em torno de seu candidato de preferência, conseqüentemente será suicídio político se a Oposição aventurar-se apresentando vários candidatos. O mesmo vale para o cenário inverso, ou seja, a divisão da base governista tenderá automaticamente à apresentação de várias pré-candidaturas oposicionistas a prefeito, inclusive, talvez, com a entrada do ex-Prefeito Orlando Silva na disputa sucessória (se ele mudar de idéia).

Esses são os presidentes de partidos políticos com os quais os pré-candidatos a prefeito terão que negociar acordos para formação de alianças: Xiko Mendes (PCdoB), Orlando Silva (PMDB), Idelino Rodrigues da Rocha (PSC), Raimunda J. B. Muniz (PT), Antônio Pereira da Silva (PSB), Joel F. dos Reis (PSL), Luiz C. da Silva (PPS), Isman José Carneiro (PR), José de Oliveira (PV), Elídio P. Rocha (PTB), Dinarte H. G. de Ornelas (DEM), Raimundo de S. Ornelas (PSDB) e Ivanilde Teodoro (PDT). Um fenômeno político que parece confirmar-se na próxima eleição será a divisão dos partidos de esquerda em coligações diferentes: PCdoB, PSB, PT e PSB representam o esteio ideológico esquerdista na aliança que sustenta a Presidente Dilma Rousseff. E essa falta de unidade ocorre porque alguns deles apóiam ao mesmo tempo os governos federal e estadual, além dos interesses locais muitas vezes incompatíveis.

Non Omnis Moriar

Xiko Mendes
(Ao meu amigo paracatuense, Oliveira Melo, historiador-autor de mais de 40 livros).

Não morrerei todo – eu ainda ficarei vivo
Em parte do que eu sou e do que escrevo.
Não serei Imortal, mas estarei nos Livros,
Que deixei editados antes do meu enterro.

Não morrerei todo – ainda tenho esperança
De aqui recordarem as idéias que escrevi.
Quero que fiquem gravadas as lembranças
Somente dos bons momentos que eu vivi.

Não morrerei todo – pois aqui ainda ficarão
As saudades, minhas relíquias e a biblioteca.
Não deixarei com vocês marcas de solidão.
Lembrem só dos meus dias de alegria e festa.

Não morrerei todo – deixarei como heranças
Convicções firmes e pensamentos coerentes.
Deixarei todos os meus sonhos com as crianças
E a minha crença no que é belo e permanente.

Não morrerei todo – na Terra ainda restará
Um pedaço de mim desprendido na superfície.
É o pedacinho da minha alma que aqui ficará
Em meus descendentes, da infância à velhice.

Não morrerei todo – podem ficar tranqüilos!
Quando encontrar a morte em minha jornada,
Argumentarei com ela que fui surpreendido,
Mas estarei pronto para a última caminhada.


Em Formoso nascem 10 e morre 2

Em 2010 o Censo do IBGE registrou 8.173 habitantes em Formoso. Esse jornal foi ao Cartório de Paz e Registro Civil de Formoso que neste ano comemorou 120 anos de fundação, e lá obteve os dados abaixo:

Nascimentos de pessoas em Formoso:
• 1º Semestre de 2010: 60 crianças.
• 2º Semestre de 2010: 62 crianças.
• 1º Semestre de 2011: 70 crianças.

Óbitos registrados em Formoso:
• 1º Semestre de 2010: 11 pessoas falecidas.
• 2º Semestre de 2010: 14 pessoas falecidas.
• 1º Semestre de 2011: 07 pessoas falecidas.



Prefeito Luizinho: Cadê o Novo Cemitério? Se o prefeito tivesse parente enterrado no cemitério velho e superlotado, ele aceitaria o coveiro arrancar ossos humanos para sepultar novos cadáveres no mesmo lugar? Uma campanha educativa da ONG UNIFAM.


Você não pode deixar de acessar na Internet:
www.djpakito.com.br
unidosporumformosodiferente.blogspot.com
Aqui Formoso é divulgado para o Mundo! Aguardamos você! Acesse-nos!

CARTA DE J.F.KASKAVÉU


Pedimos desculpas aos nossos(as) leitores(as) pelo fato de a nossa colunista J.F.K estar em férias e não poder enviar sua cartinha para ser publicada aqui. Por isso utilizamos esse espaço para publicar os textos seguintes, que serão posteriormente encaminhados, pelos correios, à sua destinatária habitual: Dona Florisbela, é claro!

Ato de Desagravo a um Escriba Injustiçado

Xiko Mendes


O Escritor é alguém...
Que ama compulsivamente as palavras;
Por elas e com elas incita o seu Intelecto
No extravasamento de emoções que
Rejuvenesçam a Alma do Público.

O Escritor é alguém que se
Arma com idéias nas trincheiras de
Cada esquina da Terra para pregar,
Na fronteira entre Dogmas e Barricadas,
A Mensagem de Libertação do Homem!

O Escritor é alguém que viaja
No túnel do tempo da Existência da
Alteridade do seu Ser, que é finito
Enquanto matéria, mas que se torna
Eternamente infinito quando o
Encontra vivo no vasto Mundo das Letras,
Perdido entre Significados e Significantes.

Assim podemos imaginar que
No dia em que se encerrar o
Ciclo vital do nosso Ser,
A decomposição do corpo
Em lixo orgânico não será integral.
Como Epitáfio...
Restarão aqui nossas palavras,
Única parte da Gente, (imune às bactérias?),
Que talvez não seja biodegradável.

Eis aí o Legado da Nossa Miséria
(Existencial do Ser?) – diria
Machado de Assis!

Um Edil em Barão de Lucasil

Xiko Mendes


Ele é um vereador maquiavélico.
E aqui vou relatar a sua história.
Ele gosta de fazer seus projetos
Pra comemorar a própria vitória.

Todo projeto que ele apresenta,
Antes combina com o Executivo.
Só vota sim apenas quando entra
Muita propina para o Legislativo.

Dentro da Câmara ele é campeão
Em aprovar propostas do Prefeito.
Recebe suborno e é a corrupção
Que o torna um vereador eleito.

Quando tem eleição de presidente
Para ver quem manda na Câmara,
Ele é eleitor daquele concorrente
Que compra voto e sempre ganha.

Ele chama o seu eleitor de otário
Nos cafezinhos entre duas sessões.
Diz que é vereador só pelo salário;
Por isso não pode assumir posições.

Como as reuniões são muito chatas,
O Povo não comparece ao Plenário.
Já sabe que na Câmara é a mamata
O assunto desse vereador salafrário.

Eu estou com quem não concorda
Que o Povo fique de braços cruzados.
É hora de deixar de votar em calhorda
Para termos um Legislativo renovado!


Obrigado por terem lido o nosso jornal! Nossa próxima edição impressa será publicada em janeiro, mas mantemos nosso blog atualizado com notícias sobre Formoso. Continue acessando-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.