TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

10/10/2012

FORMOSO-MG ELEGEU NENA COMO PRIMEIRA MULHER PREFEITA NA HISTÓRIA DESSE MUNICÍPIO.

A Oposição derrotou o Prefeito Luizinho, em Formoso. O POVO FORMOSENSE elegeu a Professora e fazendeira NENA MARCHESE como a primeira mulher prefeita do nosso município, tendo como novo vice-prefeito o médico Edimar Carneiro numa coligação que uniu PMDB, PSB, PCdoB, PSL, PDT e PSDB. 

Nena elegeu-se prefeita com 2.669 votos (6 votos a menos que o atual prefeito, em 2008). O candidato a prefeito, Irineu J. Balbinot (PR, PT, DEM-PV-PTB-PSC-PPS) perdeu obtendo 2.208 votos. A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 461 votos e se a eleição fosse uns cinco dias depois, a Oposição teria perdido as eleições. Mas, para o bem desse povo sofrido que há oito anos sofre com gravíssimos problemas não resolvidos pelo atual prefeito, Formoso deu a ele a resposta que merecia.

Esses serão os novos vereadores de Formoso no período entre 2013 e 2016:

Eleitos pela Chapa PR-PPS:
- LEANDRO DA VAN;
- NEURI ANDRADE;
- ZÉ PEZÃO;

Eleitos pela Chapa DEM-PT-PV-PTB-PSC:
- ALMIR DA GARAGEM;
- TONE MECANICO;
- LÚCIA DE EDGAR;

Eleitos pela chapa PMDB-PSB-PCdoB-PDT-PSDB-PSL:
- ANITA ENFERMEIRA;
- ROSEMAR;
- TONE DE HERMÓGENES.

BANCADA QUE APOIA A FUTURA PREFEITA NENA MARCHESE:
- ANITA ENFERMEIRA (PMDB);
- ROSEMAR (PMDB);
- TONE DE HERMÓGENES (PSB).
- NEURI ANDRADE (PR);
- ALMI DA GARAGEM (DEM);
- TONE MECANICO (DEM);
- LÚCIA DE EDGAR (DEM);

BANCADA QUE FARÁ OPOSIÇÃO À FUTURA PREFEITA NENA MARCHESE:
- LEANDRO DA VAN (PPS);
- ZÉ PEZÃO (PPS);

A coligação de NENA MARCHESE tinha 16 candidatos a vereador, mas só elegeu apenas três, porém, a coligação dela deu amplo apoio a candidatos a vereador das duas coligações proporcionais vinculadas à chapa de BALBINOT, motivo pelo qual a nova prefeita passa a ter uma bancada governista de sete vereadores. O resultado desse apoio foi o esvaziamento eleitoral de vários candidatos a vereador da chapa PMDB-PSB-PCdoB-PSL-PSDB-PDT como Ion Ornelas, Vanilde de Seu Revalino e Xiko Mendes, os três mais votados e não eleitos na chapa de NENA MARCHESE.

Um dos grandes desafios da nova prefeita de Formoso será unir os diferentes grupos e pessoas que lhe deram apoio. Vejam quem são:
- Família MARCHESE: deu apoio financeiro integral e certamente terá muito poder no governo.
- Família ORNELAS: dividida entre os dois candidatos a prefeito, a parte dissidente que deu apoio certamente exigirá muita participação no governo. Dinarte Ornelas, atual vice-prefeito, tanto pode ser um futuro aliado quanto um futuro adversário nas eleições municipais de 2016, dependendo da relação estabelecida pela nova prefeita. Mas o excesso de poder dos Ornelas no novo governo, pode desagradar o PMDB.
- Diretório Municipal do PMDB controlado pelo ex-prefeito Orlando José da Silva: ficou discreto e invisível na campanha, mas vamos agora ver o que acontecerá na relação entre a Direção do Partido e o novo governo. Caso se conceder muito poder ao PMDB, haverá eventuais descontentamentos nos demais grupos, principalmente entre dissidentes da família Ornelas.
- Família CARNEIRO: o vice-prefeito, Dr. Edimar Carneiro, Lúcia de Edgar (vereadora eleita), são os dois integrantes da família no novo governo, junto com o vereador reeleito TONE DE HERMÓGENES, que é um ventríloquo dos ideais políticos desse grupo. Se esse grupo não for devidamente contemplado, pode, daqui a quatro anos, estar de novo retomando a velha aliança ORNELAS-CARNEIRO que durou tantas décadas governando Formoso.
- PCdoB: partido pequeno, mas que tem como principal integrante o escritor XIKO MENDES, um orador polêmico e grande conhecedor do município de Formoso como intelectual autor de vários livros sobre o nosso município. Seus movimentos provocam impacto na opinião pública local. E seu eventual silêncio também indica caminhos para os próximos anos. Xiko Mendes foi o 6º CANDIDATO mais votado numa lista de 16 candidatos da chapa de NENA MARCHESE.

Caso não for mantida essa unidade política entre os CINCO GRUPOS vitoriosos, podemos já visualizar no fim de 2013 o novo desenho de forças políticas para as eleições municipais de 2016, em Formoso. Torcemos, desde já, pela manutenção dessa unidade porque FORMOSO precisa retormar os nívels de desenvolvimento para esse sofrido povo de nossa terra.

Desejamos muito sucesso aos eleitos.

DIRETORIA DA ONG UNIFAM