TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

28/10/2012

Morte do escritor GUIMARÃES ROSA completa 45 anos.

Se estivesse vivo entre nós, o grande escritor Guimarães Rosa comemoraria no dia 27 de junho de 2013 a idade de 105 anos, mas, infelizmente, a morte o levou em 19 de novembro de 1967. Mestre Rosa, nascido na cidade mineira de Cordisburgo, é um dos maiores autores em língua portuguesa, autor de livros famosos mundialmente como GRANDE SERTÃO: VEREDAS (1956) e SAGARANA (1946), entre outros.

Em suas obras, ele procurou sempre eleger como parte principal de seus enredos o vale do rio São Francisco, principalmente a região onde FORMOSO-MG se encontra - a região do vale do rio Urucuia. Como homenagem a esse grande escritor, foi criado em 12/4/1989 o PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS, unidade de conservação ambiental cujas terras ficam dentro dos municípios de Formoso, Arinos e Chapada Gaúcha, em Minas, e em Cocos-BA.


Em maio de 2012 transcorreu-se o aniversário de 60 anos da viagem de Guimarães Rosa pelo sertão num itinerário entre as fazendas SIRGA e SÃO FRANCISCO, na região de Três Marias-MG, viagem que muito inspirou-o na produção de suas obras.


Em 2014, ano de COPA DO MUNDO no Brasil, será também momento oportuno para comemorarmos os 25 anos do Parque Nacional acima citado e aproveitarmos a data para festejarmos Guimarães Rosa, esse grande mago dos nossos sertões barranqueiros.

ONG UNIFAM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.