TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

03/08/2011

Livro sobre Seu Abdias será lançado em FORMOSO-MG dia 26 de agosto de 2011.

Convite

O Autor, Valdivino Mendes, e a editora UNIFAM convidam Vossa Senhoria e Excelentíssima família para participarem do lançamento do livro CONTRIBUIÇÃO AO CENTENÁRIO DE SEU ABDIAS, que ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Formoso-MG, na Avenida Castelo Branco, Centro, a partir das 19 horas, do dia 26 de agosto (sexta-feira) de 2011.
Na solenidade teremos várias homenagens que serão prestadas ao Seu Abdias, Patrono da Saúde Pública de Formoso já assim reconhecido pela nossa câmara de vereadores. Esse livro visa antecipar o debate sobre as comemorações, em 2012, do Centenário de Nascimento de Seu Abdias.

Contamos com sua presença! E desde já agradecemos.

Valdivino Mendes
(Autor do livro)










Apresentação do livro
“Contribuição ao Centenário de Seu Abdias”

Xiko Mendes

(Da Academia de Letras do Noroeste de Minas, da Academia Planaltinense de Letras, da Associação Nacional de Escritores, entre outras).


Fui convidado a traçar algumas linhas neste livro para servirem talvez como prefácio, talvez como introdução. Seu Abdias – essa personagem emblemática e balizadora de toda a história da Saúde em Formoso – ainda está por merecer de nosso Povo, das nossas autoridades e, sobretudo das próximas gerações, um compromisso permanente com sua memória. Muito ainda terá que se escrever para perpetuar no tempo os feitos e mitos inesquecíveis atribuídos a essa figura legendária do século XX em Formoso.
Ninguém nesses dois séculos de história de Formoso foi mais comentado, reverenciado, admirado ou venerado como Seu Abdias. Ele era um Doutor em Medicina e em Farmacopéia sem nunca ter sentado em bancos de universidade. Seu autodidatismo disciplinado superava a erudição acadêmica de alguns doutorzinhos que conhecemos neste país onde educação e saúde são apenas temas de discursos estéreis de demagogos entronizados pela estupidez humana. E neste mundo estúpido, Seu Abdias foi nossa razão iluminista no sertão. Foi nossa resposta à indiferença e à omissão coletiva.
Homem de compleição franzina, barbas longas e grisalhas num queixo delgado, estatura elevada, fisionomia de perfil proto-egípcio com aparência de rabino, Seu Abdias balizou a história de nosso tempo: antes dele a população morria e morria de montão por falta de cuidados médicos. Não tínhamos médicos, posto de saúde e nem sequer quem receitasse remédios. A única solução era nos socorrermos junto aos curandeiros, às benzedeiras, rezadeiras e outros personagens xamanistas ou esotéricos do sertão sem lei, distante do Estado e das prerrogativas constitucionais que impõem a Saúde como um direito essencial à civilidade e à civilização. Seu Abdias separou as fronteiras entre a Barbárie e a Civilização, e abriu o caminho para a transformação radical e definitiva que deu ao nosso Povo dignidade contra a força imponderável e avassaladora das doenças. Seu Abdias é o nosso Mito Civilizador; é um Mito Fundador da origem de um novo tempo, em Formoso. Seu Abdias e Dona Ana (Pereira de Sousa) são as duas maiores personalidades do século XX em Formoso e, quiçá, de todos os nossos tempos!
Quem primeiro entre nós despertou o povo para cuidar da Saúde Pública foi Seu Abdias. Esse homem tão frágil fisicamente, mas poderosamente inspirado por Deus, diagnosticava, com precisão providencial, os males que afligiam nossa população. Nunca fora curandeiro nem mago. Mas centenas de pessoas de Formoso e de vários outros lugares foram curadas com os remédios receitados por ele. E para todo o sempre ficaram devendo gratidão ao Seu Abdias. Nada é mais justo; nada é mais sublime; nada é mais glorioso que relembrarmos sempre e eternamente quanto Seu Abdias foi útil – e eu diria divinamente indispensável – para a existência social e institucional de Formoso como ente político neste país!
Formoso não seria o que é hoje se não fosse a decisão firme e corajosa de Seu Abdias em combater doenças SEM COBRAR NADA, mesmo quando ao final da vida foi pressionado a abandonar seu hábito de receitar remédios para todos, gratuitamente. Independente de serem ricos ou pobres. Humildade, simplicidade, amor ao próximo, abnegação, senso humanitário... Tantas e tantas palavras belas! Mas nenhuma delas consegue em um só significante reunir a gigantesca dimensão filantrópica desse grande HUMANISTA exemplar que foi Abdias Magalhães!
Abdias é um desses raros seres humanos que nascem numa comunidade talvez uma única vez em sua história ou seguramente de meio em meio milênio. Ah! Quantos séculos ainda passarão para que Formoso tenha outros abdias! Esse é um homem que teve o privilégio de herdar a tradição secular de uma família de pessoas devotadas à Educação e à Saúde em Formoso. Junto com Seu Abdias incluem-se nessa lista o Dr. Emídio de Oliveira MAGALHÃES, primeiro formosense que bacharelou-se em um curso superior em 1930 e tornou-se renomado farmacêutico em Belo Horizonte como Bioquímico do Laboratório Urânia; Seu Doca MAGALHÃES, outro primo de Abdias, que montou a primeira farmácia de Formoso nos idos da década de 1960 e apostou também na Educação, mandando sua filha Edna para Januária. Ela voltou como nossa Primeira Normalista e aqui entre nós transformou nosso Sistema de Ensino em menos de vinte anos. E Miguel Carneiro, ilustre historiador e igualmente descendente da família Magalhães, brindou-nos com livros exponenciais escritos sobre Formoso e Sitio d’Abadia.
Os Magalhães se inserem na história de Formoso dos últimos 150 anos como responsáveis por grandes contribuições ao desenvolvimento social e intelectual de nosso município (veja um pouco dessa história no Apêndice desse livro). E isso mostra quanto nossas elites dirigentes ainda são injustas com alguns de nossos grandes antepassados! Um deles, Seu Abdias, está esquecido desde quando morreu em 1994. Esse homem tinha que ser tudo: nome de hospital, nome de rua, nome de praça, logomarca dos grandes projetos de nosso tempo... Devia aparecer em banneres durante os eventos oficiais da Cidade. Mas, infelizmente, a “política de varejo” feita no balcão das ilusões que se repetem a cada encerramento de eleição, atrapalha essa campanha cívico-patriótica a favor da preservação da memória de grandes homens como Seu Abdias.
Este livro de Valdivino Mendes é uma modesta tentativa de inserir o debate sobre as grandes questões de nosso tempo na agenda política e social dos homens que nos governam. O valor de um povo é fruto da força de sua Cultura e da vontade de sua gente em marcar sua presença na Memória Épica da Humanidade com grandes realizações. Um Povo que ignora sua própria História está fadado a morrer aos poucos nos braços do Obscurantismo ético e político que se sucede no curso lento e cruel da Mediocridade intelectual dos homens que os governam. Daí eu ver nessa obra a força vital e inexpugnável como um pequeno grande livro cuja contribuição inestimável obriga-nos a suspender o olhar míope sobre a vida cotidiana para nos depararmos com a imensa grandeza de homens ímpares e raríssimos como Abdias Magalhães.
Valdivino Mendes cumpre, quase que religiosamente, a tarefa missionária de colocar Seu Abdias na agenda institucional do nosso município, visando as comemorações do Centenário dele, em 2012. A mim restam poucas palavras: que Deus abra a mente dos homens e que a Humanidade veja em pessoas como Seu Abdias, mais que um lampejo civilizatório; e, sim, que ele seja sempre visto como o nosso Clarão de Luz Eterna iluminando os caminhos tortuosos do homem e do mundo em que vivemos.
Parabéns, Valdivino, por essa brilhante iniciativa de concelebrar Seu Abdias e, ao mesmo tempo, nos convocar também para a preservação da natureza, dos rios, das paisagens e personagens de Formoso! É para isso que servem a história e os historiadores: para neutralizar o choque amnésico na mente contemporânea e nela instalar um novo espírito de celebração triunfante dos grandes feitos humanos. Seu Abdias é o triunfo da vontade de Deus pairando, épica e silenciosamente, sobre a mediocridade dos homens numa época em que honestidade, simplicidade, humildade e abnegação tornaram-se valores raros na paisagem humana. Relembrar Seu Abdias é rever esses valores sempre.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.