TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

19/08/2011

Quinca Borges e Valdivino Mendes lançam livros em Formoso-MG

Descendentes de Silvério lançam novos livros



O ex-vereador, ex-Presidente da Câmara de Formoso e autodidata Joaquim Borges Carneiro (Quinca) lançou na histórica fazenda Bela Lorena, em 6/8/11, o livro autobiográfico “Meu Mundo: Pessoas, Caminhos, Lembranças, Saudades...”. Trata-se de um interessantíssimo livro de memórias com o objetivo de invocar a comemoração de seus 80 anos nesse ano em que o avô dele, Coronel João Borges Carneiro (1870-1911), também completa seu centenário de falecimento. Também nesse mesmo agosto, dia 26, outro autodidata, Valdivino Mendes, lançou o livro “Contribuição ao Centenário de Seu Abdias”. Com a estréia desses dois novos autores, Formoso aumenta o número de membros de sua Intelectualidade de Literatos. E há uma estranha coincidência entre eles: a maioria é descendente de Silvério Mendes Teixeira, um fazendeiro que viveu em Formoso no século XIX e era dono da Fazenda São Pedro, na região do Vale do Piratinga segundo pesquisas feitas e comprovadas pelos estudiosos do tema, entre eles, o genealogista João Rocha.

Quinca Borges é trineto de Silvério Mendes. O pai dele, Benevides (Seu Bené) era filho do Coronel João Borges (já citado) e este, por sua vez, era filho de Antônia Maria Carneiro Mendes, uma das filhas do segundo casamento de Silvério Mendes com Dona Bernardina Carneiro. Valdivino Mendes é tetraneto de Silvério Mendes. Valdo – como é conhecido – é neto de Maria Mendes de Queiróz e esta, por sua vez, era filha de João Mendes de Queiróz (João Peba) e ele era filho do fazendeiro Rafael Mendes de Queiróz, filho do primeiro casamento de Silvério Mendes com Dona Maria de Queiróz no século XIX. Carneiro Mendes, Carneiro de Queiróz e Mendes de Queiróz são sobrenomes tão antigos em Formoso quanto Tavares, Ornelas, Almeida, Pereira, Rodrigues, entre outros que contribuem com o progresso de Formoso.

Xiko Mendes, que é historiador e irmão de Valdivino Mendes, é outro tetraneto de Silvério Mendes. O escritor João Carneiro de Almeida Rocha, que mora em Cuiabá-MT, é filho de Zé Carneiro, neto de Adelina Borges Carneiro, bisneto de Antônia Maria Carneiro Mendes e trineto de Silvério Mendes. O escritor Miguel Carneiro, autor de livros sobre história de Formoso e Sítio d’Abadia, é filho de Seu Astrim da Carinhanha, neto de Dona Adelina (já citada) e, portanto, é também trineto de Silvério Mendes. Por fim, o escritor Napoleão Valadares, que é neto de Adalgisa Borges Carneiro (irmã de Seu Bené, pai de Quinca Borges) é, igualmente, tetraneto de Silvério Mendes.

Quinca Borges, Xiko Mendes, João Rocha, Miguel Carneiro e Valdivino Mendes são todos naturais de Formoso. Somente Napoleão Valadares nasceu em Arinos. Com seis escritores descendentes de Silvério Mendes Teixeira, essa família marca sua presença na História de Formoso e região pelo compromisso histórico com a cultura e a literatura. Parabéns, Quinca Borges e Valdivino Mendes por tão brilhante estréia literária! Isso só vem confirmar que nenhuma família é mais pioneira ou mais importante que as outras em nosso município. A História – como já dissemos várias vezes – não tem partido. A História pertence ao povo. Nós (enquanto indivíduos) somos apenas parte da história. Nenhuma família, sozinha, simboliza a tradição de um povo. Tradição é construção coletiva segundo antropólogos e historiadores. O resto é politicagem, etnocentrismo, bairrismo xenófobo. Nada mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.