TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

22/09/2011

O PREÇO DA CORRUPÇÃO

O Preço da Corrupção

Bertolt Brecht, poeta alemão contemporâneo, já dizia que o pior analfabeto é aquele que ignora a Política, pois graças à sua omissão, é que a humanidade chegou onde estamos. E esse é o Preço do nosso Analfabetismo Político: hoje o Brasil tem 16,2 milhões de miseráveis e tem ainda quase 20 milhões de analfabetos (sem incluir os funcionais). A Previdência Social tem um déficit anual superior a 40 bilhões. E o governo federal pretende, em 2012, gastar 19 bilhões de reais para financiar o programa social Bolsa Família que hoje atende a 13 milhões de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza. De cada cem reais que você tem no bolso, 40 irá para o governo na forma de imposto. E parte disso vai pro bolso dos corruptos.


Mas temos atualmente mais de 130 milhões de eleitores que poderiam – se eles fossem todos conscientes – transformar o Brasil. Infelizmente, a Elite de Corruptos que espalha seus tentáculos pelo Brasil afora em quase todos os 5.566 municípios desse país, manda e desmanda “protegida” sob o manto da impunidade. Recentemente, o Congresso Nacional deixou de cassar o mandato da Deputada Jaqueline Roriz (PSC-DF), flagrada em imagem inquestionável, surrupiando dinheiro para uso posterior em caixa dois de campanhas eleitorais. Cadê a indignação ética dos 2,6 milhões de pessoas que moram em Brasília? Estamos de braços cruzados!


Tudo isso só é possível porque a maioria do Povo Brasileiro, começando por nós que moramos em Brasília, fecha os olhos e não consegue se mobilizar coletivamente contra a Corrupção. Estudo recente, publicado pela ONG Transparência Internacional, e atualizado com dados da FIESP, comprovou que só no Brasil os corruptos desviam dos cofres públicos a estratosférica quantia que varia entre 45 e 80 bilhões de reais por ano. Você consegue imaginar quantas casas do programa “Minha casa, minha vida” seriam construídas com essa verba? E quantas famílias beneficiárias do “Brasil sem miséria” seriam atendidas?

A Reação: Internautas Éticos protestam no Sete de Setembro!

Diferente de outros anos, parte dos 130 milhões que votam neste país conseguiu se organizar por meio das redes sociais e usou a “comemoração” da Independência do Brasil, para realizar uma apoteótica manifestação contra os corruptos pela esplanada dos poderes da República, em Brasília. Essa é a primeira lição de cidadania ética que serve como resposta à corrupção desavergonhada. Mas é necessário nos organizarmos melhor. É preciso que você, cidadão-eleitor, conheça os mecanismos que permitem a corrupção nesse país. E nada melhor que a informação para combater a ação dos corruptos neste país.



Como a Internet foi usada para mobilizar a população em defesa da ética pública, pedimos a você que acesse pelo menos um desses endereços: www.amarribo.org.br, www.abracci.org.br, www.ifc.org.br, www.ethos.org.br, www.transparencia.org.br, www.excelencias.org.br, www.mcce.org.br, www.abong.org.br, www.transparency.org, www.impostometro.org.br, www.portaltransparencia.org.br e
http://www.ajd.org.br/.


Temos certeza que após o acesso, você será mais um a combater a corrupção e lutar pela aprovação imediata dos projetos que tramitam no Congresso Nacional visando criar a Lei de Responsabilização Civil e Administrativa de Pessoas Jurídicas, e a Lei de Acesso à Informação. Se aprovadas, elas juntar-se-ão à Lei da Transparência, já existente, para ampliar o combate contra os corruptos. Você, leitor(a), tem que participar desse debate, pois a corrupção gera miséria, aumento de impostos, analfabetismo e o pior: conta com o seu silêncio!

(Xiko Mendes, escritor, ambientalista e educador).


Fonte: este texto será publicado na próxima edição da REVISTA OPORTUNIDADE, que circula em Brasília e Entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.