TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

15/01/2013

TEXTO DE LIVROS PUBLICADOS POR XIKO MENDES.


Palavra é Poder (segunda parte do poema).

 

(Homenagem à escritora Cecília Meirelles)

 

Xiko Mendes

Eu canto porque a musa insiste
E a Verdade está incompleta.
E diante do Povo que resiste
Eu falo, escrevo, viro até poeta.

Eu canto pra alegrar essa gente
Cheia de sonhos, e marginalizada;
O zé ninguém sem voz e que sente
O desprezo de elites endinheiradas.

Canto o homem anônimo da rua,
O sem terra que virou bóia-fria;
A realidade que pulsa, nua e crua,
E me incomoda, revolta, angustia.

Eu canto pra essa gente sem palco,
Sem dinheiro pra entrar no cinema;
Sem ingresso pra ver arte no teatro.
Eu canto porque a vida é um poema.

Eu canto contra o político pilantra,
Que rouba, mente e engana todos.
Minha poesia protesta e arranca
A máscara de quem é demagogo!

Canto o meu baú de lembranças
Como prisioneiro de saudades.
Canto um mundo onde a esperança
Quer transformar essa realidade.

Cantarei sempre porque a vida é breve
E a poesia para mim é eterna.
Assim canto antes que a morte leve
Meus versos fecundando a Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.