TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

09/04/2012

ARTESANATO ECOLÓGICO EM FORMOSO-MG.

Nizão e Osvaldo produzem Artesanato Ecológico, mas não têm apoio da Prefeitura de Formoso

Formoso é um celeiro de grandes artistas e artesãos que promovem a cultura de nosso povo das mais variadas formas. O artesanato é uma das mais vivas manifestações culturais de nossa terra. Aqui pulsa na alma do povo o instinto da mineiridade temperada com goianidade e baianidade. Recentemente, tem se destacado entre nós a produção artesanal inspirada em concepções ecológicas.

Dionísio Barbosa, mais conhecido como Nizão, nasceu no Vale do Carinhanha e vem se revelando um talentoso artesão por meio da fabricação de cadeiras recicláveis feitas com pneus abandonados. Como todos sabem, o pneu é um produto não biodegradável e que, por isso, tem provocado danos ambientais gravíssimos em nosso planeta. Nizão, usando de técnicas artesanais apuradas, criou um modelo original de cadeira feito exclusivamente com pneus.

Outro artesão anônimo em Formoso, mas com talento igualmente fenomenal, é o jovem Osvaldo Cális de Araújo, morador do bairro Capuava. Ele especializou-se em esculturas feitas com o uso de madeiras secas encontradas em nosso cerrado. Nosso jornal foi até a residência dele e lá encontrou dezenas de equipamentos (carros de boi, animais, imagens de santo, estatuetas, cinzeiros...), tudo feito com madeira. Osvaldo é um escultor nato que, assim como Nizão, contribui para a preservação do meio ambiente por meio da criação e da valorização da arte como meio de expressão do Povo Formosense.

Infelizmente, a Secretaria Municipal de Cultura em Formoso não consegue colocar em prática um projeto que vise buscar e valorizar o talento de pessoas criativas como Nizão e Osvaldo. Por isso, este jornal implora ao Povo Formosense que conheça e compre de nossos artesãos esses produtos ecologicamente corretos. Assim, eles terão condições financeiras e estímulo para continuarem nesta campanha silenciosa em defesa do Cerrado, um dos ecossistemas ameaçados em nosso planeta.

O bioma Cerrado ocupava, originalmente, 25% do território brasileiro, mas hoje resta apenas 50% de sua vegetação nativa. O desmatamento, os agrotóxicos e o assoreamento de nascentes estão entre os fatores intervenientes dos desequilíbrios ecológicos. Formoso localiza-se entre o Cerrado e a Caatinga. Por isso, tem importância vital na conservação do planeta. Nossas autoridades não conseguem ver isso. Fica então o recado para que nas eleições de 2012 nosso povo eleja pessoas que tenham conhecimento e vontade em trabalhar pela harmonia entre homem e natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.