TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

10/04/2012

UNIFAM publica MANIFESTO EM DEFESA DO RESPEITO À FAMÍLIA ORNELAS.

Em Respeito à Memória da Família Ornelas

A Diretoria da ONG UNIFAM, proprietária legal do jornal PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE, informa que, após fazer circular em Formoso, no início de abril de 2012, a edição impressa nº: 14 desse veículo de imprensa, registrou o recebimento de dois infelizes comentários anônimos, postamos em nosso endereço eletrônico (www.unidosporumformosodiferente.blogspot.com). Um deles tem o conteúdo seguinte:

Parabéns Xiko Mendes por mais esse brilhante jornal! Quero tirar uma dúvida com o jornal: no meu entendimento está ridicularizando toda a família Ornelas pelos atos de corrupção isolados do Dr. Zebinha (...) que, mais do que justo, foi condenado. Em alguns momentos, você cita Ornelas condenado, aparentemente falando de toda a família. Sabemos que até na família Mendes existem pessoas duvidosas (...)”.

A UNIFAM esclarece que na matéria citada pelo anônimo internauta, sob o título “Zebinha, filho ilustre de Formoso, foi condenado por Corrupção pelo TJ-MG”, não há as insinuações por ele citadas. O internauta é que manifesta o desejo de manipular as informações para deturpar o que foi publicado. De duas uma: ou essa pessoa tem um nível intelectual de entendimento precário ou quer, criminosamente, distorcer o teor do texto publicado.

Para nós, todas as famílias, seja Ornelas ou qualquer outra, são instituições sociais sagradas, intocáveis. O Historiador Xiko Mendes já publicou quatro livros sobre a História de Formoso, e num deles, com mais de 600 páginas, ele publicou dezenas e dezenas de biografias exaltando o pioneirismo da família Ornelas para o desenvolvimento do nosso município. Nesse mesmo jornal citado e na mesma página em que nos reportamos ao Dr. Zebinha, há reportagem exaltando Seu Vande Ornelas como nosso MAIOR EXEMPLO DE POLÍTICO HONESTO. Esses dois casos ora citados demonstram, inapelavelmente, que Xiko Mendes não manifesta nenhuma insinuação de ojeriza aos Ornelas. Se Xiko Mendes fosse contra a Família Ornelas, personagens como Seu Vande, Dona Edina, Seu Abdias, Vino, Louri, Dinarte, Dona Ester, Benedito (pai de Zebinha), Minervino Gomes, Osvaldo, tantos e tantos outros, não teriam merecido de Xiko Mendes biografias grandiosas em seu livro “Formoso de Minas no final do século XX: 130 anos”, publicado em 2002. Isso é prova de que Xiko Mendes e também esse jornal, tem grande RESPEITO pelas famílias de Formoso, inclusive a família Ornelas.

Nos cinco parágrafos da reportagem sobre Zebinha não há – repetimos – qualquer frase que remeta à idéia de se ridicularizar ou generalizar a Corrupção na Prefeitura de Montalvânia, como sendo algo comum aos políticos de Formoso com esse sobrenome. Fechamos o texto afirmando que a condenação de Zebinha por atos de corrupção “gera grande impacto político e ético”, em Formoso, porque essa família tem como base de sua ação política a defesa da honestidade na vida pública. E para provar que a honestidade é carro-chefe dessa propaganda, o texto seguinte confirma essa informação, citando Seu Vande como EXEMPLO DESSA HONESTIDADE NA VIDA PÚBLICA.

Desculpamos o pobre leitor que nem sequer assinou seu texto a nós remetido. Mas não o desculpamos quando insinua dizendo que na família de Xiko Mendes há pessoas com conduta duvidosa. Diferente dessa pessoa que acha que a família dele é perfeita, nós entendemos que em toda família há os bons e os que erram, o que é natural. Hipócrita é essa pessoa para quem na família dela só há pessoas honestas. Na família Ornelas, como em qualquer outra, há pessoas honestas e trabalhadoras, como também há aqueles que destoam dos princípios de boa conduta. E isso não é demérito. É também natural, seja Mendes ou Ornelas.

O(a) remetente anônimo dessa insinuação devia saber que não apenas na família Mendes pode haver pessoas duvidosas, mas é bom refrescar-lhe a memória em relação a vários fatos da história de Formoso que o historiador Xiko Mendes nunca contou em livro e jamais relatará nesse jornal em respeito à memória familiar do Povo de Formoso. Será que essa pessoa se esqueceu que na década de 1970 um vereador de Formoso, de sobrenome ilustre, foi obrigado a renunciar ao mandato porque havia provas incontestáveis de latrocínio contra ele? Será que essa pessoa se esqueceu que na década de 1980, outro Político Formosense abandonou seu mandato em Formoso porque deu calote em várias pessoas em nosso município? Será que essa pessoa se esqueceu que um terceiro Político de Formoso, recentemente, respondeu a um processo sob acusação de crime contra a honra? Será que essa pessoa se esqueceu que um quarto Político de Formoso, onde exerceu dois mandatos nos anos 1980/90, foi recentemente acusado de desfalque empresarial milionário numa capital de um estado vizinho a Formoso? Quem tem rabo de palha fica sempre longe da fogueira. E a Festa de São João está chegando.

Nós, desse jornal, jamais publicaremos em nossas páginas textos sobre esses assuntos nem o historiador Xiko Mendes os publicou em livros. Não publicar esses fatos horrorosos é prova de nossa conduta ética, pois ambos são assuntos particulares. E assuntos particulares não são da nossa conta. Na vida privada, diferente da esfera pública, cada um age conforme seu arbítrio. E esse jornal só publica informações que tenham repercussão contra a administração pública. É o caso da corrupção em Montalvânia-MG sob gestão do ex-prefeito Zebinha Ornelas. Talvez esse jornal e o historiador Xiko Mendes mudem de opinião; e passe a publicar esses fatos ora relatados se o indigitado remetente continuar insinuando comentários maldosos sobre Xiko Mendes e sua família, principalmente no período eleitoral desse ano. Estaremos preparados para passar a história de Formoso a limpo. Mostrar quem é quem em nossa cidade. Assim, o véu da hipocrisia tirará a máscara onde se esconde o manto dos hipócritas.

Em um segundo comentário postado também em nosso endereço eletrônico, outro(a) ou o(a) mesmo(a) remetente registra comentário anônimo, insinuando que o escritor Xiko Mendes recebeu verbas da Prefeitura de Formoso por meios ilícitos, no período de gestão do atual prefeito, Sr. Luizinho Silva. Para esclarecer essa dúvida, basta que essa pessoa saia do anonimato, vá à nossa Prefeitura e solicite cópias de todos os contratos firmados entre nosso Município e Xiko Mendes. Caso não se contente com isso, e tenha provas materiais dos crimes supostamente conhecidos pelo remetente, convidamos o(a) pobre remetente a ajuizar ação penal contra Xiko Mendes, acusando-o de crime contra a Administração Pública de Formoso. Que caia pedra sob pedra. Mas avisamos: temos do lado de cá um numeroso arquivo de informações sobre os dois séculos de história de nossa cidade, e parte desse arquivo ficará eternamente inédito em respeito ao Povo de Formoso, mas pode vir à tona se for preciso.

Outra vez fazemos questão de frisar: a família Ornelas é digna de nosso apreço, respeito e consideração, não só porque é pioneira desse município, mas porque Ornelas não é melhor nem pior que nenhuma outra família de Formoso. Ela só é mais uma entre as várias famílias que moram e desenvolvem Formoso. E todas as famílias, para nós, são dignas de respeito, incluindo os Ornelas, é claro, porque desde a Revolução Francesa, em 1789, o mundo aprendeu que todos os seres humanos são iguais em direitos e obrigações.

Atenciosamente,

ONG UNIFAM






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.