TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

09/04/2012

RÁDIO FORMOSO FM

Rádio Formoso encerra concessão em 2015

A Rádio Comunitária FORMOSO FM foi inaugurada no dia 9/9/2006. Seu uso e finalidades são regulamentados pela lei federal 9.612 de 1998 e pelo decreto federal 2.615/98. O pedido de concessão dessa rádio foi aberto por meio do Processo Nº: 53710.000834/01. A autorização de funcionamento foi oficializada por meio da Portaria Nº: 359 de 17/6 de 2003, aprovada pelo Congresso Nacional. Ela funciona com o nº de estação 683626027 na freqüência modulada 87.9 MHZ ZYX 326. A Rádio funciona na Rua Saint-Clair F. Valadares, 482.

A concessionária para serviços de radiodifusão, isto é, quem administra seu funcionamento legal, é a Associação Beneficente Cristã de Formoso (ABCF), entidade NÃO LUCRATIVA fundada em 1994 pelo então vereador Benedito R. Aragão com estatuto escrito pelo escritor Xiko Mendes. Mas eles não participam de sua gestão atual. A ABCF está inscrita no CNPJ nº: 00.091.080/0001-38.

Jaudiney V. Justino é o representante técnico que responde pelo funcionamento da Rádio Formoso FM. Mas nem ele nem a ABCF são proprietários da emissora. A concessão foi autorizada sem exclusividade e tem duração até 16 de setembro de 2015. Se antes disso houver algum contratempo, a Rádio pode ser administrada por outra entidade social sem fins lucrativos com sede em Formoso. Portanto, aquelas pessoas que soltam boatos irresponsáveis sobre a gestão da rádio, antes precisam se certificar da possível (ir)regularidade fiscal, contábil e patrimonial da ABCF. Criticar a Rádio, sem provas, é ridículo!

As informações acima são suficientes para quem quiser fiscalizar a regularidade da Rádio e da ABCF. E a rádio é um meio de comunicação social indispensável em Formoso, desde que não seja usada para fins LUCRATIVOS ou político-eleitorais. Se isso estiver acontecendo ou acontecer, é crime investigado pela Justiça Federal. Mas se houver provas. Nós, desse Jornal, estamos atentos em defesa de uma rádio comunitária que promova cidadania com ética e consciência democrática. Sem partidarismo. Se você tem reclamação sobre a Rádio Formoso FM, ligue para a ANATEL pelo telefone: 1331. Ou por fax: (61) 2312 – 2264 e 2312 – 2002. Contatos com Anatel-MG pelo telefone (31) 2101-6100 e pelo fax (31) 2101-6150. Pedimos a quem critica nossa Rádio que primeiro provem o que estão dizendo. Diga Não aos boatos. Fazer fofoca é feio.

Isso é Formoso. Você quer que isso continue no século XXI? Obras inacabadas, pontes apodrecidas... Nas eleições de 2012, você tem o direito de exigir dos políticos de Formoso que tomem vergonha na cara!


JAÚ, Patrono Fundador da Democracia em Formoso

JAUDIVAL VAZ JUSTINO, JAÚ, é um cidadão nordestino que nasceu em Santa Luzia-Paraíba, em 1938. Casou-se, em 1966, com Dona Maria Lídia, cidadã formosense, e é pai de dez filhos. Antes de fixar-se em Formoso, residiu em Goiás e em Brasília. Em sua vida foi bombeiro hidráulico, soldado do Exército, ex-delegado de Formoso por duas vezes, tratorista, motorista, mecânico, comerciante, etc. Em 1963 chegou em Formoso como motorista de caminhão do Sr. Benedito Gomes Ornelas, que na época era comerciante e liderança política em nosso município.

Em Formoso, Jaú entrosou-se com a elite política local e logo percebeu que o contexto político do município criado em 1963 caracterizava-se por um vazio institucional onde apenas um grupo dominava e exercia os poderes Executivo e Legislativo. Nesse contexto, foi nomeado Delegado de Polícia pelo governador Israel Pinheiro. Em 1969 tornou-se fundador da primeira agremiação partidária oposicionista em Formoso quando criou a ARENA II, uma sublegenda da ARENA I, o partido dominante da Ditadura Militar vigente em nosso país à época. Foi Jaú quem idealizou a primeira chapa majoritária, lançando o primeiro candidato a Prefeito pela Oposição, o então Vereador Osvaldino José Ornelas, que concorreu às eleições municipais de 1970.

A montagem dessa primeira chapa de Oposição para disputar a Prefeitura de Formoso exigiu de Jaú muita coragem e habilidade política. E o resultado foi a divisão do grupo dominante, que rachou sua base de sustentação. Os dois irmãos Osvaldo Ornelas, que era Prefeito de Formoso na época, e Benedito Ornelas, ex-vereador, se tornaram dissidentes e ambos, respectivamente, patrocinaram a campanha de dois diferentes candidatos para Prefeito: Zé Botelho e Osvaldino.

Osvaldino Ornelas não se elegeu prefeito, mas a disputa acirrada criou em Formoso, pela primeira vez, o sonho da luta por Democracia em nosso município. Jaú foi eleito o mais votado para vereador em 1970. Os oito demais vereadores eleitos totalizaram juntos a soma de 252 votos enquanto Jaú, sozinho, obteve a metade desse total, ou seja, elegeu-se com 126 votos. Ninguém, além dele, conseguiu superar essa marca em toda a nossa história até hoje. Jaú exerceu mandato no período 1971-1972. Isolado na Câmara Municipal como único representante da Oposição, Jaú mudou novamente para Brasília.

Em 1981, Jaú mudou de novo para Formoso, articulou um novo grupo de dissidentes, fundou e tornou-se presidente do PMDB, o primeiro partido de Oposição criado em nossa cidade. Nas eleições municipais de 1982, há trinta anos, Jaú patrocinou, com apoio de algumas pessoas, a candidatura de Valmir Ornelas, sobrinho da esposa de Osvaldino. Valmir perdeu para Prefeito, mas a segunda derrota da Oposição não desanimou Jaú. Nas eleições municipais de 1988, Jaú foi o principal articulador político que garantiu a vitória do primeiro candidato a Prefeito pela Oposição: Sr. Orlando Silva.

Daí em diante, o nosso município implantou a Democracia. O direito à Liberdade de Expressão, o respeito às diferenças de opinião, entre outros direitos, passaram a ser percebidos e garantidos entre os moradores de Formoso. A partir de 1970, o preconceito contra geralistas, contra portadores de deficiência e contra analfabetos bem como a discriminação contra os imigrantes (que eram chamados de forasteiros), além do tratamento diferenciado em festas e em repartições públicas como posto de saúde e escolas, e outras formas de manifestação discriminatória, foi desaparecendo. Hoje ainda há uma minoria que tem esses preconceitos, mas são pessoas que se envergonham de manifestá-los em público.

Deve-se a Jaú a iniciativa pioneira de ter iniciado entre nós as bases da civilidade política e do Estado Democrático de Direito dentro do município de Formoso. A Democracia é um processo permanente de construção política, pois a sua continuidade depende do pleno exercício da cidadania. Depende do povo e depende das atuais e das próximas gerações o melhoramento das relações democráticas entre o nosso povo e seus governantes. Jaú foi quem plantou entre nós a semente da liberdade. Com essa homenagem, esperamos como objetivo promover a conscientização política do Povo Formosense para a valorização da Democracia e da luta cívica e ética por direitos como garantia do desenvolvimento para todos.

Parabéns também a Osvaldino que teve a coragem de ser o primeiro candidato a Prefeito em chapa de Oposição! E sintam-se igualmente homenageados todos aqueles que ajudaram Jaú a construir a Democracia em Formoso nas eleições municipais de 1970, 1982 e 1988. As novas metas da Democracia em Formoso são, entre outras: dar mais dignidade aos pobres e combater qualquer ato de corrupção, inclusive a compra de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.