TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

09/04/2012

EVANGÉLICOS DE FORMOSO-MG SÃO HOMENAGEADOS.

Projeto “Histórias de Gente que Faz Formoso 50 Anos Depois” (2)
Homenagem ao Fundador da Comunidade Evangélica em Formoso

Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará (João, 8:32). Assim descreve a Bíblia. Pois bem, foi essa mensagem que selou, em definitivo, o destino de um homem simples e humilde do sertão do Vão do Paranã, no Nordeste de Goiás. Estamos falando de Joaquim Pereira de Deus, cidadão nativo de Formosa, onde ali nasceu em 25/11 de 1946. Pai de dez filhos e casado com Dona Estelita, Seu Joaquim Crente – como ficou conhecido carinhosamente em Formoso – tornou-se o Patrono Fundador da Comunidade Evangélica em nosso Município.

Seu Joaquim tornou-se evangélico aos 23 anos. Nessa mesma época (anos 1950), apareceu em Formoso o primeiro casal de evangélicos. Esse casal não permaneceu entre nós nem sequer ergueu um templo. Mais tarde, na década de 1960, a família evangélica de Ricardo Jerônimo Barbosa (Seu Ricardino) também conviveu entre nós, mas foi embora. Quem primeiro teve coragem de se fixar em Formoso, fazer a pregação definitiva do Evangelho para o nosso povo, e fundar a primeira igreja evangélica foi Seu Joaquim Crente.
Seu Joaquim chegou em Formoso em 14/11 de 1977. Logo que chegou, cuidou de improvisar um templo evangélico. A casa de Dona Vita e a casa de Seu Nem da Olaria foram os lugares que serviram de sede para iniciar a evangelização protestante entre os formosenses. Em 1980, há 31 anos, era construída e inaugurada a Assembléia de Deus Madureira como a primeira igreja evangélica de nosso município. Infelizmente, o desrespeito com a memória histórica de nossa cidade, é a causa da destruição desse templo, que ficava na Rua João Borges Carneiro.

A Câmara Municipal de Formoso, acatando sugestão do historiador Xiko Mendes e amparada pelo artigo 60-X da Lei Orgânica do Município, aprovou e concedeu o justíssimo título honorifico de CIDADÃO FORMOSENSE para o Seu Joaquim Crente. Essa homenagem aconteceu durante a Sessão Solene Comemorativa aos 49 anos da nossa Emancipação Política. E ocorreu dia 27/2/12. O projeto, que gerou a Resolução 108/12, foi escrito por Xiko Mendes e apoiado pelos vereadores, que também prestaram outras homenagens na mesma solenidade.

Este Jornal parabeniza essa bela iniciativa de Xiko Mendes e da Câmara Municipal. E deixa aqui nossos agradecimentos a TODOS OS EVANGÉLICOS DE FORMOSO pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município nesses 31 anos de história protestante. Parabéns à Câmara Municipal pela aprovação do projeto! Quando os vereadores ouvem as sugestões da sociedade, o resultado é sempre proveitoso para todos nós. E em homenagem aos Evangélicos de Formoso, reproduzimos nesta página um poema-soneto do escritor XIKO MENDES, que foi publicado na página 567 de seu livro “Formoso de Minas no final do Século XX: 130 Anos” (2002).

Aleluia na Praça

Xiko Mendes

Gesticulando em movimentos frenéticos,
Sedutor é o apelo que fazem aos céus.
Como se chamam? Crentes ou evangélicos!
São fiéis pregadores da Palavra de Deus!

Neste seu arrebatamento de Fé acredito,
Mesmo sem ser dotado de dons proféticos,
Na ubiqüidade redentora de Jesus Cristo,
Que se manifesta vivo até para os céticos.

Entre eles, é uma festiva celebração geral,
O Culto ao Deus de Abraão e ao Evangelho.
Sua coreografia é um badaladíssimo ritual.

Cantam e levantam as mãos. Em busca de Luz?
Lêem o Testamento Bíblico: O Novo e o Velho!
E ali encontram a resposta de todos: É Jesus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.