TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

16/04/2012

PESQUISA ELEITORAL ESTÁ SENDO REALIZADA EM FORMOSO-MG.

Pesquisa de Opinião Pública sobre Eleições Municipais em Formoso-MG

Ontem, domingo, 15 de abril de 2012, encontramos, casualmente, na Rua Paracatu, em Formoso, já pelo fim da tarde, uma equipe de três pessoas realizando uma suposta pesquisa de opinião pública sobre as eleições municipais desse ano. Ao deparar-se conosco, essa equipe foi questionada. Falamos pessoalmente com um senhor que se apresentou como Jacilon. A ele fizemos as seguintes perguntas:
1 - Essa pesquisa foi autorizada pela Justiça Eleitoral conforme determina a lei 9.504/97?
2 - Quem é o contratante da Pesquisa, ou seja, quem está pagando para fazê-la?
3 - Nessa pesquisa está adotando-se todas as variáveis de uma pesquisa estatística séria, ou seja, está procedendo-se com base na localização do pesquisado, nível de renda, escolaridade e idade?
4 - Qual é a margem de erro, que não pode ser superir a 3%?

Esse senhor ficou nervoso, não deu as respostas solicitadas, mas indicou-nos os caminhos para obter nossas indagações.

Como prometemos antes aqui nesse blog, ficamos de investigar (checar) as informações sobre a idoneidade da empresa e da pesquisa. E esse é o resultado de nossa investigação:

Conversamos ao telefone com o jornalista Márcio Alvarenga, proprietário da empresa Fontes & Dados (http://www.fontesedados.com.br/), que nos ofereceu os seguintes esclarecimentos: a) - A pesquisa, segundo ele, não fora contratada por nenhum político de Formoso; b) - A pesquisa é para consumo interno e não será divulgada; por isso, não fora registrada junto ao TRE-MG ou ao TSE;  c) - A finalidade da pesquisa visa a publicação de um livro e não tem objetivos eleitorais.

A empresa Fontes e Dados tem sede em Uberlândia-MG (Fones: 34. 9119 - 6950) e existe desde 1992.

Nós, da ONG UNIFAM, que elegemos, entre nossos objetivos, fiscalizar as eleições municipais de Formoso em 2012, vamos confiar nos dados acima identificados. Mas ficaremos de olho no desdobramento dessa pesquisa de tal modo que ela atenda aos objetivos acadêmicos (e não políticos) acima propostos.

Nós não permitiremos que se realize em Formoso pesquisas de opinião pública sem atender aos pré-requisitos da Ciência Estatística e sem autorização da Justiça Eleitoral. Pesquisas clandestinas serão denunciadas por nossa ONG UNIFAM e os responsáveis serão acionados penalmente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.