TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

21/04/2012

Formoso poderá ter chapa só com candidatos a VEREADOR, sem chapa de candidato a prefeito e vice.

Formoso poderá ter um chapão só com candidatos a vereador

De acordo com as últimas informações apuradas por esse jornal PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE, essa é a situação política em que se encontram os debates sobre o quadro sucessório nas eleições municipais de 2012:

Pré-candidaturas a Prefeito na Base Governista

O prefeito de Formoso, Luizinho Silva, encontra-se nesse momento enfrentando grandes dificuldades na sua base de apoio. Existem dois pré-candidatos a Prefeito de Formoso na base governista: o atual Vice-Prefeito, Dinarte Ornelas, e o empresário Irineu José Balbinot. Nenhum quer ser vice do outro. Eis o impasse!

Como já adiantamos na edição de abril desse nosso jornal, tudo caminha nesse momento para que o Prefeito Luizinho e sua base financiadora de campanha indiquem Balbinot como futuro candidato a prefeito.

Nesse caso, se Dinarte Ornelas recusar-se de ser vice na chapa de Balbinot, aparecem como possíveis candidatos a vice nessa chapa: o Vereador José Pezão, o vereador Isman Carneiro ou Gisa Ornelas.

Pré-candidaturas a Prefeito lançadas pela Oposição

Foram lançados dois nomes como pré-candidatos a Prefeito nas fileiras oposicionistas: o escritor Xiko Mendes e a ex-vereadora Nena Marchese.

Já aconteceram algumas reuniões entre os partidos de Oposição e nenhum acordo foi fechado. Se o prefeito Luizinho tem como obstáculo definir quem será seu candidato a prefeito, na Oposição o impasse é a definição do candidato a vice. Em recente reunião com sete partidos oposicionistas, Nena Marchese não conseguiu bater o martelo sobre seu vice, embora declaradamente o Dr. Edimar Carneiro aparece como favorito. Mas há divergências entre os partidos oposicionistas sobre a indicação do vice.

Descontentes da Base do Prefeito Luizinho e Descontentes da Oposição podem se unir e formar uma chapão só com candidatos a vereador

A informação que tem chegado na redação desse nosso jornal recentemente é que se os treze partidos políticos hoje existentes em Formoso não entrarem em acordo, nosso município pode ter, pela primeira vez, uma chapa composta só com candidatos a vereador, sem vinculação com nenhum candidato a prefeito, oposicionista ou governista. Isso é permitido pela legislação eleitoral, mas nunca aconteceu em Formoso.

Caso isso acontecer, esse é um cenário hipotético, porém, provável:

a) – BALBINOT candidato a prefeito em coligação provável entre PR, PPS, PTB e PV.

b) – NENA MARCHESE, candidata a prefeita em coligação provável entre PMDB, PSB, PSL e talvez PDT.

c) – Um chapão só com candidatos a vereador mediante coligação apenas em chapa proporcional unindo DEM, PSDB, PSC, PT, PCdoB e talvez PDT. Essa chapa não teria vinculação com nenhum candidato a Prefeito de Formoso. É evidente que isso hoje não passa de hipótese, mas que pode vir a acontecer caso os partidos não entrarem em acordo até dez de junho, data para início das convenções.

Os partidos, tanto da base governista quanto da Oposição, vem se reunindo ultimamente, mas o impasse tem sido a marca nesses encontros e debates. Nosso jornal tem deseja que as lideranças partidárias encontrem o melhor caminho para que Formoso retome seu ritmo de desenvolvimento.

Um chapão só com candidatos a vereador é visto por esse jornal como uma boa iniciativa dos partidos políticos, pois trata-se de medida depurativa que diminui o poder de barganha dos pré-candidatos a prefeito de Formoso. E também não deixa de ser uma vingança política: vários partidos com ideologias antagônicas unindo-se por se sentirem marginalizados do processo decisório na composição de coligações.