TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

09/04/2012

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DE FORMOSO-MG.

Escritor Xiko Mendes não é mais Diretor de Jornal

O Portal da Transp@rência Formosense foi criado pelo historiador Xiko Mendes para divulgar informações sobre Formoso, inclusive a prestação de contas públicas da Prefeitura e da Câmara de vereadores. Apesar da pressão do Executivo que sempre se negou a colaborar em repassar dados financeiros e contábeis do Governo Municipal, este Jornal vem cumprindo com sua função graças aos nossos contatos com outras fontes de informação como: Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Assembléia Legislativa de Minas, entre outros. Recentemente, Xiko Mendes, depois de ter oficializado seu afastamento do cargo de editor desse jornal, ele concedeu-nos a seguinte entrevista:

Jornal: Como o senhor avalia a influência deste Jornal sobre a vida institucional e social de Formoso tendo-o como editor e fundador?

Xiko Mendes: Eu faço um balanço positivo, pois conseguimos, com a ajuda de várias pessoas, publicar uma tiragem de mais de 14 mil jornais em Formoso, além de colocar Formoso na Internet com um blog que já ultrapassou a marca de dez mil acessos. O surgimento deste jornal fez com que o povo de Formoso abrisse os olhos para a importância da ética na Política, pois hoje os políticos sabem que nós estamos de olho em tudo o que eles fazem. E sempre que fizerem algo errado, vamos publicar aqui as irregularidades.

Também gostaria de deixar meu agradecimento a todos os que me ajudaram, inclusive os leitores, apoiadores e patrocinadores. Presto-lhes este agradecimento em nome da enfermeira Anita que não mediu esforços em pedir doações financeiras para pagar a impressão desse jornal. Sou grato a todos. Espero que quem ajudou nosso jornal até o momento, continuem fazendo isso em nome da liberdade de expressão e da cidadania ética e sustentável. Embora não seja mais editor até outubro, eu continuarei colaborando como cidadão. Em outubro reassumirei minha função.

Jornal: O senhor é mesmo Pré-candidato a Prefeito de Formoso?

Xiko Mendes: Sou cidadão ficha-limpa e sempre participei da vida política e cultural de Formoso desde a adolescência nos anos 1980. A direção do PCdoB – partido do qual me orgulho em ser militante há dez anos – aprovou resolução indicando meu nome como pré-candidato a Prefeito de Formoso para representar os eleitores da Oposição. Mas o PCdoB está dialogando com PMDB, PSC, PDT, PSL, PT, PSB... e quem mais queira falar conosco. Já me reuni com parte dessas lideranças e a elas tenho dito que estou aqui para somar. Unir quem verdadeiramente é Oposição é nossa prioridade.

Caso a Oposição decida, por consenso, que é meu nome o melhor, estarei, sim, na disputa como pré-candidato a Prefeito. Sou de opinião que a Oposição deve ter candidato único a Prefeito. E há outros nomes que também estão sendo avaliados. Nossa principal ressalva é que não concordamos nem apoiaremos candidatos paraquedistas ou elitistas, que ficam oito anos apoiando o Prefeito Luizinho, direta ou indiretamente, e depois quer pleitear vaga de candidatura a Prefeito ou a Vice-prefeito pela Oposição. E se for para unir a Oposição, nós queremos que essa união se dê por meio de compromissos programáticos escritos e não por meio de conchavos feitos entre quatro paredes. Nós não aceitaremos montagem de chapa para prefeito e vice-prefeito onde apenas um ou dois partidos imponham sua vontade sobre os outros partidos.

Não aceitaremos nos empurrar goela abaixo candidatos que não tenham cheiro de povo. Nossos eleitores não aceitam mais chapa elitista. É preciso ter na chapa gente da Elite e gente do Povo.

E as pessoas precisam ser coerentes. Precisam mostrar de que lado está antes da eleição. Para ser candidato, além de currículo, tem que ter militância política em Formoso. Não podemos aceitar candidatos que surjam do nada, sem antes ter sido militante na vida partidária do nosso município. Mas tem gente aqui em Formoso que nunca se posicionou contra o governo do Prefeito Luizinho e agora quer me convencer que é Oposição. Isso não vale. E se prevalecer esse entendimento equivocado, aí, sim, vamos consolidar o projeto de chapa majoritária lançando candidato a Prefeito pelo PCdoB. A fila anda.

Mas entendo que estou entre aqueles que se inserem num projeto de renovação ética da Política e da gestão pública em Formoso, que promovam princípios de moralidade, impessoalidade, autoridade, retidão e publicidade dos atos e contratos da Prefeitura de Formoso. O meu lado será ao lado daqueles que estiverem dispostos a construir esse projeto ético-desenvolvimentista, opondo-se às irregularidades em convênios e às obras inacabadas na gestão atual. Não faço oposição de mentirinha. Antes de tudo, sou um patriota desbragadamente apaixonado por Formoso.

A Oposição já tem dois pré-candidatos a Prefeito: Xiko Mendes e Nena

Xiko Mendes, Escritor, 44 anos, Oposição (Pré-candidato a Prefeito Independente)

Mineiro de Formoso, nasceu na Fazenda Rasgado. É Servidor Público Estadual concursado, é professor de História, Sociologia e Filosofia, e ativista político em Formoso desde a década de 1980. Xiko Mendes é educador, historiador, poeta e ambientalista com pós-graduação em Gestão Ambiental de Cidades pela Universidade Católica de Brasília. Como INTELECTUAL, é membro efetivo da Associação Nacional de Escritores (Brasília), Academia de Letras do Noroeste de Minas (Paracatu), Academia Planaltinense de Letras (DF) e Academia de Letras e Artes do Planalto (Luziânia-GO). É autor e coautor de vinte livros. Sua obra já foi objeto de estudo em tese de doutorado na UnB (2003).

Militante de Esquerda e de origem humilde (popular), ele lutou pela democratização de Formoso participando como cabo eleitoral de todas as eleições em nosso município desde o pleito de 1988. É um dos fundadores do PT em nossa cidade; e foi o mentor intelectual da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formoso, em 1991.

Sua vantagem nas eleições de 2012 é ser um grande orador e intelectual respeitado pelos adversários por ser um dos maiores conhecedores dos problemas de Formoso, de seu povo, sua cultura, história e geografia. Também nunca foi pré-candidato nem disputou eleição, o que faz dele o único nome novo no pleito. Sua imagem é ligada ao combate à corrupção e luta por transparência. Mas sua desvantagem é a ausência de estrutura de campanha. Caso sua candidatura se consolide, quem perde é a Oposição uma vez que os votos ficarão divididos entre duas chapas concorrentes, pois tem eleitor que ao mesmo tempo é anti-governista (contra Luizinho) e anti-orlandista. Nas eleições de 2004, 2008 e 2010, a Oposição não conseguiu obter mais de 35% dos votos válidos do Município. Xiko Mendes também tem como opção ser candidato a Vice-prefeito na chapa de Nena Marchese.

Histórico: Embora não seja descendente de família tradicional, Xiko Mendes, descende do fazendeiro Silvério Mendes que viveu em Formoso no século XIX. Os Mendes são militantes políticos em Formoso há mais de 30 anos. Em 1981 Mário Mendes foi um dos principais fundadores do PMDB e, junto com Benedito Aragão, foi o principal financiador de Campanha da chapa oposicionista para Prefeito de Formoso, em 1982. Xiko Mendes é irmão do ex-vereador Horário (Oládio) Mendes, que exerceu mandato entre 1983 e 1988.


 
Nena Marchese, Professora, 40 anos, Oposição (Pré-candidata a Prefeita em aliança entre família Marchese e o ex-prefeito Orlando Silva)

Mineira de Formoso, é Professora, e tem curso superior em Letras pela Unoeste. É esposa do fazendeiro Edson Marchese. Ingressou na Política em 2000 elegendo-se vereadora pelo PMDB. Em 2004 foi candidata a Prefeita aliando-se aos Carneiros, e perdeu para Luizinho Silva. Obteve 32,6% dos votos válidos. Ela é integrante do grupo orlandista. Em 2008 concorreu como candidata a Vice-prefeita na chapa de Orlando Silva, que perdeu, e obteve 28,57% dos votos válidos.

Nas eleições municipais de 2004 e 2008, a Oposição estabilizou sua votação em 35% dos votos válidos para prefeito. Mas a grande vantagem de Nena é ter em seu cacife o fiel eleitorado orlandista, além da estrutura financeira dos Marchese, imigrantes de origem italiana assim como Balbinot. Ela tem tudo para unir a Oposição e tornar-se candidata competitiva em chapa única. Caso Nena e Xiko Mendes forem candidatos a Prefeito, a Oposição entrará enfraquecida na disputa eleitoral.

Sua desvantagem ou desafio será convencer a parcela anti-orlandista do eleitorado formosense apresentando-se como Líder da Oposição ao atual prefeito Luizinho. O fortalecimento de sua pré-candidatura passa pelo obstáculo de construir a unidade das Oposições em torno de seu nome. Em reunião, dia 18/2/12, Nena descartou ser Vice de Dinarte Ornelas.

Histórico: Natural da Vila Goiaminas, Nena é do clã Ferreira e não tem passado elitista ou tradicionalista. Ela é irmã do vereador Rosemar Ferreira dos Reis e hoje integra a família Marchese. Sua pré-candidatura a Prefeita depende de um tripé: apoio financeiro dos Marchese, apoio político de Orlando e unificação das Oposições para ampliar sua base eleitoral conquistando a parcela anti-orlandista do Eleitorado Formosense. Sem isso, a chapa majoritária que for apoiada pelo atual prefeito se fortalece politicamente. A divisão da Oposição unifica e consolida o discurso da chapa governista, que for apontada pelo Prefeito Luizinho.

Coopertinga e Ornelas ainda disputam quem terá o apoio do Prefeito Luizinho: Balbinot ou Dinarte?


Dinarte Ornelas, Técnico em Contabilidade, 52 anos, Governista (Pré-candidato a Prefeito da família ORNELAS com apoio do ex-prefeito Louri Ornelas)

Mineiro de Formoso, trabalha com contabilidade comercial há mais de 30 anos. Não tem curso superior, mas é dono do 1º escritório contábil do nosso município. É a única e última liderança competitiva da Família Ornelas na disputa pelo Executivo. Sua grande vantagem é ter um eleitorado fiel que gira em torno de 14,5% do eleitorado atual. Dinarte disputa eleição há 30 anos. Por isso, tem grande visibilidade, o que para ele é um fator positivo. Mas sua grande desvantagem é não decolar no meio da campanha; pois não consegue crescer na reta final da disputa, além da rejeição anti-tradicionalista.

Louri Ornelas, que foi prefeito três vezes, é o grande mentor intelectual de Dinarte. Sendo eleito, os irmãos Louri e Joéton Ornelas, voltarão a ter grande influência política na Prefeitura de Formoso. Por ser advogado, Dr. Joéton pode pedir uma AUDITORIA NAS CONTAS DO PREFEITO LUIZINHO, idéia que conta com nosso apoio. Dizem que Dinarte não aceita ser vice de ninguém. Nem de Balbinot.

Outra desvantagem é não ter estrutura financeira de campanha, razão pela qual aguarda o apoio ou não do atual prefeito. É candidato há 30 anos e das sete eleições municipais realizadas entre 1982 e 2008, disputou seis. A única eleição em que se elegeu por concorrência direta foi em 1992 quando foi eleito vereador. Obteve 1061 votos para Prefeito em 1988, mas quatro anos depois se elegeu vereador com apenas 175 votos (2º colocado). Era da base governista do Prefeito Louri Ornelas, mas não conseguiu tornar-se Presidente da Câmara Municipal entre 93 e 96.

Histórico: A família Ornelas está presente em Formoso há 200 anos. Governou Formoso por quase dois séculos. Dos 49 anos de emancipação política de Formoso, a Família Ornelas mandou na Prefeitura por 29 anos. Dos sete que se elegeram prefeito em Formoso, seis teve apoio de Ornelas. Das 13 administrações municipais, Ornelas foi Chefe do Executivo oito vezes.

O maior e único adversário da Família Ornelas foi Orlando José da Silva. Dinarte Ornelas, direta e indiretamente (como vice), já disputou a Prefeitura de Formoso por cinco vezes. Nas eleições de 1988 Dinarte foi derrotado por Orlando. Nas eleições de 1996 Dinarte foi de novo derrotado por Orlando. Nas eleições de 2000 Dinarte, pela 3ª vez, foi derrotado por Orlando. Foi a Coopertinga quem promoveu a ressurreição política de Dinarte Ornelas. Com a vitória de Luizinho elegendo-se prefeito em 2004, Dinarte Ornelas se reergueu politicamente tornando-se vice-prefeito em 2008. Sem Coopertinga e sem o prefeito Luizinho, Dinarte hoje não seria liderança política. Hoje, Dinarte é o nome mais cotado entre os concorrentes de seu grupo onde disputa a preferência de Luizinho junto com o Sr. Balbinot.

Irineu Balbinot, Agrônomo, 60 anos, Governista (Pré-candidato a Prefeito do Grupo Coopertinga com apoio do Prefeito Luizinho).

Imigrante sulista nascido em Concórdia – Santa Catarina. É descendente de italianos, produtor rural e tem curso superior em Agronomia pela UFPR, desde 1978. E já foi cinco vezes presidente da Coopertinga. Balbinot tem como vantagem a estrutura financeira de campanha e o apoio político do Prefeito Luizinho. Mas sua maior desvantagem é a falta de carisma, o que o faz estar distante dos mais pobres.

É visto como um homem elitista, mas com imagem de bom gestor, e o seu discurso parece não empolgar o povão. Mas, por ter participado das seis gestões da Coopertinga, sua fama de bom gestor se contrapõe ao endividamento do grupo que lidera, dívida essa que foi reduzida em 2009, porém ultrapassa 200 milhões de reais. Dizem que Balbinot não aceita ser vice de ninguém. Nem de Dinarte.

Histórico: Balbinot virou empresário em Formoso ao ganhar lote na Coopertinga. Antes, trabalhou em Planaltina entre 1980 e 1988 no PAD-DF, projeto agrícola comandado pela Coopa-DF. Essa empresa foi quem coordenou a instalação do Projeto da Coopertinga em Formoso por iniciativa de seu Presidente, Elias Valmor Marchese, tio do marido de Nena Marchese. Depois de se instalarem em Formoso, as famílias Marchese e Balbinot se tornaram dissidentes na Política.

Balbinot casou-se com Vilene Mendes (também descendente de Silvério Mendes) e se aproximou dos Ornelas enquanto seus adversários se aproximaram do Grupo Orlandista. Balbinot é pré-candidato a Prefeito há 19 anos. Em 1996 renunciou à sua pré-candidatura a prefeito a favor de Dinarte e agora, em 2012, é novamente pressionado a abrir mão, pela segunda vez, a favor de Dinarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.