TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

20/04/2012

PARTIDOS EM FORMOSO CASSARÃO CANDIDATURA DE PRÉ-CANDIDATOS INFIÉIS ("TRAÍRAS").

Formoso tem hoje treze partidos habilitados para lançar candidatos nas eleições municipais de 2012. E em recente reunião em que estiveram presentes mais da metade desses partidos, foi aprovada uma importante deliberação: os presidentes desses partidos aprovaram que não aceitarão homologar em convenção nem registrar na Justiça Elietoral nomes de candidatos que, declaradamente, incorrerem em INFIDELIDADE PARTIDÁRIA.

Se os presidentes de partidos tiverem coragem, essa é a primeira iniciativa local de moralização do pleito. Eleição em Formoso tem virado motivo de chacota. O povo ri de si mesmo. Nas calçadas, nos botecos, nas rodas de conversas, nas praças... o comentário é o mesmo: só ganha eleição quem compra votos, candidato a vereador se lança numa coligação, mas apoia candidato a prefeito de outra coligação. E os comentários são sempre os mesmos: é candidato a vereador de uma coligação que se vendeu para candidato a prefeito de outra coligação....

Esses boatos só contribuem para a auto-avacalhação do próprio eleitor. Estamos em Formoso vivendo numa época idêntica à do coronelismo, na República Velha, antes de 1930, quando ganhava eleição quem mais fraudava e quem tinha mais jagunço para coagir eleitor.

O novo juiz que assumiu a Comarca de Buritis precisa moralizar as eleições em Formoso. O primeiro passo depende de nós, eleitores, e dos partidos em Formoso. Será muito bom se candidatos "traíras", que não respeitam as decisões de seu partido, sejam punidos com a cassação de sua candidatura.

Nós, da ONG UNIFAM, aprovamos essa iniciativa, pois a legisção eleitoral (lei 9.504/97 e Resolução TSE 22.610/07) exigigem a FIDELIDADE PARTIDÁRIA do candidato como uma das condições para que sua candidatura seja homologada em convenção e registrada junto ao TRE-MG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.