TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

27/01/2012

FORMOSO-MG em 1910, segundo o historiador OLIMPIO GONZAGA, de Paracatu-MG.

Distrito de Formoso {em 1910}

                                                          Olímpio Gonzaga

Formoso é o Distrito de Paracatu que fica mais ao norte do Município extremando com o Estado da Bahia, pelo rio Carinhanha.
Tem por Sede o Povoado de Formoso, situado à margem direita do ribeiro do mesmo nome, num chapadão de vastos horizontes. O Arraial se compõe de vinte casas de telha, doze ranchos, formando três ruas bem alinhadas, uma capela e um cemitério murado. Devido a achar-se a sessenta léguas distante de Paracatu, sem linha de correio, sem escola pública, o Arraial de Formoso vive isolado (...), tateando no analfabetismo e no retrogradamento.
Não recebendo benefício algum da Municipalidade, rara é a pessoa que paga imposto ao Fiscal da Câmara. (...) A maior parte das terras do Distrito são devolutas e vão sendo ocupadas pelos habitantes que para ali se dirigem e fixam residência. O Distrito é coberto de ricas pastagens e frondosas matas nas margens do Rio Claro.
São muito abundantes as caças de várias espécies bem como sussuapara, veado, onça, caititu, etc.
(...).
O número de eleitores é zero. A população do Distrito é de quatro mil habitantes. Existem no Distrito inúmeras fazendas de criar (...). O Distrito exporta gado boiadeiro, porcos, animais cavalares, borracha, sola, couro de gado e de caça. (...).


Fonte: Gonzaga, Olímpio. Memória Histórica de Paracatu, Uberaba-MG, Editora Jardim, 1910, p. 92-93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.