Jovem de Formoso vira Modelo Internacional na China
Início de ano é época de promessas e sonhos. Mas é também tempo de reflexão em que fazemos um balanço do ano que se finda. Em 2011 uma pessoa filha de Formoso se destacou como modelo internacional. Mas ainda não foi percebida em nosso município como um dos grandes destaques com futuro promissor. Estamos falando da modelo Cristiany Mendes Mendonça, prima do escritor Xiko Mendes, editor desse jornal. Cristiany Mendonça, como é conhecida nas passarelas asiáticas, é filha da Professora Nair Mendes Pereira e do Sr. Jorge Mendonça. Ela é formosense nativa, mistura de mineiro e gaúcho. Concluiu o ensino fundamental e médio, respectivamente, nas escolas estaduais Martinho A. Ornelas e Nossa Senhora d’Abadia, aqui em Formoso. Essa formosense foi buscar o sucesso muito longe de Formoso.
Cristiany Mendonça começou a se destacar na disputa do concurso nacional de beleza “Miss Terra Brasil”, em 2010. Ela desfilou representando a comunidade do bairro Jardim Botânico, em Brasília-DF. Em outro desfile, em setembro de 2011, que aconteceu em Belo Horizonte-MG, Cristiany deslanchou de fato como Modelo Profissional uma vez que a partir daí fora aprovada para um “Casting Internacional”. Tornou-se modelo de três agências no Brasil e duas na China. Atualmente, a jovem formosense Cristiany Mendonça mora em Guangzhou, na China. Mas antes já morou em vários lugares do mundo: em Macau, Hong Kong, Pequim, Shanghai e em outras cidades chinesas. Nesses lugares ela tem atuado como modelo em várias campanhas publicitárias, inclusive veiculadas por emissoras de TV.
Essa jovem belíssima e talentosa é um orgulho de Formoso e serve de exemplo como marca de autosuperação. Descendente de uma das famílias mais antigas de Formoso – os Mendes estão em Formoso desde o início do século XIX – Cristiany Mendonça é a nossa GAROTA MODELO do ANO 2011 eleita pelo Jornal Portal da Transp@rência FORMOSENSE. Veja a seguir trechos da longa entrevista que realizamos com ela, por e-mail, dia 25/12/11:
Qual a mensagem que você manda para seus conterrâneos de Formoso?
Aos meus conterrâneos eu mando um abraço. Vocês são pessoas guerreiras. Que Deus abençoe todos vocês! Desejo a todos vocês um ano de muitas vitórias!!! Para minha família e para os amigos que sempre estiveram do meu lado sempre acreditando em mim, quero dizer-lhes que os amo muito. Vocês estão sempre em meu coração, mesmo morando tão distante de Formoso.
Qual a mensagem que você manda para as meninas e meninos de Formoso que desejam ser modelo?
Acho que todo mundo tem um talento dentro de si para ser modelo ou não. Todos nós temos um sonho. O que tenho para dizer a esses jovens é isso: acreditem em vocês! Coloquem Deus sempre em primeiro lugar porque Ele tem sempre o melhor para todos. Persistam! Não desanimem! No começo sempre teremos dificuldades. Sempre iremos escutar um Não. Mas isso faz parte da jornada. E muitas vezes isso nos faz crescer.
Você pode conquistar tudo aquilo que sonha desde que tenha garra, honestidade e humildade. Com essas virtudes, qualquer formosense chegará longe e realizará seus sonhos! Mas lembre-se: seja persistente! Para as meninas e meninos que querem ser modelo e quiserem dicas de como começar contem comigo, inclusive sobre contatos com agência e tudo mais. Estarei à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Termino com um abração a todos os meus conterrâneos de Formoso!
Pesquisa comprova: Saúde em Sítio d’Abadia é melhor que em Formoso
Pesquisa realizada, anualmente, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) faz análise rigorosa de estudos sobre investimentos feitos nas 5.565 cidades brasileiras nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda. A Firjan realiza cruzamentos de dados de várias instituições acadêmicas e, com base nesses indicadores, criou o IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Para ter acesso aos dados, basta clicar em www.firjan.org.br.
Os municípios com desenvolvimento bom ou elevado são aqueles que têm IFDM entre 8 e 10. Barueri-SP é o mais desenvolvido nesses setores avaliados. Os municípios com índice abaixo de oito e acima de quatro, apresentam desenvolvimento médio enquanto aqueles abaixo de quatro são muito ruins, ou seja, muito atrasados.
Ao compararmos o desenvolvimento de Formoso e dos sete municípios que têm fronteiras conosco, observamos que o melhor índice de investimentos em saúde, educação e geração de emprego e renda de nossa região é o município de Buritis enquanto o pior é o de Cocos-BA. Formoso ocupa o 3º e o 4º lugares no meio das oito cidades em análise. Porém, existem surpresas vexatórias para a Prefeitura de Formoso. Alvorada do Norte e Sítio d’Abadia – nosso vizinho mais próximo – têm a MELHOR SAÚDE enquanto Formoso está distante num constrangedor 4º lugar. Esse é um dos motivos pelos quais grande parte da população de nossa cidades vem procurando o Posto de Saúde de Sítio d’Abadia para tratamentos médicos graças, inclusive, à indiscutível capacidade diagnóstica dos doutores Roberto e Helbert.
Isso demonstra que a Prefeitura de Formoso, apesar de gastar muito dinheiro em Saúde Pública, não sabe priorizar o uso das verbas. Médicos em Formoso são muito bem pagos – eles ganham acima de 15 mil reais. Mas não têm como atender a população com eficiência, pois a Unidade Mista de Saúde Abdias Magalhães Ornelas está caindo aos pedaços. E não é por falta de dinheiro. Só em junho de 2011 o Governo Federal liberou cem mil reais para um projeto de reforma que se iniciou há anos. Equipamentos hospitalares em falta ou em condições precárias, estrutura física em ruínas, falta de planejamento logístico e valorização dos recursos humanos são outros problemas identificados.
Ademais, as ambulâncias de Formoso se tornaram o pronto-socorro itinerante na visão do Prefeito do nosso município. Uma tal Clínica Brasília, situada em frente ao Hospital de Ceilândia-DF, está se tornando milionária com convênios pagos pela Prefeitura de Formoso, mas que têm descontos mínimos para os pacientes formosenses. Em vez de transportar pacientes para encher o bolso de clínicas particulares fora de Formoso, os gestores da Saúde em Formoso precisavam tomar vergonha e investir mais e melhor no sistema de saúde do nosso município.
Nas áreas de educação e geração de emprego/renda, o resultado da Pesquisa da FIRJAN também é uma vergonha para nós. E os ônibus escolares quebrados nos fazem dispensar comentários aqui nessa reportagem. Apesar de Cocos-BA e Flores-GO apresentarem os piores índices no ranking da nossa região, não há dúvidas de que Formoso, com tantas potencialidades, e com uma receita anual que tem variado nos últimos anos entre 10 e 20 milhões de reais, tem condições de alcançar índices muito melhores que um constrangedor 3º lugar com IFDM equivalente a 0,6. Acorda, vereadores! Acorda, Povo de Formoso! É hora de desenvolvermos nosso município! Formoso está parado no tempo há uma década! Mas 2012 é ano de transformação! Pense bem antes de você, cidadão, decidir o que fazer com o seu futuro.
Municípios
Arinos
Buritis
Formoso
Chapada Gaúcha
Cocos
Sítio d’Abadia
Alvorada do Norte
Flores de Goiás
IFDM
0,582 (4º)
0,68 (1º)
0,6038 (3º)
0,5646 (5º)
0,4654 (8º)
0,5624 (6º)
0,6477 (2º)
0,4995 (7º)
Educação
0,7302 (2º)
0,7309 (1º)
0,7092 (3º)
0,6715 (5º)
0,51 (8º)
0,6399 (6º)
0,7064 (4º)
0,5505 (7º)
Saúde
0,7057 (5º)
0,7287 (3º)
0,7204 (4º)
0,6238 (7º)
0,6009 (8º)
0,7317 (2º)
0,8283 (1º)
0,6523 (6º)
Emprego e Renda
0,3101 (6º)
0,5806 (1º)
0,3817 (4º)
0,3986 (3º)
0,2852 (8º)
0,3156 (5º)
0,4083 (2º)
0,2956 (7º)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.