TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG FOI ACESSADO:

11/01/2012

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE, EDIÇÃO 13-JANEIRO 2012.

Homenagem Póstuma a um Jovem Trabalhador

Como se fossem as Últimas Palavras de MATIAS
          (Ao meu sobrinho Matias D. Mendes, 1989-2011, que faleceu às 18:30, terça-feira, em 08 de novembro, vítima de acidente de trabalho).

                                                                                          Xiko Mendes
                                             (Da Academia de Letras do Noroeste de Minas, em Paracatu, e da Associação Nacional de Escritores, entre outras).

Não venham dar-me adeus!
Não é isso que quero de vocês!
Sei que morri jovem, trabalhando,
Fazendo aquilo que é digno de ser homem.
Aprendi com papai e mamãe uma coisa:
Que a vida ousa seus passos até o limite máximo
De nossa própria incompletude existencial.
Só a morte complementa-nos, justifica quem fomos.
Nada é superior à decisão imponderável de morrer
Quando todos queremos que permaneçamos vivos,
Irmanando-nos uns com os outros em comunhão
De sentimentos e vivências agradáveis e indizíveis.
Não morro para deixá-los tristes, sucumbidos
À dor latejante de querer-me entre vocês.
Morro, sim, mas com a certeza de estar,
Em silêncio eterno, imortalizado na saudade de cada um de vocês.
Não pensem que morri, pois continuarei vivo entre vocês,
Fazendo-lhes lembrar de mim, não pelo que errei ou pelo que
Disseram-me de forma equivocada.
Lembrem-se de mim apenas pelos belos momentos
Em que juntos estivemos
Trilhando, unidos, na mesma estrada,
Compartilhando sonhos,
Dividindo juntos os mesmos lugares na mesa ao jantar,
Contemplando a infinita beleza do Universo,
O mistério da Vida e da Natureza.
Nada acontece por acaso na imensidão abissal
Que separa nossa Existência do infinito e injusto
Desejo egoísta de querer que a gente fique aqui vivo para sempre.
Sei que é preciso ceder meu lugar aqui para outros
Que possam, assim como fiz, continuar
Minha obra heróica de sonhar,
Ser feliz,
Ser amigo,
Confraternizar-se,
Solidarizar-se sempre.
Viver de bem com todos para eternizar-se em vossos corações:
Essa deve ser a tarefa de todos nós!
Esse deve ser o consolo que ofereço a vós,
Homens e mulheres inconsoláveis,
Que clamam por minha presença achando que estou ausente.
Não existe ausência eterna quando há entre nós
O compromisso eterno com a vida e a saudade dos que se foram.
Não disse adeus a nenhum de vocês.
Continuarei aqui, com a alma vívida e eloqüente,
Dizendo-lhes:
Não chorem!
Não lamentem!
Não digam que o mundo acabou!
Que vossas vidas não tenham mais sentido!

Todos vivem para um dia morrer.
E morrer para estar vivo na mente das próximas gerações.
Aqui despeço-me, temporariamente,
Dando-lhes o meu silêncio à morte do corpo
Como resposta aos seus sofrimentos de dor
Certo de que viverei sempre entre vós,
Em seus sonhos, lembranças e saudades.
Lembrem-se apenas dos momentos bons que vivemos.
Nada mais!
Isso basta!
Continuem a ser felizes!
Mantenham-se retos e irmanados!
Pensem em mim simplesmente
Como alguém que fez uma viagem
E nessa passagem transitando pela existência
Despediu-se!
Mas não morri para aqueles que me amam.
Vivam em paz!
Viverei em eternidade!
Um dia nos reencontraremos!



Um Outro Formoso de Minas é Possível

São Domingos do Piratinga: A Cidade dos Sonhos!

Xiko Mendes

Ah! Que Cidade Inesquecível!
Assim é essa cidade que inventei.
Aqui meus sonhos são possíveis
E aqui tenho tudo o que sonhei.

Moro num lugar onde Educação
É, no governo, a maior prioridade.
Aqui Saúde não é o caos da nação.
Aqui eu vivo em plena felicidade.

Aqui tudo é gostoso e diferente.
Homens e mulheres são felizes.
Aqui se cuida do meio ambiente
E as paisagens são aprazíveis.

Aqui a gente tem esporte e lazer,
Tem para todos muita diversão,
Tem várias opções pra se viver
E os moradores têm muita união.

Aqui se valoriza cultura e tradição;
Aqui ninguém é omisso ou conivente.
Aqui todos combatem a Corrupção
E não se elege governo incompetente.

Aqui todos têm consciência cidadã;
Ninguém joga lixo no meio da rua.
Aqui temos as mais belas manhãs,
Sem lixão, sem mentira ou falcatrua.

Aqui político tem ética e é coerente.
Não compra voto nem enrola o povo,
Nem desvia imposto pago pela gente.
E vai pra cadeia quem comete roubo.

Aqui é a Cidade dos Meus Sonhos!
É minha grande saga-cidade onírica!
Não há lugar para delírios tristonhos,
Pois é uma cidade po-ética e lírica.

Eis a minha São Domingos do Piratinga,
A cidade que eu inventei só para sonhar!
Nela vivo as minhas Utopias na esquina
Do Paraíso que um dia imaginei realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, assine seus comentários para que possamos respondê-los. Excluiremos todos os comentários ANÔNIMOS.